Quando nosso paciente tem histórico da prática da corrida como atividade física, quando for possível, será realizada a análise cinemática da corrida.
Mas o que é este teste?

Trata-se de uma avaliação que verifica todos os parâmetros da corrida para entender quais pontos podem ser modificados pelo paciente/atleta para evitar lesões e acompanhar o retorno ao esporte. Para essa avaliação, o paciente é filmado sob vários ângulos enquanto corre em uma esteira. Esses dados são passados para o computador e, através de um programa especializado em análise cinemática, obtém-se um relatório detalhado sobre os erros posturais e os problemas que o paciente/atleta possa ter no futuro em decorrência deles.
Lombalgia: qual a relação com a corrida e como me prevenir?
Você sabia que a lombalgia (dor na coluna lombar) é uma das principais queixas entre os corredores? E ela aparece normalmente ao final do treino ou da prova e traz uma sensação de cansaço, como se estivesse “carregando o mundo nas costas”.
Como a corrida é um esporte que não exige habilidade específica como outras modalidades, qualquer um, teoricamente, pode iniciar os treinos ou, até mesmo, participar de uma prova. Entretanto, assim como em qualquer tipo de atividade física, ter boas condições de saúde e um preparo físico adequado são essenciais para iniciar a prática.
Como a Lombalgia afeta os corredores?
A corrida é uma atividade física que depende da ação da musculatura do tronco para mantê-lo(a) dentro de uma postura correta durante um longo período de tempo. A coluna lombar funciona como ponte de transmissão de forças entre os membros inferiores e o tronco, fazendo movimentos básicos de flexão, extensão e rotação.
A dor ocorre por um problema mecânico. Os músculos não estão suficientemente alongados para permitir uma amplitude total de movimentos do tronco e quadril, e, dessa forma, sofrem mínimas lesões por estiramento durante posturas inadequadas ou movimentos bruscos, resultando em uma resposta de espasmo muscular.
Vários fatores contribuem para o surgimento da lombalgia mecânica em corredores, como o desequilíbrio das forças entre os grupos musculares flexores e extensores do tronco; cargas repetidas ou excessivas na coluna lombar; vícios de postura durante a corrida; menor flexibilidade nos grupos musculares do tronco e membros inferiores; intervalos curtos de descanso entre treinos; fadiga muscular; aumento do treinamento; além de treino em pisos rígidos e tênis inadequado.
Como se prevenir da lombalgia?
A avaliação de corrida analisa os movimentos do corredor durante a corrida a fim de detectar possíveis desequilíbrios que possam estar relacionados a lesões importantes.
O Laboratório de Avaliação Cinemática da Clínica Pinheiro Franco detecta qualquer alteração no movimento e na biomecânica da corrida, tanto para melhor desempenho quanto para reabilitação de alterações musculoesqueléticas relacionadas ao esporte.
Ao constatar alguma alteração durante a avaliação, a equipe de fisioterapeutas acompanha a evolução e orienta o corredor no sentido de prevenir lesões, aumentar sua performance e, se for o caso, escolher a prática esportiva mais correta para seu biotipo.
A Clínica Pinheiro Franco conta com equipamentos de alta tecnologia para realizar a análise cinemática das articulações do pé, tornozelo, joelho, quadril e coluna durante a corrida. Os exames são feitos em sequência, sendo realizados em até 2 horas, com emissão do laudo em 48 horas.

Não tenho problema na coluna, mas quero fazer a análise na Clínica Pinheiro Franco, eu posso?
A Clínica Pinheiro Franco tem uma equipe composta por fisioterapeutas e médico ortopedista, altamente experientes na área esportiva e está de portas abertas para receber todos os clientes que queiram usufruir de nossa estrutura.