O Método CONNECT foi criado pelos fisioterapeutas da Clínica Pinheiro Franco para dar suporte aos nossos clientes que passarão por procedimentos cirúrgicos, conectando-o de forma integral com o seu corpo e criando a noção de percepção plena dos movimentos, proporcionando assim todos os benefícios que um programa de reabilitação pré-cirúrgica pode oferecer para minimizar o impacto que esses procedimentos podem causar nas suas vidas.

O método consiste em um programa de exercícios pré-cirúrgicos, que pode variar entre 3 e 6 semanas, dependendo do quadro clínico do paciente. O Método CONNECT tem como objetivo proporcionar ao paciente uma recuperação mais rápida após a cirurgia, pois um programa de exercícios supervisionados antes de se submeter à cirurgia produz melhores resultados para os pacientes imediatamente no pós-operatório e em até 2 anos depois.
O que exatamente é a reabilitação pré-cirúrgica?
Estudos demonstraram que pacientes que fizeram fisioterapia no período pré-cirúrgico obtiveram bons resultados no que ser refere à redução da dor e ao aumento da função física em comparação com pacientes que não o fizeram. Este ganho se dá porque o Método CONNECT é um programa cuja base é analgesia e exercícios físicos que visam aumentar a força muscular, para facilitar o retorno às suas atividades de vida diária após o procedimento cirúrgico.
O Método CONNECT ajudará o paciente a se preparar física e mentalmente para o procedimento a ser realizado. Não é segredo que a preparação para uma cirurgia pode deixar o paciente ansioso, mas um programa de exercícios supervisionados e construído de forma individualizada para cada paciente pode proporcionar uma maior conexão entre corpo e mente para passar pelo procedimento cirúrgico de forma mais tranquila.

5 razões pelas quais você deve considerar aderir ao Método CONNECT de reabilitação pré-cirúrgica:
Cirurgias (grandes ou pequenas) podem ser experiências estressantes. A reabilitação pré-cirúrgica é projetada para diminuir parte do estresse mental, físico e emocional causado pela cirurgia.
- Redução da dor. Isso pode ser feito através de uma variedade de métodos, incluindo exercícios, massagens, acupuntura, eletroterapia ou terapias com gelo e calor.
- Melhora dos resultados da cirurgia. O Método CONNECT pode melhorar os resultados gerais da cirurgia pois quanto mais forte o paciente estiver antes da cirurgia, maior será a probabilidade de sucesso da mesma.
- Redução das complicações. Os tratamentos de fisioterapia, especialmente aqueles que incorporam programas de exercícios, podem ajudar a aumentar a força e a resistência. Como resultado, isto pode melhorar a imunidade, o que significa que a chance de infecção após a cirurgia será menor.
- Aumento da resistência. Em qualquer cirurgia sempre haverá uma perda de força muscular após o procedimento. No entanto, um programa de exercícios supervisionados nesse período que antecede o procedimento pode ajudar a reduzir a quantidade de força perdida.
- Diminuir o tempo de recuperação. Ao concluir o Método CONNECT de reabilitação pré-cirúrgica, sua recuperação deve ser muito mais suave do que seria sem tratamentos de fisioterapia. Ter músculos fortes e tonificados antes da cirurgia ajuda a voltar à sua rotina regular muito mais rápido.
Além disso, existem outros benefícios do Método CONNECT de reabilitação pré-cirúrgica:
- Melhorar o equilíbrio para reduzir o risco de quedas;
- Familiarização com os exercícios que serão realizados no período após a cirurgia.

Você sabia?
Você sabia que a reabilitação pré-cirúrgica pode fazer-lhe economizar dinheiro? Pois é! Além de fortalecer a mente e o corpo de uma pessoa, a reabilitação pré-cirúrgica trará benefícios econômicos aos pacientes, inicialmente através da redução de sua necessidade de cuidados pós-operatórios. Mas não é só isso.
Vale ressaltar que um estudo demonstrou que pacientes submetidos a programas de reabilitação pré-cirúrgica não apenas reduziram a necessidade de cuidados após o procedimento, como também proporcionaram uma volta mais rápida às suas atividades laborativas. Claramente, participar de um programa de reabilitação pré-cirúrgica compensa financeiramente, fisicamente, mentalmente e emocionalmente.
E como é o Método CONNECT de reabilitação pré-cirúrgica?
Os pacientes passarão por uma avaliação completa e receberão intervenção fisioterapêutica pré-cirúrgica uma ou duas vezes por semana, durante um período que antecede o seu procedimento. O programa é multicomponente e incluirá:
- Programa de analgesia para o controle da dor;
- Exercícios específicos para a região afetada;
- Exercícios de controle motor;
- Abordagem comportamental para reduzir a prevenção do medo e aumentar o nível de atividade;
- Os pacientes também receberão informações padronizadas sobre a cirurgia, orientações domiciliares pós-cirurgia e conselhos para permanecerem ativos.