Sobre a Clínica
A Clínica Pinheiro Franco nasceu há cerca de 45 anos atrás, dos sonhos de um jovem médico neurocirurgião, Luiz Fernando Pinheiro Franco.
Prelúdio
1932. Quase 100 anos atrás…o pai de Luiz Fernando, Nelson Pinheiro Franco, era muito jovem e tinha em seu irmão mais velho, Fernando, um ídolo. Fernando era exímio tocador de piano, entrou na Faculdade de Direito da USP e em 1932 foi Voluntário na Revolução pela Constituição Brasileira de 1932.
Fernando Pinheiro Franco faleceu na Revolução Constitucionalista de 1932 aos 19 anos de idade e hoje está no Monumento do Obelisco do Ibirapuera. Nelson seguiu os passos de seu irmão e seguiu o caminho do Direito. Assim, Nelson Pinheiro Franco conviveu e cultivou amizade com seus colegas de turma André Franco Montoro e Jânio da Silva Quadros.
Os três amigos, em sua mocidade, frequentavam os cafés da Pauliceia Desvairada, discutindo ideias e ideais, desenvolvendo cultura, tal qual a mocidade estudantil germânica da Viena do século XIX. Anos se passaram e os três amigos destacaram-se em seus respectivos caminhos: Franco Montoro foi Governador do Estado de São Paulo e hoje dá nome ao Aeroporto Internacional de São Paulo; Jânio Quadros foi Presidente do Brasil, e Nelson Pinheiro Franco foi Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o único a ser eleito por unanimidade por todos os desembargadores. (Algumas das cartas de Montoro e Jânio Quadros a Nelson Pinheiro Franco estão no livro “PEREGRINAÇÃO”, escrito por Nelson em homenagem à sua esposa). Nelson homenageou seu querido e saudoso irmão dando a seu filho primogênito o nome Luiz Fernando.
A Mãe de Luiz Fernando, Maria Apparecida, educadora e religiosa, Professora de Escola Primária, e Professora de Religião, foi uma das responsáveis pela construção da Igreja Santo Ivo. Assim, neste ambiente religioso, de rígida moral, cresceu o jovem Luiz Fernando, que recebeu igual educação rigorosa no tradicional Colégio São Bento, no centro da cidade.
O início
Os anos 70 e a Inglaterra
O pai e o filho

A nova Europa: França e Alemanha
Década 2010-2020 : Pinheiro Franco se estabelece como referência de tratamento de coluna para o mundo
Na década de 2010, enquanto Dr. Luiz Fernando Pinheiro Franco aprimorava, cada vez mais, as técnicas e cirurgias minimamente invasivas de coluna, Dr. João Luiz Pinheiro Franco atingia grande repercussão nacional e internacional na área científica de coluna. Primeiro, escreve, junto com os cirurgiões internacionais Michael Mayer (Alemanha), Edward Benzel (EUA) e Alex Vaccaro (EUA), o primeiro livro em português (480 páginas) sobre o tratamento da dor lombar. Na sequência, em 2016, publica na Alemanha o maior livro já escrito sobre a lombalgia e sua causa principal, a doença degenerativa do disco intervertebral. O livro se torna referência internacional para neurocirurgião do mundo inteiro. Em 2019, ele lança em Nova Iorque o livro sobre o mais importante assunto da coluna na última década: o equilíbrio lateral da coluna. Mais uma vez, o nome Pinheiro Franco orgulha o Brasil no exterior, tal qual um dos grandes heróis do Dr. João, Ayrton Senna do Brasil! Estas ações levaram, inclusive, a convites e participações em Reuniões Científicas na Academia Pontifical de Ciências do Vaticano, com a presença do próprio Papa Francisco e de vários cientistas ganhadores do Prêmio Nobel.
Assim, a Família Pinheiro Franco continua a se destacar, na área da Medicina, mas também continua a se destacar na área Jurídica, nas pessoas dos 3 irmãos mais jovens do Dr. Luiz Fernando: Antônio Celso tornou-se Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Roberto foi Presidente da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo, e Geraldo foi eleito recentemente Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ocupando, 35 anos depois, a mesma cadeira da Presidência desta Corte, que seu pai Nelson um dia honrou.
Uma história de Amor
Agende uma consulta com o neurocirurgião
Agende sua consulta.