Agende consulta presencial ou por video chamada.

Hérnia de disco tem cura?

Hérnia de disco tem cura?

A hérnia de disco lombar corresponde à herniação, saída,  de substância discal para fora dos limites do disco intervertebral chegando, por vezes, a tocar ou comprimir um nervo e causar dor na perna.

Dr. Pinheiro Franco e grandes experts internacionais em dor na coluna lançaram recentemente na Alemanha o maior livro já publicado sobre esse assunto e seus mais modernos tratamentos. O livro em inglês “Advanced Concepts in Lumbar Degenerative Disk Disease” foi produzido e realizado pela famosa editora médica de Heidelberg SPRINGER. As grandes novidades e descobertas para o tratamento da hérnia discal lombar estão neste livro do Dr. Pinheiro Franco. Esses conhecimentos são aplicados em nossos pacientes em nosso dia a dia.

A hérnia de disco pode causar dor na perna, no trajeto deste nervo (provavelmente se houver reação inflamatória local). Esta dor na perna é chamada de ciática, pois é o nervo ciático que fica “irritado”.
O que fazer no caso de travar a coluna?

hérnia discal é uma patologia de coluna bastante frequente e pode causar dores fortes, por vezes, incapacitantes na coluna vertebral, lombalgia. A ciática muitas vezes é tamanha que o paciente pode necessitar de tratamento antiálgico de urgência em Pronto Socorro.

Quando uma pessoa tem um travamento agudo da coluna com dor terrível na perna, um dos erros é tentar levantar ou as pessoas ao lado tentarem levantar a pessoa. Neste momento, o melhor é simplesmente tentar acomodar a coluna o melhor possível, do jeito que for possível, pela própria pessoa. Se houver alguém junto,  a administração de analgésicos, antiinflamaórios, relaxantes musculares por comprimido pode ajudar a melhorar o quadro agudo.

O diagnóstico de hérnia de disco é pelo quadro clínico e deve ser confirmado por uma ressonância magnética da coluna lombossacra. A hérnia de disco pode determinar uma compressão do nervo (radiculopatia) e pode também, em certos casos, se for uma hérnia em localização central, causar uma estenose do canal vertebral, com redução do seu diâmetro. Na França, onde Dr. Pinheiro Franco trabalhou, os neurocirurgiões costumam chamar o estreitamento do canal vertebral por uma hérnia central de “canal estreito dinâmico”. Dinâmico por ser causado por uma hérnia, que pode se “mexer”, para diferenciar de “Canal estreito rígido”, causado por osso, artrose, que pode comprimir os nervos dentro do canal.

tratamento de uma  hérnia de disco varia muito, e um fator que é difícil qualquer pessoa controlar, saber é se a hérnia vai se desintegrar totalmente ou não. A  tomada de decisão quanto ao tratamento correto para um determinado paciente é muito importante, pois uma decisão incorreta pode trazer consequências graves.

 O tratamento varia desde conservador, com medicações, técnicas de fisioterapia, até infiltração de coluna e, em casos seletos, cirurgia. A cirurgia para remoção da hérnia também pode ser feita de várias formas, mas existe o que chamamos de “padrão ouro”, que é a técnica mais aceita, reconhecida, com os melhores resultados para o paciente.

Entre as cirurgias para hérnia discal, o “padrão-ouro” é a microdiscectomia, ou seja, a remoção da hérnia através do uso do microscópio cirúrgico.

Venha até a Clínica Pinheiro Franco, traga seus exames e vamos, diante de múltiplas variáveis que analisaremos em consulta, definir qual a melhor opção para seu caso.

O mais importante para nossa equipe da Clínica Pinheiro Franco de Neurocirurgia e Coluna Vertebral é a  SEGURANÇA DO  SEU  NERVO. Temos enorme experiência no trato com os nervos para evitar lesões.

 

Com quem devo tratar minha hérnia de disco?

Diante do enorme número de técnicas de tratamento de hérnia de disco, o paciente fica confuso com o número de tratamentos que ele ouve e que lê no Google. E aí, o que fazer? Qual a melhor escolha? Onde devo ir quando tenho uma hérnia de disco? O que fazer quando tenho dor na perna?

Os médicos da Clínica Pinheiro Franco  concentram suas forças e conhecimento para dar a você a chance da escolha do melhor tratamento para o seu caso em particular.  Para tanto, nosso Diretor da Clínica Pinheiro Franco, o Dr. João Luiz Pinheiro Franco trabalha arduamente no controle de qualidade do que é publicado em ciência da Coluna Vertebral e Neurocirurgia.

MAS, como ele controla a qualidade da ciência? Como ele analisa quais são os melhores tratamentos?

      Ele é o único brasileiro membro do Corpo Editorial dos 4 respeitados jornais científicos internacionais: Jornal Norte- Americano de Coluna SPINE, jornal europeu de coluna European  Spine Journal, jornal norte americano Clinical Spine Surgery e o jornal oficial da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia: jornal World Neurosurgery.

Dr. Pinheiro Franco  analisa o que é boa ciência e o que não é boa ciência. Ele deve aprovar ou desaprovar os tratamentos propostos por equipes médicas do mundo inteiro.  Esta enorme responsabilidade e experiência contribui para que ele e sua equipe possam analisar os prós e contras de cada técnica e  propor o que há de melhor para o seu caso em particular.

Venha nos conhecer, mostre seu caso, traga seus exames e procuraremos o melhor tratamento para você.

Clínica Pinheiro Franco, 45 anos de confiança.
Uma história de pai e de filho.
Uma história de luta pelo nosso maior bem.

Uma história pela Qualidade de Vida.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO