Agende consulta presencial ou por video chamada.

Dor na perna pelo nervo ciático tem tratamento sem cirurgia?

Dor na perna pelo nervo ciático tem tratamento sem cirurgia?

A dor na perna por compressão do nervo ciático é um dos principais males incapacitantes da sociedade moderna. Ainda mais agora, em épocas de home-office. Existe tratamento sem cirurgia. Entenda como , mais abaixo.

O que é a dor no nervo ciático?

Dor na perna pelo nervo ciático

O nervo ciático é um nervo que se localiza no membro inferior de todo ser humano. Ele é formado pelas raízes nervosas (nervos) L5 (quinta raiz lombar) e S1 (primeira raiz sacral). O nervo ciático tem um longo trajeto saindo da região da coluna lombossacra descendo até o pé. Na parte inicial do nervo, as raízes nervosas estão muito próximas de estruturas da coluna que são o disco e as articulações facetarias posteriores. Por causa desta proximidade, modificações na estrutura da coluna que acontecem com o passar dos anos (em geral depois dos 30)  podem apertar o nervo e causar dor em todo seu trajeto ou em parte dele. Esta dor que desce pela perna é chamada de ciática ou dor no nervo ciático.

Muitas vezes a pessoa conta que a dor se inicia nas costas, desce pela nádega, corre pela coxa, descendo pela perna até o pé. Outras vezes a dor é fundamentalmente na perna.  

Uma ciática pode aparecer após o levantamento de cargas pesadas, com má postura, manutenção de posição sentada por longos períodos, entre outras. Pode acontecer em pessoas com artrose lombar ou mesmo em mulheres durante a gestação.

A dor no ciático pode causar paralisia da perna?


Sim. A dor ciática pode  ser acompanhada de fenômenos sensoriais (perda ou diminuição da sensibilidade) ou motores (perda de força para determinados movimentos).  Se você perceber que tem perda de algum movimento da perna ou pé, venha urgente até nós  pois pode estar havendo uma grave lesão do nervo ciático.

Nesta situação, a demora do atendimento e a demora para remover o fator que está comprimindo o nervo podem acarretar sequelas, como uma perda de movimento definitiva, sem recuperação. Portanto, se você tiver perda de movimento na perna ou em algum movimento do pé, principalmente se associada com dor ciática, marque sua consulta urgente conosco.

Veja este corte dos nervos (em amarelo) e da coluna (osso em marron/bege) e do disco (em branco) por cima. Do lado direito há uma hérnia de disco e o nervo está esmagado. Não arrisque! O movimento de sua perna é muito importante para nossos especialistas em nervos da Clínica Pinheiro Franco. Marque agora sua consulta.

Quais são as causas de dor no ciático?
O nervo ciático pode ser comprimido, machucado por várias doenças, entre elas:

  • Hérnia de disco
  • Protrusão discal
  • Canal vertebral estreito com estreitamento do orifício de passagem do nervo (estenose de canal vertebral)
  • Espondilolistese (ou seja, escorregamento entre duas vértebras, com estiramento de um ou mais nervos)
  • Retrolistese (é uma forma de espondilolistese)
  • Artrose interapofisária associada a estenose do canal lombar e a espondilose,  e que cause uma estenose foraminal lombar pode causar também uma compressão radicular.
  • Escoliose degenerativa associada a uma artrose interapofisária também pode causar estenose do forame neural  com compressão da raiz nervosa.
  • Estenose de forame neural ( causada por Artrose interapofisária associada a espondilolistese degenerativa ).

Outras (Sindrome do Piriforme, etc).

Assim, todas estas situações relacionadas ao processo degenerativo da coluna podem levar a uma compressão do nervo chamada compressão radicular, do nervo ciático e levar, então à dor na perna. A raiz nervosa comprimida pode ficar inflamada e sofrer isquemia. Por último, a principal causa de dor ciática é a hérnia de disco.

Venha resolver seu problema na Clinica Pinheiro Franco. Marque já sua consulta por WhatssApp.


Hérnia de disco precisa de cirurgia de urgência?

Como entendemos, várias causas podem ocasionar compressão ou estiramento do nervo e daí, a dor. Então, é importante em primeiro lugar definir a causa da dor. Os exames de imagem nos ajudam a esclarecer isto, a mostrar, por exemplo, uma hérnia de disco em um exame de ressonância magnética.

A seguir, precisamos considerar se o paciente tem causas que impliquem a necessidade de uma rápida cirurgia, que são paralisia ou perda parcial do movimento da perna ou pé.

A Síndrome da cauda equina é uma urgência neurológica causada em geral pela hérnia de disco que comprime o nervo e se caracteriza pela diminuição da sensibilidade da região da “sela” (local do corpo humano que fica em contato com uma sela de montar cavalo), retenção fecal e retenção urinária. Se você apresentar estes sintomas, avise-nos com máxima urgência pois sua condição neurológica corre perigo!
Na maioria das vezes, os sintomas acima não acontecem.

Dor na perna pelo nervo ciático tem tratamento sem cirurgia?

As causas de dor ciática são várias. A hérnia de disco é uma causa importante de dor ciática. Muitas vezes, a hérnia é “desintegrada” pelo nosso organismo. Isto! Uma hérnia de disco pode ser, de certa forma, desaparecer, sem necessidade de cirurgia. Assim pode-se vencer esta batalha sem ter que operar. Mas, se você tem uma hérnia de disco, nunca deixe de procurar o especialista de nervos e coluna, pois a não avaliação com o especialista pode trazer graves problemas a você e a seus nervos de braços e pernas.
Outras armas importante para combater a dor ciática são os procedimentos percutâneos minimamente invasivos. Entre eles temos infiltração de coluna,  rizotomia química percutânea. São procedimentos sem corte em que o paciente recebe alta no mesmo dia. Desinflamam a raiz nervosa sob compressão e aliviam a isquemia do nervo.
Então a resposta para a pergunta é: “Sim, pode-se vencer a dor ciática sem nenhum corte de cirurgia”. Dr. Pinheiro Franco tem Tese de Doutorado sobre o assunto e foi um dos precursores no Brasil sobre procedimentos minimamente invasivos de coluna. Marque sua consulta agora e venha descobrir com este grande precursor de tratamentos da coluna se nossos tratamentos se aplicam ao seu caso.

Este é o Dr. Luiz Fernando Pinheiro Franco, precursor de técnicas minimamente invasivas no Brasil para tratamento de dores no nervo ciático, dos nos nervos do braço e dor na coluna. Agende agora sua consulta com o intuito de obter os melhores tratamentos da doença degenerativa da coluna.


Se você tem dor nas costas e no ciático, é muito provável que seu diagnóstico seja de doença degenerativa da coluna. Então é melhor entender do assunto e procurar os melhores profissionais. Esta situação complexa associada ao envelhecimento da coluna, chamada degeneração discal teve seu 1o. livro em português publicado pelo Dr. Pinheiro Franco. Sim! Os autores destas linhas são referências no tratamento da degeneração da coluna. Marque sua consulta agora para que os melhores tratamentos dentre os diversos tratamentos existentes possam ajudá-lo(a) a melhorar sua qualidade de vida. Caso tenha cirurgia marcada e queira uma segunda opinião para esclarecimentos e ter nossa opinião sobre a indicação de sua cirurgia, avise nossa equipe desta situação para que a consulta seja marcada o quanto antes.

Livro sobre o Tratamento da Dor Lombar
Este é o 1o. Livro em Língua Portuguesa sobre o Tratamento da Dor Lombar, com ênfase na Doença Degenerativa da Coluna. O livro tem 37 capítulos e quase 400 páginas. Você pode solicitar o pdf do livro à nossa equipe. Assim, marque sua consulta. Você está no lugar certo.

COM QUEM DEVO ME TRATAR SE TENHO DOR NO NERVO CIÁTICO?


Diante do enorme número de técnicas, o paciente, ao ter um problema, como uma hérnia de disco com dor ciática, fica totalmente confuso com a enorme possibilidade de tratamentos que ele ouve e que ele encontra, também lendo no Google. O objetivo dos médicos da Clínica Pinheiro Franco é dar a você a chance da escolha do melhor tratamento para o seu caso em particular.  Para tanto, nosso Diretor da Clínica Pinheiro Franco, o Dr. João Luiz Pinheiro Franco trabalha arduamente no controle de qualidade do que é publicado em ciência da Coluna Vertebral e Neurocirurgia.

Mas, como ele faz isto?  

Ele é o único brasileiro membro do Corpo Editorial dos 5 (SIM ! CINCO!!!) respeitados jornais científicos internacionais: Jornal Norte- Americano de Coluna SPINE, jornal europeu de coluna European  Spine Journal, jornal norte americano Clinical Spine Surgery, jornal da Sociedade Norte-Americana de Coluna (NASS Journal) e o jornal oficial da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia: jornal World Neurosurgery.

DR. Pinheiro-Franco como membro do Corpo Editorial do jornal SPINE (EUA). A opinião do Dr. Pinheiro Franco é solicitada nos Estados Unidos da América.

Dr. Pinheiro Franco analisa o que é boa ciência e o que não é boa ciência. Não confie nas “fake news”. Vá atrás da boa informação internacionalmente validada. Vá atrás das maiores autoridades no assunto da doença degenerativa do disco.

Nossa enorme experiência contribui para nossa equipe possa analisar os prós e contras de cada técnica e propor o que há de melhor para os seus nervos da perna  e sua coluna.

O mais importante para a Clínica Pinheiro Franco – Neurocirurgia e Coluna V ertebral nós é a SEGURANÇA DO SEU NERVO ali na coluna que está machucado.

A MELHOR DECISÃO SOBRE O QUE FAZER COM SEU CASO SERÁ FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA SUA QUALIDADE DE VIDA.

Em resumo, venha nos conhecer, mostre seu caso, traga seus exames e procuraremos o melhor tratamento para você, pela segurança de seu nervo e de sua capacidade de movimentar sua perna.
Clínica Pinheiro Franco,
Neurocirurgia e Coluna vertebral,
47 anos de confiança.
Uma história de pai e de filho.
Uma história de luta pelo nosso maior bem.
Uma história pela sua Qualidade de Vida.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO