Artrose facetária

Tenho dor nas costas há  muito tempo e preciso sentar de tempos em tempos para ter alívio. O que pode causar isto? Pode ser artrose facetária da coluna?

Muitas vezes, os problemas de coluna não se manifestam de forma aguda, com travamento da coluna ou dor aguda na perna, mas manifestam-se de outro modo, de uma forma mais lenta , insidiosa. Os sintomas de dor nas costas pioram e melhoram, aparecem e somem, há momentos de crise, há tempos de melhora. Em momentos de crise de travamento da coluna, às vezes a pessoa chega a ir ao pronto socorro. Mas, de forma geral, podem os problemas de coluna se manifestar de forma lenta.

À medida que os discos intervertebrais  vão se desidratando com o passar dos anos, a sustentação da coluna fica modificada e o corpo humano vai buscando melhores formas de melhor a sua sustentação.

Uma destas formas é através do crescimento ósseo a partir da própria coluna! Isso mesmo! As vértebras acabam por produzir osso para tentar equilibrar melhor a coluna.

Isto faz parte do processo conhecido como espondiloartrose/ espondilodiscoartrose ou artrose de coluna.  Este processo é muito lento. Muitas vezes, isto gera dor lombar, a chamada dor facetária.

A dor lombar recebe o nome dor facetária pois são as articulações facetárias da coluna que se hipertrofiam (veja agora se no laudo do seu exame encontra-se a palavra artrose ou hipertrofia interapofisária ou hipertrofia zigoapofisária). Esta dor pode ser tratada através de um procedimento minimamente invasivo, sem corte, chamado rizotomia percutânea por radiofrequência.

Veja em baixo à direita a artrose facetária (facet hypertrophy): o osso (osteófito ou “bico de papagaio”) cresce e comprime o espaço por onde o nervo passa.

O osso (artrose, “bico de papagaio”, osteófito) que cresce pode causar uma série de doenças:

Existem diversos tratamentos para a artrose facetária e suas doenças associadas, desde infiltrações de coluna, radiofrequência, passando por tratamentos não cirúrgicos, minimamente invasivos, até descompressão de nervo e, em casos selecionados artrodese de coluna e mesmo a reconstrução da coluna.

Não existe receita de bolo para tratar a artrose de coluna, principalmente quando existe compressão de nervo ou medula espinhal. O que existe é a compreensão e o entendimento de que o problema é muito mais complexo do que se possa imaginar. A quantidade de variáveis a ser considerada para definir o melhor tratamento é muito grande. Só neurocirurgião que, de fato, entenderam que o assunto é mega complexo poderão dar o tratamento que merece a artrose de coluna.

Clínica Pinheiro Franco

47 anos Cuidando da Segurança de Seus Nervos e Movimentos de Perna e braço.

Solicite por aqui sua consulta.