Agende consulta presencial ou por video chamada.

Espondilolistese pode levar à tetraplegia?

Espondilolistese pode levar à tetraplegia?

Espondilolistese significa escorregamento vertebral, ou deslizamento de uma vértebra por sobre outra. Espondilolistese aparece com mais frequência na coluna lombossacra, mas também pode acontecer na coluna cervical. Dependendo da situação, a espondilolistese, na coluna cervical, pode, sim levar à tetraplegia.

Neste blog, falaremos sobre a espondilolistese na coluna cervical. Caso o motivo de sua visita a este site seja espondilolistese na coluna lombar, clique neste link espondilolistese aqui!

A espondilolistese na coluna cervical (no pescoço!) pode ser dividida em ânterolistese ou retrolistese. Na anterolistese, a vértebra cervical de cima desliza para frente em relação à vértebra debaixo. Já na retrolistese, a vértebra cervical de cima se desloca para trás em relação à vértebra de baixo.

Enquanto a retrolistese é muito mais comum e representa, simplesmente, um mecanismo de compensação do desequilíbrio lateral da coluna, pela perda da lordose da coluna cervical, a ânterolistese pode representar uma situação de perigo, e mesmo um risco de tetraplegia.

A retrolistese na coluna cervical

A retrolistese na coluna cervical é o resultado de um fenômeno de “báscula” em que vértebras mais altas tentam se “deslocar” para trás para tentar colocar nosso crânio e coluna cervical em uma posição de melhor equilíbrio. Trata-se de um processo relacionado à doença degenerativa da coluna cervical.

Vale ressaltar que a retrolistese é em geral grau 1, e é um fenômeno de instalação lenta. Assim, a chance de uma retrolistese causar tetraplegia é baixa. O paciente, em geral, procura ajuda do neurocirurgião especialista em coluna antes de que um evento grave como esse ocorra.

Dr. Pinheiro Franco publicou livro nos EUA (foto abaixo) na famosa editora norte-americana THIEME de New York sobre o equilíbrio lateral (sagital) da coluna. A retrolistese está diretamente relacionada ao equilíbrio lateral (sagital) da coluna. Ou seja, o motivo de sua presença aqui agora nesta página sobre retrolistese tem tudo a ver com o conhecimento do Dr. Pinheiro Franco colocado em seu livro nos Estados Unidos intitulado “Sagittal Balance of the Spine”! Então, não perca seu tempo, marque agora sua consulta conosco na Clínica Pinheiro Franco clicando AQUI ! Você está no site de especialistas que são referências internacionais neste assunto motivo de sua pesquisa.

Livro sobre espondilolistese
Espondilolistese, retrolistese e ânterolistese são tratadas no livro que Dr. Pinheiro Franco publicou em Nova Iorque. Orgulho para o Brasil ter nosso representante publicando livro numa das mais prestigiadas editoras médicas internacionais.

A retrolistese de coluna cervical pode estar associada aos seguintes eventos da coluna:

Anterolistese na coluna cervical

A anterolistese costuma estar associada a uma hérnia de disco na coluna cervical. O escorregamento de uma vértebra na coluna cervical à frente da vértebra de baixo pode representar uma situação de instabilidade. É muito importante ver a imagem de radiografias dinâmicas para se ver se a vértebra tem movimento anormal. Movimentos anormais nas radiografias podem sinalizar instabilidade e risco, inclusive, de lesão da medula espinhal e de tetraplegia.

Espondilolistese cervical
Anterolistese de coluna cervical. Evento grave, risco de tetraplegia pela presença, em outras imagens, de instabilidade importante da coluna cervical.

Caso ocorra movimento anormal, é possível que se trate de caso de instabilidade em que a necessidade de uma cirurgia se imponha. Ou seja, uma cirurgia de estabilização (artrodese de coluna cervical) e descompressão da medula espinhal pode vir a ser necessária.

No caso de uma instabilidade da coluna cervical, pode haver o risco de tetraplegia e a cirurgia corrige esta situação. Os neurocirurgiões especialistas da Clínica Pinheiro Franco têm grande experiência com espondilolistese e trazem segurança aos nossos pacientes. Busque segurança para sua medula espinhal, marque agora sua consulta!

Clínica Pinheiro Franco

47 anos a serviço da SEGURANÇA DE SUA MEDULA ESPINHAL E NERVOS

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO