Sobre a Clínica

A Clínica Pinheiro Franco nasceu há cerca de 45 anos atrás, dos sonhos de um jovem médico neurocirurgião, Luiz Fernando Pinheiro Franco.

Especialista-da-Coluna-vertebral-00033

Prelúdio

1932. Quase 100 anos atrás…o pai de Luiz Fernando, Nelson Pinheiro Franco, era muito jovem e tinha em seu irmão mais velho, Fernando, um ídolo. Fernando era exímio tocador de piano, entrou na Faculdade de Direito da USP e em 1932 foi Voluntário na Revolução pela Constituição Brasileira de 1932.

Fernando Pinheiro Franco faleceu na Revolução Constitucionalista de 1932 aos 19 anos de idade e hoje está no Monumento do Obelisco do Ibirapuera. Nelson seguiu os passos de seu irmão e seguiu o caminho do Direito. Assim, Nelson Pinheiro Franco conviveu e cultivou amizade com seus colegas de turma André Franco Montoro e Jânio da Silva Quadros. 

Os três amigos, em sua mocidade, frequentavam os cafés da Pauliceia Desvairada, discutindo ideias e ideais, desenvolvendo cultura, tal qual a mocidade estudantil germânica da Viena do século XIX. Anos se passaram e os três amigos destacaram-se em seus respectivos caminhos: Franco Montoro foi Governador do Estado de São Paulo e hoje dá nome ao Aeroporto Internacional de São Paulo; Jânio Quadros foi Presidente do Brasil, e Nelson Pinheiro Franco foi Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o único a ser eleito por unanimidade por todos os desembargadores. (Algumas das cartas de Montoro e Jânio Quadros a Nelson Pinheiro Franco estão no livro “PEREGRINAÇÃO”, escrito por Nelson em homenagem à sua esposa). Nelson homenageou seu querido e saudoso irmão dando a seu filho primogênito o nome Luiz Fernando.

A Mãe de Luiz Fernando, Maria Apparecida, educadora e religiosa, Professora de Escola Primária, e Professora de Religião, foi uma das responsáveis pela construção da Igreja Santo Ivo. Assim, neste ambiente religioso, de rígida moral, cresceu o jovem Luiz Fernando, que recebeu igual educação rigorosa no tradicional Colégio São Bento, no centro da cidade.

O início

Há 46 anos, o jovem médico Luiz Fernando iniciou sua atividade neurocirúrgica, numa época em que o Brasil ainda engatinhava nas técnicas de cirurgia, numa época em que as inovações tecnológicas e de tratamento levavam anos para chegar aqui no Brasil. Foi uma fase onde havia muitos poucos médicos se comparado a hoje em dia e onde a criatividade do cirurgião era colocada à toda prova, haja vista esta falta de condições tecnológicas. Assim, neste ambiente formou-se o neurocirurgião Luiz Fernando Pinheiro Franco, discípulo direto do Professor Gilberto Machado de Almeida, ícone da Neurocirurgia brasileira.

Os anos 70 e a Inglaterra

Nos anos 1970, sabendo da necessidade de conhecer o que de melhor se sabia em neurocirurgia no mundo, Luiz Fernando foi à Europa morar em Londres em 1978 e 1979, na Universidade de Londres, sob a chefia do Dr. Lindsay Simon. Na Europa, conheceu diversos mestres internacionais na neurocirurgia como Alan Crockard e conheceu Sebastião Gusmão, aquele que se tornou seu grande amigo e que seria futuramente, o Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

O pai e o filho

No Brasil, procurava, na medida do possível, praticar uma neurocirurgia de ponta, anatômica, para tratamento de males cerebrais e da coluna vertebral. Nos anos 1980, visitou diversos países, sempre na busca do aprimoramento científico e morou alguns meses em Berlim na Alemanha, no fim da década. Nos anos 1990, enquanto Dr. Luiz Fernando formava diversos novos neurocirurgiões brasileiros, assumia cargos importantes nas principais associações científicas nacionais, dava aulas em congressos nacionais e internacionais, e introduzia valiosas técnicas minimamente invasivas de tratamentos de coluna, seu filho João Luiz terminava seus estudos médicos na Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo) e iniciava sua especialização na Área da Neurocirurgia. Assim, Pai e Filho iniciaram um trabalho juntos, em que o conhecimento, como nos tempos antigos, era passado em Família, de pai para filho.

A nova Europa: França e Alemanha

Em 2003, Dr. João Luiz foi ao Velho Continente, trabalhou e estudou em prestigiosas Universidades da França e Alemanha. Morou 4 anos na Europa especializando-se na área que mais gostava: a coluna vertebral. Fez estágios em centros nos EUA e tornou-se Revisor Científico (consultor de qualidade dos tratamentos sobre coluna e dor no ciático) dos mais prestigiados jornais científicos sobre coluna da Europa (European Spine Journal) e EUA (Spine). Voltou ao Brasil em 2007 e assumiu o Cargo de Diretor-Executivo da Clínica Pinheiro Franco – Neurocirurgia e Coluna Vertebral.

Década 2010-2020 : Pinheiro Franco se estabelece como referência de tratamento de coluna para o mundo

Na década de 2010, enquanto Dr. Luiz Fernando Pinheiro Franco aprimorava, cada vez mais, as técnicas e cirurgias minimamente invasivas de coluna, Dr. João Luiz Pinheiro Franco atingia grande repercussão nacional e internacional na área científica de coluna. Primeiro, escreve, junto com os cirurgiões internacionais Michael Mayer (Alemanha), Edward Benzel (EUA) e Alex Vaccaro (EUA), o primeiro livro em português (480 páginas) sobre o tratamento da dor lombar. Na sequência, em 2016, publica na Alemanha o maior livro já escrito sobre a lombalgia e sua causa principal, a doença degenerativa do disco intervertebral. O livro se torna referência internacional para especialistas da coluna do mundo inteiro. Em 2019, ele lança em Nova Iorque o livro sobre o mais importante assunto da coluna na última década: o equilíbrio lateral da coluna. Mais uma vez, o nome Pinheiro Franco orgulha o Brasil no exterior, tal qual um dos grandes heróis do Dr. João, Ayrton Senna do Brasil! Estas ações levaram, inclusive, a convites e participações em Reuniões Científicas na Academia Pontifical de Ciências do Vaticano, com a presença do próprio Papa Francisco e de vários cientistas ganhadores do Prêmio Nobel.

Assim, a Família Pinheiro Franco continua a se destacar, na área da Medicina, mas também continua a se destacar na área Jurídica, nas pessoas dos 3 irmãos mais jovens do Dr. Luiz Fernando: Antônio Celso tornou-se Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Roberto foi Presidente da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo, e Geraldo foi eleito recentemente Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ocupando, 35 anos depois, a mesma cadeira da Presidência desta Corte, que seu pai Nelson um dia honrou.

Uma história de Amor

Este é um pequeno resumo da história da Clínica Pinheiro Franco, e da Família Pinheiro Franco, uma história de família, uma história de Pai e Filho, mas também, uma história de Mãe, uma história de luta pelo paciente, uma história de trabalho, de dedicação árdua, de seriedade, mas, acima de qualquer coisa, uma história de amor pelo maior bem de Deus: UMA PEQUENA HISTÓRIA PELA VIDA.

Agende uma consulta on-line com o especialista

Especialistas em coluna e neurocirurgia, agende já uma consulta presencial ou on-line