A dor na coluna do idoso é um sério problema. Agora, quando a cirurgia de coluna deve ser feita, indicada? Com o aumento da esperança de vida do ser humano, mais e mais idosos vão sofrer deste mal e vão precisar de tratamento de sua lombalgia ou dor no pescoço. Agora, quando o idoso deve fazer a cirurgia na coluna? A resposta não é fácil, mas existe um caminho do pensamento para a melhor tomada de decisão do idoso e de sua família.
A doença degenerativa da coluna e o idoso com dor nas costas. Entenda.

Depois dos 30 anos de idade, em geral, a coluna humana, mais precisamente os nossos discos intervertebrais degeneram, envelhecem, desidratando-se. Este é um processo natural do corpo humano em envelhecimento. Múltiplas são as causas, além da idade, que podem influenciar alguém a ter mais degeneração dos seus discos intervertebrais.
O passar dos anos, o peso do corpo, a qualidade de seus músculos, os hábitos de vida em relação à postura, a genética, o tipo de lordose lombar, todos estes são apenas algumas das variáveis que influenciam na evolução da doença do disco, a discopatia.
Assim, o aumento da esperança de vida trouxe, para todos nós, a certeza de que precisamos nos informar sobre a doença degenerativa da coluna, pois ninguém quer sofrer mais para frente na vida.
Quais são as doenças da coluna do idoso?
A principal doença da coluna do idoso é a doença degenerativa da coluna. Os nossos amortecedores desidratam-se e muitas coisas podem acontecer em decorrência desta desidratação discal degenerativa. Veja a lista abaixo:
- abaulamento discal
- artrose facetária
- artrite facetária
- compressão de nervo
- compressão da medula espinhal
- estenose do canal vertebral lombar
- estenose do canal vertebral cervical
- estenose do forame neural
- espondilodiscoartrose
- cisto facetário
- espondilolistese degenerativa
- escoliose degenerativa
- ruptura do anel fibroso
- hipertrofia do ligamento amarelo
- osteofitose
- complexos disco-osteofitários
- hérnia de disco (também ocorre no idoso, mas é mais comum na pessoa mais jovem)
O idoso sofre e a família sofre junto! A dor na coluna lombar ou cervical do idoso tem que ser tratada.
Quando se deve operar a coluna do idoso?
Fundamentalmente, a decisão sobre quando se deve operar a coluna e o nervo do paciente idoso deve levar em conta dois aspectos principais:
- 1 – quanto a dor na coluna, no braço, na perna, no pescoço e os sintomas associadas estão prejudicando a qualidade de vida do idoso?
- 2 – quanto a eventual perda de mobilidade, fraqueza de membro, seja braços ou pernas deterioram o dia a dia da pessoa idosa, impedindo-a de ter sua vida digna, impedindo-a de ter sua autonomia.
Assim, conclui-se que o idoso e sua família devem refletir bastante sobre este parágrafo acima e, na sequência, outros vários aspectos têm que ser colocados na balança, e conversar com seu médico para a melhor tomada de decisão quanto a se fazer ou não a cirurgia de coluna e nervo em idosos.
Os Neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco têm enorme expertise e bom senso no sentido de se analisar todas as múltiplas variáveis envolvidas e poder, de forma séria e honesta, buscar a melhora da qualidade de vida do paciente idoso.

Assim, venha nos procurar, traga seu Pai, sua Mãe, e tenha certeza de que está em mãos de Neurocirurgiões, com formação internacional em cirurgia de coluna e nervos, que tratam os nervos de sua coluna com toda a atenção que eles merecem. Temos tratado muitos pacientes por plano para idosos com indicação de cirurgia de coluna. Consulte nossa equipe e verão que isto é possível. Todo paciente que necessita de algum procedimento, menor, uma infiltração, ou maior, uma cirurgia, que quis fazer conosco, conseguiu. Entre em contato e a equipe os orientará. Seus nervos de braços e pernas merecem o melhor cuidado.