Agende consulta presencial ou por video chamada.

É grave ter compressão da medula espinhal?

É grave ter compressão da medula espinhal?

Existem pacientes que têm dor no pescoço persistente, outros têm torcicolos, sensação de “estalos” no pescoço (e eles dizem “estou crocante”), outros tem sensação de pescoço mais duro, com menos mobilização, outros sentem dor do pescoço irradiado para cabeça e outros para o braço, alguns têm formigamentos no braço e uns têm algum tipo de perda de movimento ou atrofia de músculos de braço e mão.

Todos estes sintomas, sozinhos, ou unidos, podem significar que você tenha uma compressão de sua medula espinhal.

A medula espinhal é uma estrutura nobre do nosso corpo, é praticamente uma “extensão” do nosso cérebro para baixo, passando dentro do canal atrás do corpo das vértebras.  Da medula saem os nervos que vão para os membros do nosso corpo.

Daí compreender que uma lesão da medula espinhal pode acarretar consequências gravíssimas para a capacidade de mexer os braços e pernas, no pior dos cenários: uma tetraplegia.

Quais as causas de compressão da medula espinhal?

A compressão da medula espinhal (na coluna cervical, torácica) pode vir de  várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma.

compressão da medula espinhal pode exigir a necessidade de uma cirurgia. Os riscos de se permanecer com a compressão da medula espinhal devem ser discutidos conosco de forma série e honesta.

Quando devo operar a coluna por causa de uma compressão da medula espinhal?

A decisão sobre a necessidade de uma cirurgia não costuma ser fácil. Muitas vezes, o paciente já vinha sentindo os sintomas há muito tempo e não fazia ideia do que era a causa.

A medula espinhal é uma estrutura delicada, composta de células neuronais (veja acima), “guardada” dentro de um canal, um espaço,  que vai de cima a baixo da coluna, chamado canal vertebral. Qualquer situação que leve a uma redução do espaço para a medula espinhal pode levar a aquilo que chamamos de canal vertebral estreito, ou estenose de canal. 

Múltiplas variáveis devem ser levadas em conta para decidir sobre a indicação e o tipo de cirurgia, assim somente em uma consulta com grande expertise, podemos, de fato, analisar todas as variáveis envolvidas e determinar o tratamento. Os fatores pró e os fatores contra (os riscos) do tratamento devem ser discutidos em detalhe.

 Nossa equipe de neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco tem formação especializada internacional que permite, em primeiro lugar, avaliar se há necessidade de cirurgia ou não e, em segundo lugar, selecionar o tipo de cirurgia adequado para seu caso.

Se a cirurgia for indicada (devido aos sintomas ligados à compressão da medula espinhal),  podemos realizar esta cirurgia, utilizando a melhor tecnologia disponível, para preservar e proteger a medula espinhal e os nervos. Nós, médicos da Clínica Pinheiro Franco, fazemos absoluta questão de usar os famosos microscópios alemães Carl Zeiss, que aumentam enormemente a visualização da medula espinhal, dos nervos e da hérnia discal. Além disso, vale ressaltar que utilizamos em todas as nossas cirurgias o sistema de monitorização neurofisiológica “real time” para aumentar a segurança dos seus nervos e medula espinhal durante a cirurgia.

O mais importante para nossa equipe de Neurocirurgiões é a segurança dos seus nervos e de sua medula espinhal.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO