Antes de explicar o que é esse tratamento da dor na coluna, a biacuplastia intradiscal , vale muito aprender alguns conhecimentos fundamentais para se entender este tratamento.

biacuplastia

A dor lombar persistente – também chamada de dor na coluna, dor nas costas – é um termo muito vago. Hoje em dia todo mundo parece ter um tratamento para dor na coluna. Mas, temos que tomar cuidado com isso. Dizer que alguém tem dor na coluna e propor um tratamento, seja lá qual for este tratamento, seria, mais ou menos, como dizer que alguém tem dor de barriga que não passa, e propor tratamento sem uma devida investigação. Ou seja, está errado. Hoje, em 2020, temos toda a tecnologia que nos permite afinar o diagnóstico, buscar com grande precisão a causa da dor. Pois, se soubermos a causa, ou, pelo menos, se houver grande suspeita de que uma certa estrutura da coluna seja a causa da dor, aí sim, fica muito mais fácil propor tratamentos mais direcionados para a dor.

A doença degenerativa da coluna e o disco como fonte de dor

O disco intervertebral sofre um processo natural de envelhecimento, chamado degeneração discal. Este disco, que normalmente, só tem apenas uma pequena região arás dentro dele inervada, adquire, ao longo dos anos, uma neoinervação, uma nova inervação. Ou seja, ele vai se tornando potencialmente um causador de dor. Como na coluna existem múltiplas estruturas que trabalham juntas, uma espécie de engrenagem, muitas vezes fica difícil determinar quem é o único e real culpado da dor.

Em alguns casos muito bem selecionados, o causador da dor é o disco com esta neoinervação. Nestas situações, um tratamento disponível é a biacuplastia discal, às vezes chamada de radiofrequência intradiscal ou biacuplastia intradiscal.

Tratamento minimamente invasivo da dor na coluna

Este tratamento, minimamente invasivo, consiste na aplicação dentro do disco de duas microcânulas (uma de cada lado) que vão ser introduzidas, por microincisões, praticamente sem corte, dentro do disco intervertebral doloroso.

Daí, o uso de técnica bipolar e radiofrequência irá desativar os nervos, desativar esta nova inervação doente dentro do disco. Seria como se desligássemos um interruptor de uma lâmpada que está piscando com defeito.

Evidentemente, existe a possibilidade de melhora das dores na coluna por esse “desligamento” dos nervos responsáveis pela dor, mas, logicamente, não se está melhorando a anatomia do paciente, pois o disco tratado continua sendo um disco degenerado. Lembre-se: não há cura para a degeneração do disco: é um processo normal do envelhecimento. É como o cabelo de um homem, que cai ou fica branco!

A decisão pelo melhor tratamento da lombalgia e a Clínica Pinheiro Franco

Vale ressaltar que, para toda técnica de tratamento da coluna, existem fatores pró, benéficos, da técnica, e fatores contra, com seus riscos. A Clínia Pinheiro Franco destaca-se no cenário nacional e internacional há mais de 45 anos pela seriedade e honestidade na exposição aos nossos pacientes dos fatores pró e contra de cada possibilidade de tratamento. Quase sempre existe mais de uma opção de tratamento e é muito mais fácil para o médico apontar apenas os fatores positivos de uma técnica.

Crie também para você mesmo (a) a oportunidade de vir aqui, conosco, apresentar seu caso, escutar nossa opinião e se beneficiar de nosso vasto conhecimento e de nossas seriedade e humanidade. Isto faz a diferença. Marque agora sua consulta.