ALIF minimamente invasivo para dor na coluna
Alguém pode se perguntar se ALIF é a melhor técnica minimamente invasiva para dor na coluna. É muito interessante descobrir que sim, existe técnica de cirurgia minimamente invasiva de coluna pela barriga! Mas, quando se fala em lombalgia, dor nas costas e cirurgia, todo mundo pensa nas costas, porque a coluna fica atrás!
Mas, em algumas situações, pode ou deve ser feita pela frente. Isto! Por um pequeno corte pela barriga, um pouco parecido como se fosse uma cesariana. O nome desta técnica de tratamento da dor na coluna é ALIF.

Quem devo procurar para tratar minha dor na coluna?
Vale ressaltar que somente a experiência do cirurgião poderá determinar se esta técnica se aplica ao seu caso. Isto porque são tantas as variáveis envolvidas na tomada de decisão sobre qual o tratamento da coluna para cada pessoa. Assim, quem devo procurar para tratar minha dor na coluna? A equipe da Clínica Pinheiro Franco tem enorme experiência, com livros publicados no exterior, trabalha para os principais jornais científicos de coluna do mundo. Então, você está no lugar certo. Marque sua consulta, não perca tempo. Vamos promover a resolução do seu problema.
Realmente, só em uma consulta com nossa equipe, poderemos analisar se esta técnica se indica para você. Lembre-se: Dr. Pinheiro Franco publicou na Alemanha o maior livro já escrito sobre a maior causa da dor lombar (a doença degenerativa do disco intervertebral).

O assunto é tão extenso e complexo. É fascinante. A quantidade de variáveis envolvidas para decidir o caminho é enorme. Existem aspectos bons e ruins em cada técnica. Como em tudo na vida, nossas decisões sempre têm um lado bom e outro não tão bom.
O que é ALIF?
ALIF é a sigla para as palavras inglesas Anterior Lumbar Interbody Fusion. Traduzindo para o português temos Fusão Intersomática Lombar Anterior. Mas, o que significa isto? ALIF consiste na colocação de um suporte mecânico que dê estrutura e estabilize/una as vértebras da região inferior da coluna lombar.
A técnica se chama ALIF, mas o nome da pecinha, do suporte mecânico que é colocado no espaço do disco degenerado (que foi removido) é cage. Interessante observar que cage, em francês, quer dizer “gaiola”. Mas, vai se colocar uma gaiola na minha coluna? Alguma pessoa pode também lembrar do nome “bico de papagaio”. Tudo isto está ficando muito ecológico!
Vamos entender com calma: o cage é uma gaiolinha, em geral feita de uma substância chamada PEEK, e dentro dela vai osso (natural ou sintético). O osso dentro do cage vai, com o tempo, grudar, fundir, unir, estabilizar as vértebras acima e abaixo do espaço onde ele foi colocado.
O objetivo da colocação do cage é a realização de uma artrodese de coluna.
Entendeu? Compreendeu que então vão ter coisas boas e não tão boas com este procedimento? Assim, falaremos disto mais abaixo.
ALIF é técnica minimamente invasiva?
Sim! O acesso, relativamente pequeno, para se colocar o cage ALIF, é pela frente, pela barriga. Dr. Pinheiro Franco aprendeu esta técnica em 2003, quando iniciou seu período de 4 anos de estudos e trabalho como neurocirurgião de coluna na Europa. Assim, tem grande experiência não só na realização da técnica, mas também na perfeita análise de quando deve ser feita.
Quando aprendeu esta técnica, 17 anos atrás, na França, quem fazia o acesso era a própria equipe de neurocirurgiões. No Brasil, por questões legais, quem faz o acesso é o cirurgião vascular. Cabe ao Dr. Pinheiro Franco a remoção do disco degenerado, a descompressão anterior, e a adequação/implantação do cage no espaço discal para permitir o melhor equilíbrio sagital (lateral) da coluna.
Meu caso tem indicação de ALIF?
Como já explicado, existe uma multitude de variáveis que devem ser analisadas, caso a caso. Somente em uma consulta médica, nossa equipe altamente especializada, poderá analisar e determinar se o seu caso tem indicação de cage por ALIF.
De forma geral, a lombalgia, a famosa dor nas costas, é a indicação.
Doenças que podem ser operadas com ALIF:
- Doença degenerativa do disco intervertebral
- Protrusão discal lombar
- Hérnia discal lombar
- Doença inflamatória Modic 1
Além disso, outras doenças da coluna podem requerer a técnica ALIF associada a outro tratamento. São elas:
- Estenose foraminal
- Espondilolistese degenerativa
- Espondilolistese ístmica (fratura do istmo)
- Canal estreito lombar/ radicular
- Escoliose degenerativa
Qual é o melhor tratamento para dor lombar?
Como notamos, existem múltiplas variáveis envolvidas para se decidir qual é o melhor tratamento. Então, só mesmo em uma consulta médica com uma equipe altamente especializada, poderemos decidir qual é o melhor tratamento da dor na coluna, qual o melhor tratamento da dor nas costas.
Os neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco têm enorme experiência no tratamento das dores na coluna e ciático. Poderão analisar os prós e os contras de cada técnica, trazendo uma bela avaliação e procurando dar-lhe a solução para seu problema. Marque sua consulta agora.
Abaixo, está o maior livro já publicado a respeito do assunto destas linhas: a Doença Degenerativa do Disco. Quem o publicou foi exatamente o Dr. Pinheiro Franco! Compreendeu? Venha até nós. Traga suas dúvidas e vamos melhorar. Cuidado com a quantidade de informações disponíveis hoje na internet. Não perca seu tempo. Vamos resolver seu problema. Marque já sua consulta clicando AQUI.
