A estabilização dinâmica posterior da coluna é técnica moderna, minimamente invasiva para o tratamento da dor lombar crônica persistente. A estabilização dinâmica para tratamento da lombalgia costuma ser associada a técnicas de descompressão do nervo comprimido.

Quais as técnicas de estabilização dinâmica da coluna?
As técnicas de Estabilização Dinâmica Posterior são um dos tipos de tecnologias de preservação de movimento espinhal. Essa árvore de tecnologia é dividida em dois troncos: os sistemas de estabilização dinâmica posterior baseada em parafusos pediculares e os sistemas de estabilização dinâmica posterior interespinhosos. Os primeiros são ainda subdivididos em dispositivos semirrígidos e dispositivos flexíveis de estabilização dinâmica posterior.
Os sistemas de estabilização dinâmica posterior baseada em parafusos pediculares foram concebidos como dispositivos de suporte de carga para descarregar o disco degenerado e minimizar a transferência de carga para as facetas posteriores.
Os sistemas de estabilização dinâmica posterior dinâmica posterior interespinhosos visam descarregar facetas articulares, preservar/manter a altura discal.
Indicações:
Como é a técnica dinâmica para tratamento da coluna?
Caso tenha interesse em conhecer como realizamos a técnica, venha em consulta e vamos analisar seu caso para ver se seu caso tem a indicação da técnica dinâmica de estabilização da coluna vertebral lombar.
Fonte:
Livro: Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar. Pinheiro-Franco JL, Vaccaro AR, Benzel EC, Mayer H-M. Editora Dilivros. Págs: 379-422 (Capítulos: “Dispositivos de Estabilização Dinâmica Baseada em Parafusos Pediculares para a Coluna Lombar: Conceitos Biomecânicos, Tecnologias, Classificação e Resultados Clínicos” de Barrey C, et al. , e “Estabilização Dinâmica Lombar por Meio de Dispositivo Interespinhoso” de Sénégas J, et al.)