Cirurgia de coluna lombar – quais os principais tipos?

Cirurgia de coluna lombar – quais os principais tipos?

Le diagnostique est la maladie la plus répandue

O diagnóstico é a doença mais espalhada” .

Jean-Edern Hallier, em “Carnets Impudiques”.

Hoje em dia assisto todos os dias que a complexidade do assunto que tanto estudei e publiquei em livros internacionais (a dor na coluna/ a doença degenerativa do disco lombar/ os principais tipos de cirurgia de coluna) é, muitas vezes, reduzida a uma resposta fácil e simples para cada caso de dor na coluna. Como cita o escritor francês acima, fazer o diagnóstico hoje é algo muito “comum e fácil”, é uma “doença muito espalhada”. O diagnóstico é muito simplificado!

Pelo contrário! O assunto é muito, mas muito complexo! As variáveis são tantas, diversas! A decisão pelo diagnóstico preciso e por qual tipo de cirurgia de coluna lombar a ser proposta para seu caso, em particular… isto sim: é muito complexa e, ao mesmo tempo fascinante!

Existem diversos tipos principais de cirurgia de coluna lombar. Hoje, a quantidade de técnicas disponíveis para se tratar a dor lombar e do nervo ciático é enorme. O paciente, que não é obrigado a conhecer o assunto cirurgia de coluna lombar fica assustado com a quantidade de técnicas cirúrgicas e não sabe o que fazer! Imagine-se em um bom restaurante, e o cardápio oferece um enorme número de pratos gostosos! Como escolher? Do mesmo modo, não é fácil a escolha da cirurgia de coluna lombar. Assim, vejam a importância de quem vai ajudar você a cuidar da sua coluna e dos seus nervos, que estão ali junto à coluna!

Começamos a procurar no Google e encontramos tantas palavras: descompressão, artrodese, ALIF, microdiscectomia, PLIF, OLIF, estabilização dinâmica, Coflex, artroplastia discal… e tantas mais… o que fazer??? Para ajudá-los a escolher o melhor caminho, os Drs. Pinheiro Franco têm enorme experiência no trato das doenças da coluna lombar, inclusive com grandes livros de referência publicados nas maiores editoras médicas do mundo.

A escolha da melhor cirurgia de coluna lombar depende muito do especialista que cuida de seu caso. Aqui vemos Dr. Pinheiro Franco, convidado para evento anual da Academia de Ciências do Vaticano, junto ao Vencedor do Prêmio NOBEL de MEDICINA, o suíço Werner Arber. Dr. Pinheiro Franco faz parte do corpo editorial de 5 jornais científicos internacionais, estando sempre atualizado em relação às mais modernas técnicas de cirurgia de coluna lombar. Faça bem sua escolha. Dê à sua coluna, a seus nervos e aos movimentos de suas pernas a segurança que eles merecem.

Como escolher qual a cirurgia de coluna lombar?

É muito difícil escolher a cirurgia de coluna lombar que melhor se adapta para o seu caso em particular. São tantas variáveis envolvidas que poderíamos conversar durante horas sobre estas variáveis. Apenas para citar algumas, temos a idade, o peso, a qualidade do osso, a morfologia da lordose, o grau de degeneração dos discos, a presença de hérnia de disco, protrusão discal, espondilolistese (escorregamento vertebral). Mas são tantas as variáveis que, de vez em quando, quando um paciente nos pergunta qual a melhor cirurgia de coluna lombar, temos que dizer a verdade: só uma análise detalhada poderá dar a resposta.

Por exemplo, um paciente jovem de 30 anos com uma hérnia de disco L5S1 terá o mesmo tratamento de uma pessoa com 45 anos de idade com uma hérnia de disco L5S1 com artrose facetária neste mesmo nível? Pois, não se pode responder! Faltam informações. Como diziam os antigos: “o buraco é muito mais fundo”! E, quanto mais entendemos o assunto doença degenerativa da coluna lombar, mais descobrimos que a resposta é MUITO MAIS COMPLEXA. O livro alemão do Dr. Pinheiro Franco sobre a doença degenerativa da coluna (principal motivo para cirurgia de coluna lombar) tem quase 900 páginas sobre o assunto que estamos conversando. Não é fácil! Não é fácil, mas é possível!

Não perca seu tempo, marque uma consulta com os Drs. Pinheiro Franco. Vamos entender o que está acontecendo e vamos buscar definir qual a cirurgia de coluna lombar mais indicada para seu caso em especial. Lembre-se, sua coluna e seus nervos são únicos, e devem ser tratados com seriedade e segurança.

Tantos aspectos da doença degenerativa da coluna…como decidir? Não é fácil! Venha encontrar a experiência na Clínica Pinheiro Franco.

Qual a melhor cirurgia de coluna lombar?

Existem tantos diagnósticos, tantos discos intervertebrais, tantas variáveis, que responder assim, simplesmente, qual a melhor cirurgia de coluna lombar, seria inadequado. Dr. Pinheiro Franco passou cerca de 9 anos de sua vida trabalhando em 3 livros, dois dos quais publicados nas maiores editoras médicas de Europa e Estados Unidos da América, para responder a essa questão. E a resposta para qual a melhor cirurgia de coluna lombar é: “a melhor cirurgia é aquela que resulta de análise profunda e experiente de seu caso único. Cada ser humano é uma obra divina. E cada caso de dor na coluna lombar que precisa ser operado é único. Não tem como generalizar”. Não existe receita de bolo. É impossível uma análise fria e curta do assunto.

Cuidado com a pesquisa na internet sobre a melhor cirurgia de coluna lombar. Na net não há filtro de qualidade. Na internet, tudo passa. Não se separa o joio do trigo. A degeneração discal lombar encontra múltiplas formas de se manifestar. Uma visão global da coluna inteira de cada um, pensando em seu futuro, é essencial na escolha da melhor cirurgia de coluna lombar. O livro do Dr. Pinheiro Franco publicado nos Estados Unidos da América sobre o equilíbrio lateral da coluna demonstrou, de forma brilhante e inequívoca, a importância da morfologia de cada pessoa no processo degenerativo da coluna de cada ser humano.

No entanto, poderíamos dizer que a microdiscectomia lombar é a cirurgia de coluna lombar mais realizada no mundo, é a cirurgia clássica, a mais conhecida, a mais reconhecida. Agora, múltiplos aspectos devem ser analisados antes de se definir qual cirurgia a ser realizada. Temos que analisar estabilidade da coluna, alinhamento da coluna, condição dos nervos, só para apontar alguns detalhes. Lembre-se: a consulta é o melhor caminho para o conhecimento.

Marque agora sua consulta com os Drs. Pinheiro Franco.

Compartilhe

Outras publicações

Outros Tratamentos

Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.