Qual o tratamento para mega-apófise transversa?

Não existe tratamento para a mega-apófise transversa. Mas fique tranquilo (a), leia com atenção abaixo e entenderá tudo.

Você descobriu que tem uma mega-apófise transversa: está preocupado (a) com esta situação e se pergunta o que fazer? Qual o tratamento?

Na verdade, a existência de uma mega-apófise é uma anomalia congênita, é o que chamamos de variação anatômica. Seria uma fabricação de certa estrutura do nosso corpo, durante nossa formação na barriga de nossas mães, diferente daquilo que consideramos o normal para a região.

A apófise transversa é uma protuberância óssea que existe aos pares (uma de cada lado) nas vértebras de nossa coluna. Foi esta estrutura que o jogador de futebol Neymar teve quebrada (fratura de processo transverso) durante uma partida de futebol de Copa do Mundo que o afastou daquela Copa.

Fratura do processo transverso

Algumas vezes as pessoas têm aquilo que chamamos de mega-apófise transversa, ou seja, a apófise transversa é muito maior do que o normal e já nasce unindo a última vértebra lombar com o osso sacro.

Desta forma, o disco intervertebral entre esta última vértebra lombar e o sacro não pode se mexer e é considerado um disco virtual. E como ele não se mexe, as estruturas articulares da coluna acima, ou seja, o disco e as articulações posteriores intervertebrais (facetárias) , vão ter que trabalhar mais para compensar esta imobilidade do disco de baixo que não se move. Então, entendemos que haverá um processo degenerativo mais acentuado no disco e articulações facetárias do nível acima daquele que não se move.

Agora você pode compreender que mega-apófise transversa não tem tratamento pois é algo que faz parte de sua forma, sem fazer mal nenhum, e que a causa de suas dores lombares é outra (!). Marque agora sua consulta com os médicos da Clínica Pinheiro Franco e venha descobrir, realmente, o que causa suas dores na coluna.

Diante do falado acima, o disco e as articulações facetárias do nível de cima terão uma tendência a sofrer mais cedo durante a vida, podendo gerar dor nas costas, que pode ser dor facetária , dor de origem discal (dor discogênica) ou dor pelo desequilíbrio lateral da coluna.

Para concluir, entenda que se você tem vértebra de transição, existem boas chances que a real causa de suas dores na coluna seja de um problema resultante de sobrecarga mecânica no nível acima da vértebra de transição, a saber:

Assim, não perca seu tempo, vamos descobrir juntos a real causa de sua dor na coluna. Se a dor na coluna for resultante de uma sobrecarga nas facetas articulares posteriores do nível adjacente (superior), há tratamentos minimamente invasivos que poderão aliviar sua dor:

Entre em contato conosco já e descobriremos juntos a causa real de sua dor na coluna.

Clínica Pinheiro Franco

47 anos cuidando de sua qualidade de vida e lutando pela preservação da saúde de seus nervos de braços e pernas.