Agende consulta presencial ou por video chamada.

Nódulo de Schmorl é câncer?

Nódulo de Schmorl é câncer?

Você acabou de descobrir que tem nódulo de Schmorl em sua coluna e está preocupado(a) com este nódulo. Pois pode ficar totalmente tranquilo(a) !!! Nódulo de Schmorl não é câncer.

Muito, muito tempo atrás, um alemão chamado Georg Schmorl fazia disscções anatômicas para compreender melhor o corpo humano e ele percebeu que, em muitas pessoas (que já tinham evidentemente falecido), havia uma espécie de um nódulo na parte de cima da vértebra da coluna. Sua descoberta foi chamada de nódulo de Schmorl.

Passados muitos, muitos anos, surgiu a tomografia de coluna e a ressonância magnética de coluna, que são exames que mostram muito bem o que acontece lá dentro de nosso corpo. Estes exames mostram muito bem o tal nódulo de Schmorl. OK, já entendi isso, agora, o que é o nódulo de Schmorl? Devo me preocupar com isso?

Bom, vamos entender um pouco da anatomia, da forma do disco, nosso amortecedor entre as vértebras. Os nossos discos têm, na parte de cima e na parte de baixo deles, um platô de cartilagem que permite que este disco esteja ligado ao platô ósseo da vértebra. Por este platô de cartilagem passam vasinhos sangüineos responsáveis pela nutrição do disco. Em algumas pessoas, e ainda não se sabe exatamente porquê, o platô de cartilagem em cima ou em baixo do disco sofre uma espécie de erosão, ele meio que não consegue mais sustentar uma parte do disco, e ele cede, e ele afunda, e o disco que está em cima dele (platô), acaba afundando, entrando para dentro deste buraco, desta erosão. E aí, o disco, que tem uma certa “pressão”, como um pneu de um carro, de certa forma “despressuriza”. Assim, um pedaço do disco entra para dentro deste buraco criado pela erosão do platô de cartilagem. O disco hernia (sai) do espaço dele disco, para dentro deste buraco na vértebra. Este buraco na vértebra, ao olharmos as imagens de uma tomografia ou ressonância, tem a forma de um nódulo! Assim, você entendeu que o nódulo descrito por Schmörl não é nada mais do que uma fraqueza do platô que erode e o disco hernia para dentro da vértebra abaixo. Em outras palavras, não tem nada a ver com câncer da coluna. Agora, se você tem dor na coluna e você descobriu que tem nódulo de Schmorl, é importante descobrir a verdadeira causa da dor. Acabou o tempo em que se tratava dor na coluna sem entender a sua causa de dor. As causas de dor são diversas e podem ser:

Para entender e descobrir a real causa de sua dor, não perca seu tempo: venha procurar grandes especialistas em doença degenerativa da coluna, que estão aqui para ajudá-la(o) na Clínica Pinheiro Franco. Somos uma equipe com reconhecimento internacional e somos autores do mais importante livro já escrito sobre doença degenerativa do disco já publicado. Marque agora mesmo sua consulta.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO