Agende consulta presencial ou por video chamada.

O que é a Descompressão de nervo lombar ciático?

O que é a Descompressão de nervo lombar ciático?

A famosa dor do nervo ciático é causada, na maior parte das vezes, por estruturas perto da coluna, perto de onde o nervo sai do canal vertebral. Existem vários tratamentos para isso, e um deles, muito conhecido e consagrado, é a descompressão do nervo lombar. Em mãos competentes e experientes, a descompressão muda a vida de uma vida pessoa que sofre em silêncio com sua dor ciática.

Quais as causas da dor no nervo ciático?

Qualquer estrutura que cause uma compressão do nervo ciático pode levar a uma dor do nervo ciático. Assim, temos, entre as principais causas de dor no nervo ciático:

Quais os sintomas de dor ciática que eventualmente podem levar o paciente a precisar de cirurgia?

Há uma grande variedade de sintomas que podem definir ou não a necessidade de uma cirurgia de descompressão do nervo ciático. Da mesma forma que não basta uma pessoa ler um manual do carro para saber bem diagnosticar o problema de seu carro, não é suficiente ler no google (que não tem filtro! que não é uma referência) para determinar seu tratamento.

A combinação de uma grande quantidade de variáveis deve ser analisada pelo especialista neurocirurgião para definir se seu caso tem que fazer cirurgia ou não. Nossa equipe de especialistas em neurocirurgia tem formação no melhor manuseio dos nervos para garantir-lhe a segurança de seus nervos durante a cirurgia, se esta for indicada.

Entre os sintomas relacionados à ciática podemos ter:

  • dor na coxa
  • dor na perna
  • dor que vai até o pé
  • alteração de sensibilidade na perna
  • perna que formiga
  • perna que formiga e que preciso “sacudir”
  • perna que falseia, que perde a força
  • perda de mobilidade da perna
  • pé caído
  • dificuldade para caminhar
  • dor nas costas associada
  • “não consigo ficar cinco minutos em pé quepernas formigam”
  • “não consigo ficar cinco minutos em pé que preciso de banquinho/ cadeira para sentar!
  • “fico mancando”
  • dor associada no quadril
  • aquele dor que o paciente chama de dor no piriforme
  • sintomas associados como retenção fecal, com dificuldade para evacuar, demorando vários dias para conseguir evacuar
  • sintomas associados com retenção urinária, com dificuldade para urinar, sendo que perco urina quando tusso (tosse), quando faço movimento mais abrupto.
  • atrofia de músculos de coxa, perna.

Veja só! A quantidade de sintomas associados ou relacionados à ciática é enorme, e só uma avaliação com grande expertise deve determinar ou não a necessidade de uma cirurgia de descompressão do nervo, que não é algo banal.

Mesmo a idade hoje não é obstáculo. O fator idade deve ser cuidadosamente estudado junto com cardiologistas e clínicos. Temos operado muitos pacientes idosos, pacientes com plano de saúde para idosos, e que têm tido grande alívio de suas dores, de forma que passam com grande qualidade de vida seus tempos pós cirurgia.

Quais os riscos de não operar uma hérnia de disco que cause dor ciática?

Da mesma forma que existem riscos de operar uma hérnia de disco que cause dor ciática, também existem riscos de não operar uma hérnia de disco que cause dor ciática?

Ué, mas como assim, risco de não operar? Sim, podem existir. Como tudo na vida, uma tomada de decisão sobre qualquer assunto tem os prós e os contras dos dois caminhos seguidos. A decisão de não operar pode implicar a manutenção de uma situação em que o nervo se mantém comprimido, o nervo se mantém apertado. Desta forma, pode haver lesão do nervo e, às vezes, ela pode se tornar irreversível, e a dor pode se perpetuar.

Quando o paciente recebe a indicação de uma cirurgia de descompressão do nervo, todos os prós e contras têm que ser colocados à mesa, de forma que o profissional com expertise apresente as diversas possibilidades e assim, uma melhor decisão possa ser tomada. Recentemente houve um caso de uma paciente com indicação absolutamente clara de cirurgia para descompressão de grave caso de compressão da medula espinhal. O plano de saúde solicitou que a paciente passasse em segunda opinião com profissional de certo hospital e os profissionais (médico e fisioterapeuta) deste hospital convenceram a paciente (lembre-se: com gravíssima COMPRESSÃO DA MEDULA ESPINHAL E NERVOS) a fazer tratamento conservador. Então, cuidado: a base da medicina é o profissional médico ajudar seu paciente a melhorar sua qualidade de vida propondo o melhor tratamento disponível.

A Clínica Pinheiro Franco tem mais de 40 melhorarando a qualidade de vida de seus pacientes com dor ciática, compressão de nervo e doença degenerativa da coluna. Temos livros publicados nos EUA, na Alemanha sobre o assunto e Tese a este respeito. Marque sua consulta e vamos lutar contra o seu problema.

Os riscos de se permanecer com a compressão de nervo do membro inferior devem ser discutidos conosco de forma série e honesta.

Quando devo operar a coluna por causa de compressão de nervo ciático?

A decisão sobre a necessidade ou não de uma cirurgia de descompressão do nervo ciático não costuma ser fácil. Muitas vezes, paciente já vinha sentindo os sintomas de dor a muito tempo e não fazia ideia do que era a causa.

Os nervos da perna são estruturas delicadas, compostas de células neuronais, e eles nervo sai de dentro de um canal, um espaço, de cima até embaixo na coluna, chamado canal vertebral. Os nervos vão para o membro inferior. Eles descem para a perna e o pé.

Qualquer situação que leve a uma redução do espaço para o nervo sair do Canal vertebral através de sua passagem pelo buraco ou forame neural pode levar a aquilo que chamamos de uma compressão do nervo.

Se a compressão acontecer dentro do buraco de saída do nervo, esta situação recebe o nome canal radicular estreito, ou estenose de forame neural. Muitas vezes pode ser chamada também de conflito radicular quando o agente agressor (hérnia de disco, artrose facetária) está em íntimo contato com o nervo. Observe se no seu exame de ressonância magnética se você encontrou alguns destes nomes.

Múltiplas variáveis devem ser levadas em conta para decidir sobre se existe ou não a indicação de cirurgia de descompressão do nervo ciático. Da mesma forma existem diversos tipos de cirurgia. Assim somente em uma consulta com grande e minuciosa análise e expertise, podemos, de fato, analisar todas estas variáveis envolvidas e determinar o tratamento.

Em tempos de Google, WhatsApp e Facebook, nós médicos da clínica Pinheiro Franco acreditamos que o mais importante é dar aos nossos pacientes a melhor informação disponível, de forma gentil e séria, apontando os pontos a favor e contra de cada técnica. Devemos ter cuidado com a publicidade que existe por aí, que aponta certos tratamentos maravilhosos, milagrosos, sem riscos.

Os fatores pró e os fatores contra de vários tratamentos devem ser discutidos em detalhe. Como tudo na vida, toda escolha tem fatores pró e fatores contra. Toda escolha tem aspectos positivos e aspectos negativos. Nosso objetivo é analisar os fatores pró e contra de cada estratégia de tratamento da dor no ciático, diante de cada caso em particular, porque você é único, sua coluna é única, e seu nervo é único e, só analisando cada ser humano de forma única e que pode se propor o tratamento mais efetivo e com menos riscos aos seus nervos.

Nossa equipe de neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco tem formação especializada internacional que permite, em primeiro lugar avaliar se há necessidade de cirurgia ou não e, em segundo lugar, selecionar o tipo de cirurgia adequado para sua dor de seu nervo ciático, para sua hérnia de disco.

Dr. Luiz Fernando Pinheiro Franco em ação. Sua gigante expertise ajuda centenas de pessoas a terem uma melhoria da qualidade de vida.

Se a cirurgia for indicada devido aos sintomas ligados à compressão do nervo ciático, poderemos realizar esta cirurgia, utilizando as melhores tecnologias disponíveis, para preservar e proteger os nervos. Nós, médicos da Clínica Pinheiro Franco podemos usar os famosos microscópios alemães Carl Zeiss, que aumentam enormemente a visualização dos nervos, da hérnia de disco, do osso hipertrofiado, da artrose facetárea, do bico de papagaio, do complexo discoosteofitário. Procuramos sempre agir de forma séria, explicando de forma gentil aquilo que as pessoas devem saber e não omitindo aquilo que o paciente deve saber a respeito dos riscos do procedimento. Nosso maior objetivo é tornar sua cirurgia, para o tratamento de sua hérnia de disco e ciática, o mais segura possível.

É importante lembrar que faremos a menor incisão possível que possibilite a mais segura cirurgia de descompressão do nervo. O mais importante é a preservação do nervo e sua adequada descompressão. Nunca optaremos por preservar 1 cm de pele que possa, com isso, aumentar o risco de lesão de nervo, o risco de que você perca seus movimentos da perna. Fazemos sempre a cirurgia minimamente invasiva para o nervo. É fundamental distinguir ops termos minimamente invasiva para a pele de minimamente invasiva para o nervo. O mais importante para nós neurocirurgiões é a segurança do seu nervo.

Temos gigante experiência no manuseio dessa delicada estrutura neurológica que é o nervo ciático e utilizamos também outras técnicas que aumentam ainda mais a segurança de sua cirurgia: sempre usamos a monitorização neurofisiológica “tempo real” para aumentar a segurança do seus nervos e medula espinhal durante a cirurgia.

A dor ciática pode ser causada por uma combinação de doenças da coluna?

Sim!

As doenças da coluna , muitas vezes, vêm combinadas com outras. Muitas vezes não vêm sozinhas. Assim, a decisão sobre o que fazer deverá passar por esta análise pelo especialista em cirurgia de nervos e coluna.

A análise minuciosa da presença ou da combinação de uma ou mais doenças da coluna abaixo vai ser determinante da escolha mais correta da estratégia da descompressão do nervo:

  • Hérnia de disco
  • Protrusão discal
  • Canal vertebral estreito com estreitamento do orifício de passagem do nervo
  • Espondilolistese (ou seja, escorregamento entre duas vértebras, com estiramento de um ou mais nervos)
  • Retrolistese (é uma forma de espondilolistese)
  • Artrose interapofisária associada a estenose do canal lombar e a espondilose. Estas podem estar associadas a uma estenose foraminal lombar pode causar também uma compressão radicular.
  • Escoliose degenerativa associada a uma artrose interapofisária também pode causar estenose do forame neural  com compressão da raiz nervosa.
  • Estenose de forame neural ( causada por artrose interapofisária associada a espondilolistese degenerativa ).

QUEM DEVO PROCURAR  SE TENHO DOR NO NERVO
CIÁTICO?

Diante do enorme número de técnicas, o paciente, ao ter um problema, como uma hérnia de disco com dor ciática, fica totalmente confuso com a enorme possibilidade de tratamentos que ele ouve e que ele
encontra, também lendo no Google. O objetivo dos médicos da Clínica Pinheiro Franco é dar a você a chance da análise e sugestão de escolha do melhor tratamento para o seu caso em particular.  Para tanto, nosso Diretor da Clínica Pinheiro Franco, o Dr.  Pinheiro Franco trabalha arduamente no controle de qualidade do que é publicado em ciência da Coluna Vertebral e Neurocirurgia.

Mas, como ele faz isto?  Ele é o único brasileiro membro do Corpo
Editorial dos 4 respeitados jornais científicos internacionais: Jornal Norte-Americano de Coluna SPINE, jornal europeu de coluna European  Spine Journal, jornal norte americano Clinical Spine Surgery e o jornal oficial da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia: jornal World Neurosurgery.

Dr. Pinheiro Franco analisa o que é boa ciência e o que não é boa ciência. Não confie nas “fake news” ou na má informação. Elas vão apenas deixá-lo confuso, desnorteado, sem saber o que fazer, e trazer dúvidas mais ainda.  Venha em direção à boa informação
internacionalmente validada. Venha se consultar com grandes autoridades no assunto da doença degenerativa do disco.

Nossa enorme experiência contribui para que nós de nossa equipe possamos analisar os prós e contras de cada técnica e propor o que há de melhor para a segurança de  seus nervos da perna  e sua coluna.

O mais importante para nós é a segurança do seu nervo que está machucado.

A MELHOR DECISÃO SOBRE O QUE FAZER COM SEU CASO SERÁ FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA SUA QUALIDADE DE VIDA.

Em resumo, venha nos conhecer, mostre seu caso, traga seus exames e procuraremos o melhor tratamento para você. Nosso objetivo é a sua melhor qualidade de vida.

Clínica Pinheiro Franco,

Neurocirurgia e Coluna vertebral,

45 anos de confiança.

Uma história de pai e de filho.

Uma história de luta pelo nosso maior bem.

Uma história pela Qualidade de Vida de nosso
pacientes.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência
Minimamente Invasivo

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência

Rizotomia por radiofrequência é cirurgia minimamente invasiva de coluna? A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna em que

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO