Fibromialgia pode ter a ver com dor nas costas, na coluna?

“Fibromialgia pode ter a ver com dor na coluna, dor nas costas?” E a resposta é sim!

Fibromialgia é uma palavra que definiria uma doença em que a pessoa tem dores pelo corpo, nos músculos, cansaço (fadiga), sono não reparador (“eu acordo cansado”), alteração de humor, depressão, ansiedade, perda de vontade de fazer suas atividades normais, etc.

Algumas pessoas ganham o “rótulo na testa” “EU TENHO FIBROMIALGIA”! Muitas delas, na verdade, têm sintomas que sugeririam a fibromialgia mas que, na verdade, têm algo relacionado ao que chamamos de desequilíbrio lateral da coluna.

A correta avaliação pode fazer com que compreendamos que uma pessoa com sintomas “ditos de fibromialgia” tenha, na verdade, um problema na coluna. Após adequada análise do equilíbrio lateral da coluna, o tratamento é feito. Os sintomas melhoram.

O problema dito fibromialgia deve ser avaliado e tratado adequadamente. Leia com muita atenção o texto abaixo.

A doença degenerativa da coluna começa aos 30 anos… !

A doença degenerativa da coluna ocorre em todas as pessoas que envelhecem. Mas, envelhecer depois dos 30? …. Isto parece um pouco cedo!

Sim, à medida que nós envelhecemos, principalmente depois dos 30 anos de idade, nossos amortecedores da coluna entre as vértebras envelhecem. Os discos desidratam e sofrem a tal doença degenerativa discal. Mas isto é um processo natural do passar dos anos. Às vezes existe dor, desconforto, podendo levar à dor crônica. Outras vezes, a pessoa passa bem durante sua vida.

O que fazer para ter boa vida mesmo com degeneração do disco? Os Drs. Pinheiro Franco têm como grande Valor o conhecimento profundo do assunto, a experiência internacional, livros publicados sobre o assunto, e poderão ajudá-lo(a) a lutar pela qualidade de vida hoje e pelo não decair de sua qualidade de vida no seu futuro.

doença degenerativa do disco
O 1o. livro em português sobre a Doença Degenerativa da coluna foi publicado pelo médico diretor da Clínica Pinheiro Franco: Dr. Pinheiro Franco. Marque sua consulta e venha entender, de fato, seu problema de dor na coluna para avaliarmos o tratamento correto e melhorar sua qualidade de vida.

Todos nós vamos envelhecer, a grande maioria vai ter degeneração do disco, e esta doença da coluna é a principal causa de dor nas costas.

O tipo de lordose e a dor na coluna

Para que possamos entender um pouco a respeito de possíveis causas de fibromialgia, devemos compreender que o tipo de Lordose lombar de cada pessoa pode influenciar no envelhecimento desta pessoa e vir a trazer mais ou menos dor na coluna.

O seu tipo de lordose pode influenciar sua qualidade de vida no futuro. Dr. Pinheiro Franco publicou nos EUA livro inédito sobre os tipos de lordose e sua influência na degeneração do disco da coluna.

Todos nós temos várias curvas na coluna, a saber: a lordose da região lombar, a cifose da coluna torácica e a lordose da coluna cervical. Na vida, ao longo dos anos, com a degeneração dos discos, nós podemos perder parte destas lordoses na coluna lombar e na coluna cervical, de forma que a coluna fica retificada. Assim, a coluna tende, de certo modo, a pender para a frente.

Em outras palavras, a doença degenerativa do disco e da coluna leva a uma perda de lordose que leva a uma inclinação para a frente de nosso corpo (imperceptível quando observamos, por exemplo, numa fotografia de lado, na enorme maioria das pessoas durante o passar das décadas). A dor na coluna pode se associar a isto.

O desequilíbrio lateral da coluna e a tensão muscular

Com a degeneração dos discos, é natural que possamos perder parte da sustentação anterior de nossa coluna vertebral. Quem nunca viu na rua uma pessoa de mais idade que passa com a coluna inclinada para a frente? Pois, aquela é uma situação extrema em que existe um tamanho desequilíbrio lateral da coluna que ela literalmente pende para a frente.

O corpo humano vai, ao longo dos anos, sofrendo a degeneração dos discos, que se desidratam, e perdemos a lordose, e a coluna retifica. A coluna tende a “pender” para a frente. Lembro-me do grande Dr. Edward Benzel, da Cleveland Clinic, com quem publiquei dois livros fantásticos sobre o motivo destas linhas aqui. Ele dizia “cifose traz cifose”.

Em outras palavras, a coluna que “pende” para a frente tende a pender ainda mais para a frente. O que segura nossa coluna e evita que ela penda para a frente é um fantástico mecanismo nosso, só nosso, do Homo sapiens, que nos mantém numa situação de equilíbrio lateral (sagital) da coluna sem que “pendamos” (caiamos) para a frente, sem que nossa coluna se desequilibre para a frente ao longo dos anos, ao longo do processo natural da degeneração dos discos.

Este fantástico mecanismo de equilíbrio lateral da coluna (olhando ela de lado no raio-x) permite que fiquemos em pé, que possamos manter nossa posição na vertical, sem cair para a frente, mesmo com a perda de água de nossos amortecedores anteriores ao longo dos anos.

Mas isto tem um custo, e este custo pode ser alto! Nossa musculatura, principalmente a da coluna, deve funcionar como uma espécie de guindaste que segura nosso esqueleto, que segura nossa coluna.

Quando a coluna “pende” para a frente, todo este sistema de sustentação é colocado à prova. Muitas vezes, tem que trabalhar mais do que devia. A musculatura sobrecarregada para carregar a coluna, associada à degeneração discal e ao desequilíbrio sagital (lateral) da coluna, à perda de lordose, pode levar a uma série de sintomas.

Sintomas do desequilíbrio da coluna incluindo tensão muscular:

Preste muita atenção agora. Você tem estes sintomas abaixo, ou já ouviu alguém se queixar dos sintomas de tensão muscular persistentes?

• tensão muscular no pescoço
  • dores no pescoço
  • dor de cabeça, em geral na parte de trás da cabeça, definida como uma sensação de aperto ou tensão ali atrás
  • desconforto ou incômodo no pescoço
  • sensação de “nódulos” musculares no pescoço, descendo às vezes até o ombro
  • dores musculares localizadas na coluna
  • dor ou tensão muscular na escápula/omoplata
  • tensão muscular nas costas (lombar)

Se estas sensações existem, pode ser que seus sintomas tenham a ver, sim, com a coluna. Pode ser que tudo isto tenha a ver com a degeneração do disco e o equilíbrio lateral de sua coluna lombar, cervical. Mas como saber? O raio-x mostra algo? A pessoa sofre. O tempo passa…

Estas sensações descritas acima podem se agravar no fim do dia, quando o sistema de sustentação muscular ficou sobrecarregado e o músculo, literalmente, cansa de segurar, de sustentar o nosso corpo, nosso esqueleto e todas as estruturas.

Podem aparecer, associadas a isto, ou devido a isto:

• desânimo
  • fadiga ou cansaço crônico
  • irritação
  • falta de vontade de fazer as coisas do dia a dia, como passear, sair de casa
  • dificuldade para dormir, insônia
  • sensação de que acorda mais cansada(o) do que quando foi dormir
  • depressão ou irritabilidade

Desequilíbrio lateral da coluna e fibromialgia

Leram tudo acima? Perceberam? Observaram as possíveis consequências da degeneração discal, da perda da lordose, do desequilíbrio lateral da coluna e das possíveis associações com dores ou tensões musculares?

Nós acreditamos que todo paciente que tenha suspeita de fibromialgia deva passar por meticulosa avaliação de sua coluna. E quem entende do equilíbrio lateral da coluna?

Querem saber? O autor destas linhas, Dr. Pinheiro Franco, publicou em 2019, em New York (Estados Unidos da América), pela renomada editora de livros médicos THIEME, o primeiro livro do mundo sobre o assunto que você está lendo, sobre o equilíbrio lateral da coluna !

Agregue valor à sua qualidade de vida. Você está no lugar certo para uma avaliação minuciosa do seu caso. Não se contente com o diagnóstico de fibromialgia enquanto uma real e especializada investigação de suas dores/ tensões musculares ainda não tenha sido feita. Nós podemos, juntos, melhorar sua qualidade de vida. Marque sua consulta conosco agora pois somente em uma consulta médica poderemos realmente determinar o que se passa com você.

fibromialgia e dor na coluna
O 1. livro internacional sobre o desequilíbrio e o equilíbrio lateral (sagital) da coluna. Foi publicado nos Estados Unidos pelo Dr. Pinheiro Franco. Sim! Você está no lugar certo! Caso você tenha fibromialgia/ tensões musculares recorrentes, marque agora sua consulta e esperamos poder ajudá-la(o) a melhorar sua qualidade de vida.