Agende consulta presencial ou por video chamada.

Livro do Dr. João PInheiro Franco, Dr. Michael Mayer, Dr. Edward Benzel e Dr. Alex Vaccaro

Livro do Dr. João PInheiro Franco, Dr. Michael Mayer, Dr. Edward Benzel e Dr. Alex Vaccaro

Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar

Livro é o primeiro tratado em português sobre este assunto de grande repercussão econômica e social

doença degenerativa do disco
O 1o. livro em português sobre a Doença Degenerativa da coluna foi publicado pelo médico diretor da Clínica Pinheiro Franco: Dr. Pinheiro Franco. Marque sua consulta e venha entender, de fato, seu problema.

Foi lançado o primeiro tratado – originalmente publicado em Língua Portuguesa – acerca de doença degenerativa discal lombar. O livro chama-se “Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar” e tem quatro co-editores: João Luiz Pinheiro Franco (São Paulo, Brasil), Alexander R. Vaccaro (Philadelphia, EUA, revisor do Journal of Neurosurgery-Spine, uma das pessoas mais respeitadas no mundo nesta área de conhecimento), Edward Benzel (Professor Titular da Cadeira de Neurocirurgia da Universidade de Cleveland, Cleveland Clinics, um dos melhores hospitais dos EUA; Benzel é considerado por muitos como um dos pais da biomecânica da coluna) e Heinz-Michael Mayer (Munique, Alemanha, discípulo de Mario Brock – assim como Dr. João Luiz – e Presidente recente da Sociedade Alemã de Coluna e da Sociedade Européia de Coluna).

O livro, com 37 capítulos e mais de 80 colaboradores internacionais, foi projetado após um período de quatro anos de experiência do Dr. João Luiz Pinheiro Franco em serviços universitários neurocirúrgicos na Europa e visitas a serviços dos EUA. No texto a seguir, o neurocirurgião brasileiro faz um breve editorial sobre a nova publicação. Para conhecer o CADERNO ZERO do livro, onde se encontram prefácios dos Professores Alexander Vaccaro, Edward Benzel, Heinz-Michael e do Dr. João Luiz Pinheiro Franco, acesse o link: http://www.sbn-neurocirurgia.com.br/documentos/Pinheiro Franco.pdf

“O livro começa com o Professor francês Yves Coppens, descobridor em 1975 do australopiteco LUCY (à época o mais antigo Hominidae bípede), contando em seu capítulo “Estamos em pé há 10 Milhões de Anos” as razões geoclimáticas e anatômicas implicadas na aquisição progressiva da postura bípede. A seguir, Prof. Gusmão et al revisamos conceitos históricos da doença degenerativa discal lombar, mostrando, por exemplo, que a manobra que conhecemos hoje pelo nome de Lasègue já era praticada desde a época do faraó egípcio Imhotep.

Depois, Luiz Roberto Aguiar et al falamos de conceitos anatômicos e insights patogênicos do disco intervertebral. O capítulo 4 tem a autoria de Andreas Nerlich, respeitadíssimo patologista de Munique, premiado internacionalmente (duas vezes) com o famoso Volvo Award com seus estudos sobre a fisiopatologia da degeneração discal lombar, e traz o que de mais moderno se conhece sobre o assunto. No capítulo 5, do Prof. Kehrli (Chairman em Neurocirurgia em Strasbourg) et al, traçamos os padrões epidemiológicos atuais conhecidos e o papel fundamental da genética no desenvolvimento da doença degenerativa discal lombar. O capítulo 6, do Prof. Dietemann (Chairman em Radiologia em Strasbourg) et al, apresenta em detalhes os principais achados imagenológicos da coluna degenerativa lombar. O capítulo 7 desvenda mitos e lendas da Discografia e é escrito por um dos membros da International Spine Injection Society, Prof. Rick Derby, da California. O capítulo 8, escrito por mim e pelo Dr. Esposito de Strasbourg, revisa, de forma extensa, o que há na literatura sobre as ações Modic em imagens de Ressonância Magnética, buscando compreender se há, ou não, correlações com a clínica. O capítulo 9, um capítulo Ponto de Vista, é do próprio Prof. Michael Modic (Chairman em Radiologia da Cleveland Clinic) e expõe sua atual visão sobre as ações que levam seu nome.

O capítulo 10, iniciando uma nova sessão do livro, discute os aspectos psicossociais e as questões relacionadas ao Trabalho (e à perda do trabalho…) concernentes à doença discal lombar. Este e o capítulo seguinte (Cirurgia de Coluna Custo-Efetiva – Realidade ou Paradoxo?) foram escritos pelo Professor Daniel Resnick, de Madison (EUA), autor do famoso “Guidelines” sobre fusão lombar, publicado em edição inteira do Jornal of Neurosurgery poucos anos atrás. Este último capítulo – Cirurgia de Coluna Custo-Efetiva – Realidade ou Paradoxo? – é importante não só para nós cirurgiões, mas também para as fontes pagadoras envolvidas.

O capítulo 12 “Aspectos Jurídicos no Tratamento da Doença Discal Lombar” traz diversos aspectos de nossa profissão que “sempre quisermos saber, mas nunca vimos…de fato, por escrito”. Dr. Traynelis, o autor, ex-Presidente da Cervical Spine Research Society, foi, inclusive, ao último congresso da SBN. O capítulo 13, de autoria do Prof. Helton Defino, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Coluna, mostra a importância da avaliação dos resultados em cirurgias, utilizando-se escalas validadas e não retendo-se a “paciente melhorou..ou piorou…”. Os capítulos 14 e 15 explicam o tratamento conservador da doença degenerativa discal lombar, sendo o 15 escrito por um dos reumatologistas de maior reputação na Europa, o professor Michel Benoist (de Paris), que é quem faz a revisão anual dos principais artigos publicados no European Spine Journal. A sessão seguinte tem no seu título “….Dúvidas, Decisões e Técnicas” e tem os e capitulos “Quando operar quando não operar – Conceitos Avançados” (16) e “Fundir ou Nao Fundir? Eis a questão”(17). Teremos ainda os capítulos “Substitutos ósseos” que mostram as opções existentes à remoção óssea de crista ilíaca (Jonathan Grauer et al, Universidade de Yale, EUA); o capítulo 20 de Edward Benzel com os conceitos de biomecânica de coluna e , após, os capítulos sobre técnicas de fusão anterior (ALIF – Seth Zeidman, N.Y.); TLIF minimamente invasiva (Richard Assaker -Lille, França), e PLIF (Gilles Perrin, Lyon), tendo por fim o capítulo “ponto de vista” de Rick Sasso, de Indianapolis.

A sessão seguinte começa com o capítulo de Pierre Roussouly et al em que descrevemos as noções fundamentais de equilíbrio sagital da coluna, conceitos que todo cirurgião que opera coluna hoje em dia tem que conhecer. O capítulo 25 fala das técnicas de osteotomia de coluna que, provavelmente, serão mais e mais requisitadas num futuro não muito distante, dada a não observação de questões fundamentais relacionadas à manutenção/obtenção de lordose lombar. O assunto flat back, ou dorso plano, consequência nefasta da não observação dessas condições, é discutida nos capítulos finais do livro pelo professor Donlin Martin Long (Chairman em Neurocirurgia da Johns Hopkins University por mais de 20 anos), em seu capítulo Lições de Uma Vida. Voltando à cronologia, o capítulo 26, de H-Michael Mayer (autor de tratado sobre o assunto a seguir), esmiuça o que há hoje em dia sobre Técnicas Minimamente Invasivas para a coluna lombar. Os capítulos 27 a 29 tratam de artroplastia discal, ou disco artificial lombar; de seu histórico início na Alemanha (Frank Kandziora, Alemanha) até sua biomecânica (Edward Benzel) e seu presente (Haid, Atlanta). O capítulo 30, escrito por outro discípulo de Mario Brock, Meisel, de Halle, mostra o que há de mais moderno em transplante celular, células tronco, para regeneração discal.

Após o capítulo ponto de vista, de Jean-Paul Steib de Strasbourg, temos a penúltima sessão, que traz as evidências últimas sobre técnicas de não fusão para coluna, como os sistemas dinâmicos (Barrey e Perrin, Chairman em Neurocirurgia em Lyon) e os dispositivos interespinhosos (escrito pelo conceptor, Jacques Senegas) e, finalmente, a sessão derradeira do livro traz, de forma absolutamente informal, e, como o próprio nome da sessão anuncia, LIÇÕES DE UMA VIDA, as lições de uma vida de quatro monstros sagrados da cirurgia de coluna internacional: Donlin Martin Long (Johns Hopkins, Baltimore), Heinz-Michael Mayer (Munique), Robert Mulholland (Nottingham, Inglaterra), e Edward Benzel.”

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO