Quais os sintomas de Artrose de coluna cervical

Quais os sintomas de Artrose de coluna cervical

Você já sentiu aquela tensão no pescoço, aquele incômodo que vai até o ombro. E pensou: “isso é só tensão muscular!”

Será que isto é só tensão muscular? É melhor prevenir do que remediar? Será que isto pode ser a ponta do iceberg, sintoma de Artrose de coluna cervical? Leia conosco e descubra. Evite problemas futuros.

A artrose na coluna cervical pode trazer tantos sintomas desde os mais leves, como tensão muscular, até os mais sérios, como perda de movimento de membros. Sintomas persistentes necessitam de avaliação especializada. A Clínica Pinheiro Franco entende que situações graves da coluna cervical começaram, um dia, pequenas. Faça a medicina preventiva e marque sua consulta agora conosco pelos canais WhatsApp ou pela página de contato.

O incômodo no pescoço, a vontade de estalar o pescoço, a tensão muscular no pescoço e o nosso dia a dia.

Quem não conhece alguém que tenha se queixado de incômodo no pescoço, tensão atrás do pescoço que vai para os ombros? Isto é muito frequente! Muita gente tem isto. Mas…tudo isto é só tensão muscular?

O que é tensão muscular? É um problema do músculo ou é, por outro lado, o reflexo de que algo não bom está acontecendo com nossa coluna ou com nossos nervos da coluna cervical (pescoço)?

É possível responder a esta questão sem uma avaliação médica? Vamos tentar entender melhor toda a situação para melhorar nossa qualidade de vida.

A coluna cervical envelhece para todos e a degeneração discal da coluna progride.

O nosso pescoço tem sete vértebras cervicais, articuladas por amortecedores chamados discos intervertebrais. Como estamos em pé, na vertical, e como mexemos nosso pescoço, todos temos um envelhecimento natural de nossos discos intervertebrais.
Eles sofrem um processo de envelhecimento depois dos 30 anos de idade, em geral. Os discos são submetidos a aquilo que chamamos de doença degenerativa da coluna, a desidratação dos discos.
Todos teremos a doença degenerativa da coluna. Ela pode se traduzir em uma enorme quantidade de sintomas que nem imaginamos que possa já ser uma manifestação desta doença. como incômodo no pescoço, sensação de vontade de estalar, tensão muscular que vai ao ombro, etc. E o disco continua a envelhecer…

A Clínica Pinheiro Franco tem 48 anos tratando pessoas com doença degenerativa da coluna. Dr. Pinheiro Franco publicou o 1o. livro em português sobre a degeneração do disco. Além disso, publicou na Alemanha, pela famosa editora Springer, que todo médico do mundo reconhece como uma das mais prestigiadas internacionalmente, o maior livro já escrito dedicado somente à doença degenerativa da coluna.

doença degenerativa do disco
O 1o. livro em português sobre a Doença Degenerativa da coluna foi publicado pelo médico diretor da Clínica Pinheiro Franco: Dr. Pinheiro Franco. Marque sua consulta e venha entender, de fato, seu problema.

Disco degenera e a artrose cervical aparece.

O disco degenera, a coluna cervical sofre um processo de perda de lordose cervical, pode haver uma retificação da coluna cervical, a coluna cervical se “desequilibra” e o organismo reage, e a artrose aparece. Os bicos de papagaio, a artrose de coluna cervical, os osteófitos crescem e apertam os nervos. O processo é lento e crônico.

Os sintomas , muitas vezes, devido a esta cronicidade, são de instalação lenta, e muitas vezes, são poucos. Assim, muitas vezes, pessoas aparecem em consulta com queixas não tão “assustadoras” e descobrem que tem grave compressão da medula espinhal ou compressão de nervos para o braço e, nem imaginavam que isto estaria acontecendo. Pois é! Preste atenção em seu corpo! O corpo dá sinais!

Recentemente, atendemos um senhor de 62 anos que tinha o plano de saúde para idosos, que já vinha com queixas de “tensão muscular e incômodo no pescoço indo até os ombros e formigamento no braço” e que nunca tinha feito um exame de ressonância magnética. Descobrimos que tinha uma grave compressão da medula espinhal. A coluna de água à frente da medula espinhal que a protege havia desaparecido.

Resumo da ópera: a artrose de coluna cervical é um processo lento, e os sintomas, muitas vezes são, de certa forma, inocentes. Lembre-se: a melhor medicina é a preventiva.

Caso tenha sinais e sintomas persistentes no pescoço, agende uma consulta conosco, traga seus exames e vamos juntos analisar se algo perigoso possa estar ameaçando sua medula espinhal, seus nervos e sua capacidade de mexer seus braços e pernas.

Sintomas de artrose da coluna cervical

Os sintomas de artrose da coluna cervical podem ser muitos, ou poucos, podem ser combinados, ou separados. Não existe receita de bolo para definir a doença só por uma conversa. Vários fatores influenciam nos sintomas como: idade, as nossas atividades do dia, o quanto eu preservo minha coluna, minha postura com o celular e o computador, etc.

O mundo moderno está acelerando a degeneração dos discos da coluna cervical e, por conseguinte, acelerando o aparecimento da artrose de coluna. Venha se informar com os especialistas da Clínica Pinheiro Franco. O sintoma de hoje pode significar um risco de lesão de nervos e medula espinhal amanhã.

Os especialistas em nervos e coluna da Clínica Pinheiro Franco tem grande experiência na minuciosa análise dos múltiplos fatores envolvidos na decisão sobre o que fazer. Uma cirurgia precoce quando se pode tratar conservadoramente pode não ser a melhor coisa a se fazer.

Por outro lado, não se operar um caso que precisa ser operado e deixar a lesão aumentar e aumentar o risco do paciente de perder movimentos de braços e pernas também pode ser perigoso. Agende agora sua consulta conosco e traga seus exames.

Aqui vai uma lista de sintomas que podem ocorrer para quem tem artrose cervical. Mas, nunca se esqueça: só uma consulta com o especialista de nervos e coluna poderá analisar e definir o melhor tratamento para você.

  • dor no pescoço
  • tensão muscular no pescoço
  • sensação de pescoço duro (“estou com limitação do movimento do pescoço”)
  • torcicolo persistente (“estou com dificuldade para mexer o pescoço e isto me atrapalha para dirigir o carro”)
  • desconforto no pescoço para leitura (“não encontro posição para ler um livro, uma revista”)
  • dor que se irradia para a cabeça (“a dor de cabeça parece vir do pescoço”)
  • incômodo no pescoço que prejudica a concentração (“não consigo me concentrar pela dor no pescoço”)
  • dor no pescoço à frente do computador (“trabalho no computador o dia inteiro e fico com dores, mais ao fim do dia, muitas vezes”)
  • incômodo no pescoço pelo uso do celular (“meu pescoço me incomoda quando fico no WhatsApp ou no Facebook”)
  • cervicalgia que se irradia para ombro e/ou braço
  • sensação de peso no pescoço (“parece que estou carregando alguém no pescoço, que estou com um peso no pescoço”)

Sintomas de artrose cervical que exigem atenção rápida, às vezes urgente.

Existem sintomas que podem ser de artrose cervical que podem significar casos mais graves, de risco, como situações mais graves de compressão da medula espinhal e nervos. Estas situações podem exigir atenção muito rápida, e mesmo urgência. Entre elas, podem estar:

  • perda de movimento de braço
  • sensação de peso nos braços (“parece que meu braço está pesado”)
  • dificuldade em realizar movimentos finos (“estou com dificuldade para segurar a caneta”; “deixo objetos caírem no chão”; “tenho dificuldade para segurar os talheres, o garfo”; “minha letra escrita está piorando”, “meu cheque voltou” ou “meus cheques estão voltando” , “estou com dificuldade para abotoar os botões da camisa”)
  • alteração de marcha/ dificuldade para caminhar (“sinto que minha marcha está instável, quase caí, tenho que me apoiar na parede para andar, estou precisando de muleta, bengala”)

O que o fisioterapeuta, o educador físico, o personal trainer, a academia de ginástica, o estúdio de Pilates, RPG deve fazer quando percebe que podem haver sintomas de artrose cervical?

O fisioterapeuta e o educador físico são profissionais extremamente importantes e, infelizmente, desvalorizados ou sub-valorizados nos dias de hoje. Ele(a)s tratam/cuidam/treinam/orientam diversas pessoas com sintomas com artose cervical.

Fisioterapeutas e educadores físicos tratam , cuidam e orientam pessoas com artrose na coluna cervical.

Estes profissionais fazem uma formação universitária dedicada a melhorar a qualidade de vida do próximo, mas não se encontram entre as profissões mais valorizadas do ponto de vista econômico.

Isto é muito ruim, pois o corpo humano envelhece, a musculatura fisiologicamente (naturalmente) muda e, se não houver seguimento e orientações adequadas, as consequências de dores, terrivelmente na coluna e outras articulações, podem ser devastadoras para o bom humor, o ânimo e a qualidade de vida das pessoas ao longo dos anos.

Como informa o IBGE, a dor na coluna é uma das principais causas de busca ao médico no adulto brasileiro, assim como uma das principais causas de depressão por doença crônica e afastamento de trabalho.

Vale ressaltar que sintomas persistentes, como sabemos, podem representar condições de compressões de nervos e medula espinhal trazendo risco ao paciente.

A Clínica Pinheiro Franco valoriza o trabalho do fisioterapeuta, do educador físico, do personal trainer que busca a melhora da qualidade de vida das pessoas. Muitas vezes, realizamos infiltrações que permitem que estes profissionais, fisioterapeuta, educador físico, personal trainer, tenham condições de desempenhar melhor seu papel, seu trabalho, por longos períodos de tempo. Este trabalho regular, todas as semanas, só tende a beneficiar seus pacientes/clientes.

Realizamos “intercâmbio” tremendamente ético, sem desvio de pacientes, com diversos fisioterapeutas, educadores físicos, personal trainers e academias de ginástica que nos enviam seus clientes com sintomas persistentes para nossa avaliação.

O maior beneficiado com tudo isto, evidentemente , é o paciente, a pessoa que se dispôs a cuidar de seu corpo e melhorar o processo natural do passar dos anos.

Doenças associadas à artrose de coluna cervical

Conclusão:

Como pudemos entender, o assunto é complexo, a gravidade do sintoma nem sempre se correlaciona com a gravidade da doença.

Podem haver riscos que a pessoa tem ao se manter com esta doença. Tudo só poderá ser analisado, realmente, em consulta médica especializada.

Existe o ditado que diz: “De médico e de louco todo mundo tem um pouco”. Temos que tomar cuidado com isso. Opiniões múltiplas de família e de amigos sim, querem nos ajudar, mas, só o mega-especialista pode analisar o enorme número de varíáveis, o enorme número de tratamentos disponíveis, para poder propor o melhor tratamento para você.

A Clínica Pinheiro Franco sempre preza pela seriedade, apresentando, de forma honesta e clara, os benefícios e os riscos de cada tratamento e as reais opções para melhorar sua qualidade de vida e evitar riscos para seus nervos, sua medula espinhal, e sua capacidade de mexer seu braço e sua perna.

Consulta Online
Dr. Pinheiro Franco estudando a coluna vertebral e os nervos. Veja a impressionante quantidade de nervos e filamentos nervosos que passam ao largo da coluna. O enorme cuidado do Neurocirurgião Dr. Pinheiro Franco com os nervos reflete na segurança da preservação dos movimentos de seu braço e de sua perna.

Clínica Pinheiro Franco, especialista em nervos, coluna vertebral.

48 anos preservando nervos e coluna vertebral de nossos pacientes.

Compartilhe

Outras publicações

Outros Tratamentos

Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.