
O assim chamado NÓDULO DE SCHMÖRL é uma hérnia de disco para dentro do corpo da vértebra acima ou abaixo do disco intervertebral.
O Nódulo de Schmorl representa um achado de exame. Em outras palavras, ele aparece no seu exame , mas ele não é a causa da dor. Este nódulo visível na Ressonância da coluna representa uma hérnia de disco que subiu ou desceu para dentro do osso (vértebra) acima ou abaixo do disco. Não causa sintomas. Não tem nada a ver com a famosa hérnia de disco que vai para trás e que comprime um nervo.
Vale ressaltar que este “vazamento” do disco para dentro do osso (veja foto explicativa abaixo) pode despressurizar o disco, e pode antecipar o envelhecimento da coluna, desequilibrando o perfeito estado de funcionamento do disco e das outras articulações da coluna, as articulações facetárias.
Assim, entenda que a real causa de suas dores deve ser uma protrusão discal, uma hérnia discal, ou eventos associados a uma discopatia degenerativa como artrose facetária ou artrite facetária. Marque sua consulta e venha ter o diagnóstico e tratamento corretos.
Venha até os neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco para analisarmos a causa precisa de sua dor. O Dr. Pinheiro Franco, diretor da Clínica, morou 4 anos realizando pós-graduação na Alemanha e França e escreveu o livro especializado em doença degenerativa do disco intervertebral com os maiores especialistas internacionais sobre o assunto.
Recentemente, Dr. João Luiz foi o único cientista brasileiro convidado para participar da reunião anual da Academia Pontifical de Ciências do Vaticano, junto a célebres cientistas internacionais e Prêmios Nobel. Os cientistas, no 5o. dia de reuniões, foram recebidos pelo Papa Francisco .

