O que é edema de medula espinhal?

O que é edema de medula espinhal?

Edema de medula espinhal (mielomalácia) é o inchaço que a medula espinhal sofre, em geral causado por uma compressão dela. Como a medula espinhal pode ser vista como uma “continuação do cérebro” para baixo, ou seja, ela tem neurônios, sua compressão pode ser lesão gravíssima!

Edema de medula espinhal é uma situação grave e o neurocirurgião com habilidade para resolver esta situação deve ser contactado o quanto antes. Os sintomas podem ser vários e serão apresentados abaixo.

Situações inesperadas podem ocorrer: recentemente atendemos uma senhora com problemas de coluna lombar. Seu marido contou, na consulta de sua esposa, que tinha uns formigamentos nas pontas dos dedos das mãos. Por excesso de zelo, como fazemos habitualmente com nosso pacientes, solicitamos a ressonância da coluna cervical. Qual não foi nossa surpresa quando avistamos no exame a grave lesão que é o edema de medula espinhal.

Assim, em outras palavras, muitas vezes é difícil fazer o diagnóstico baseado nos sintomas, pois muitas vezes, os sintomas podem ser comuns e podem estar sendo tratados em clínicas de fisioterapia ou apenas com remédios pelo próprio paciente ! (LEIA OS SINTOMAS ABAIXO E VEJA SE OS APRESENTA).

A Clínica Pinheiro Franco, especializada em Neurocirurgia, tem grande experiência no tratamento com segurança das lesões que causam o edema de medula espinhal. É fundamental que o profissional que trate esta doença tenha enorme experiência e habilidade no manejo da medula espinhal e nervos pois trata-se de doença gravíssima.

Mesmo em mãos experientes, o risco durante o tratamento não é zero. Assim, não perca seu tempo, marque sua consulta agora com quem tem enorme experiência nesta doença e vamos analisar seus exames.

Quais os sintomas de edema de medula espinhal?

Vários sintomas podem fazer com que o paciente procure o médico e descubra se existe edema de medula espinhal na ressonância magnética de coluna cervical. Entre os sintomas, temos os abaixo citados. Mas, lembre-se: a lista abaixo não quer dizer que você terá esta doença gravíssima edema de medula espinhal! Os sintomas podem aparecer combinados.

  • dor no pescoço persistente
  • pescoço duro/ perda de mobilidade do pescoço
  • dor no pescoço ao colocar cabeça para trás
  • formigamento de ponta de dedos
  • perda do equilíbrio
  • perda de força em braços
  • perda de sensibilidade em braços/ formigamentos
  • tetraplegia (ausência de força em 4 membros)
  • formigamentos nas pontas dos dedos
  • dor que vai do pescoço para braços
  • choques no pescoço e braço
  • estalos no pescoço
Dor no pescoço, limitação de movimento e dificuldade de colocar pescoço para trás podem ser sintomas de edema de medula espinhal. A única forma de diagnóstico é com a ressonância de coluna cervical.

Quais as causas de edema de medula espinhal?

As causas de edema de medula espinhal são várias. Quando falamos de doença degenerativa de coluna, que é o tema dos livros do Dr. Pinheiro Franco, as causas de edema de medula espinhal (mielomalácia) costumam ser as seguintes:

A medula espinhal é o “tubo” escuro que se encontra esmagado.
Nota-se claramente uma imagem clara no ponto de maior compressão medular.
Este é o edema de medula espinhal ou mielomalácia.
Trata-se de patologia que tratamos com frequência na Clínica Pinheiro Franco.
O paciente operado está bem, mexendo normalmente seus braços e pernas.
E muito agradecido!

Qual o tratamento de edema da medula espinhal?

O tratamento da medula espinhal deve ser cirúrgico pois a medula espinhal está em grave sofrimento e pode haver risco da integridade dos movimentos de braços e pernas da pessoa. Assim, se você estiver lendo estas linhas por ter edema de medula espinhal, ligue já para a Clínica Pinheiro Franco, envie mensagem CLICANDO AQUI escrevendo urgente na página CONTATO DO SITE ou mande uma mensagem WhatsApp.

Nossa equipe de Neurocirurgiões tem enorme experiência no trato com esta grave compressão da medula espinhal. Os especialistas em Neurocirurgia de nossa Clínica têm em seu lema, há décadas, a melhor e mais delicada cirurgia para a preservação da função de seus braços e pernas.

Lembre-se: não existe receita de bolo. Cada caso é um caso. Cada pessoa é única. Sua medula espinhal é valiosa e a saúde dela significa a preservação dos movimentos de seus braços e pernas. Pense nisto, não perca seu tempo e vamos resolver juntos este problema gravíssimo.

CLÍNICA PINHEIRO FRANCO – 47 ANOS DANDO SEGURANÇA PARA MEDULA ESPINHAL E NERVOS

Alguns dos melhores especialistas da Equipe da Clínica Pinheiro Franco discutem técnica cirúrgica de microneurocirurgia, microdiscectomia e descompressão medular para tratamento cirúrgico de edema de medula espinhal causado por hérnia de disco cervical.

Compartilhe

Outras publicações

Outros Tratamentos

Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.