Qual o tratamento para nódulo de Schmorl?

O tratamento para o nódulo de Schmorl não é necessário na gigante maioria das vezes. Mas como ?

Algumas pessoas tem uma fragilidade do platô cartilaginoso entre a vértebra da coluna e o disco intervertebral acima ou abaixo desta vértebra. Quando este platô frágil quebra, o disco intervertebral acaba literalmente entrando dentro do osso, entrando dentro da vértebra.

O nódulo de Schmorl é uma hérnia de disco?

Sim, de certa forma, podemos dizer que sim: o nódulo de Schmörl é uma hérnia de disco, para dentro da vértebra! Mas, acalme-se, este nódulo não tem absolutamente nada a ver com as tradicionais hérnias de disco que escutamos as pessoas falarem no dia a dia.

Na hérnia de disco “tradicional”, parte do núcleo interno do disco intervertebral sai do disco através de um rompimento do anel fibroso elástico na periferia do disco e acaba, muitas vezes, por causar uma compressão do nervo. Assim, a hérnia de disco “tradicional” pode causar dor na perna, no nervo ciático, formigamento na perna, sensação de fraqueza na perna, falta de sensibilidade na perna e em piores casos, até um pé caído.

O nódulo de Schmorl causa degeneração da coluna?

O nódulo de Schmörl é um fenômeno possível de acontecer e pode ter a ver com aquilo que chamamos de doença degenerativa da coluna, ou discopatia.

No momento em que parte do disco saiu dele disco e herniou para dentro da vértebra, o disco , de certa forma, fica despressurizado. E sendo assim, ele perderá a capacidade perfeita de realizar de forma adequada suas funções principais que são: absorção de carga e realização do movimento.

Então, é bastante lógico acreditar que o nódulo de Schmörl tenha sua contribuição, seja ela grande ou pequena, no processo natural do envelhecer de nossos discos chamado doença degenerativa discal.

E a degeneração discal, ela causa dor?

doença degenerativa do disco
No Quadro: o 1o. livro em português sobre a Doença Degenerativa da coluna foi publicado pelo médico diretor da Clínica Pinheiro Franco, Dr. Pinheiro Franco.
Nas mãos do Dr. Pinheiro Franco, o maior livro já publicado internacionalmente sobre a degeneração do disco intervertebral. O livro , de 834 páginas, foi publicado pela célebre editora alemã SPRINGER. Dr. Pinheiro Franco: orgulho para o nosso país.
Marque sua consulta e venha entender, de fato, seu problema.

A degeneração discal causa dor na coluna?

A degeneração discal pode ter a ver com o aparecimento de dor na coluna. Recentemente, tive um paciente na faixa dos 40 anos de idade que tinha vários nódulos de Schmörl em várias vértebras de sua coluna lombar. Ele tinha na ressonância, também, vários discos “despressurizados”, degenerados. A degeneração do disco pode induzir uma sobrecarga facetária, uma sobrecarga de trabalho nas articulações zigoapofisárias posteriores da coluna.

Caso fique comprovado através de um bloqueio facetário que este paciente tenha dor facetária, a indicação do procedimento rizotomia percutânea por radiofrequência é uma boa alternativa de tratamento para a lombalgia, sua dor na coluna lombar.

E o nódulo de Schmörl pode causar inflamação da vértebra?

O nódulo de Schmörl causa inflamação na coluna?

Não é incomum observarmos nas imagens de ressonância magnética a presença dos sinais de Modic na vértebra acometida pelo nódulo de Schmörl. O sinal de Modic pode representar inflamação da vértebra, da coluna vertebral.

Não está claro porque alguns nódulos de Schmörl induzem o sinal de Modic 1 — inflamação vertebral – e outros não. O fato é que alguns nódulos de Schmörl não induzem esta inflamação vertebral e outros causam a inflamação vertebral.

Muitos pacientes com nódulo de Schmörl têm dor na coluna, mas qual é a causa real?

Quais as causas de dor na coluna em paciente com nódulo de Schmorl?

As causas de dor na coluna lombar, lombalgia, em pacientes com nódulo de Schmorl, podem ser as várias doenças associadas a esta doença:

Qual o tratamento para o nódulo de Schmorl?

Como pudemos observar, o nódulo de Schmorl pode estar envolvido em um processo da degeneração discal de modo que, na verdade, a dor a ser tratada é a dor relacionada a uma das doenças listadas logo acima. E, entre os tratamentos das doenças listadas acima, há vários tratamentos possíveis, a saber:

O assunto é complexo, as variáveis são múltiplas. Não foi à toa que o livro publicado na Alemanha do Dr. Pinheiro Franco tem quase 900 páginas sobre o assunto.

Marque já sua consulta com nossa equipe, para que possamos analisar de forma correta todas as variáveis e determinar o melhor tratamento para sua dor lombar, lombalgia e ciática.

Clínica Pinheiro Franco, 47 anos preservando e cuidando dos nervos de sua coluna.

As importantes conexões neuronais dos nossos nervos, muito bem cuidadas pelos neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco