Agende consulta presencial ou por video chamada.

Microdiscectomia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa que é, atualmente, a melhor técnica de tratamento para hérnia de disco identificada pelos melhores estudos científicos. Para que qualquer outra técnica possa adquirir o “status” de padrão ouro, esta técnica tem que ser comparada à técnica padrão ouro e ela tem que se mostrar, no mínimo, igual em termos de resultados e em termos de minimizar complicações. Em resumo, se você busca saber qual é a melhor técnica para o tratamento de hérnia de disco lombar ou cervical, pode-se dizer que hoje, em 2021, a melhor técnica é a microdiscectomia.

A microdiscectomia pode ser considerada uma modalidade de microneurocirurgia, pois esta cirurgia para tratar hérnia de disco é feita através do uso de microscópios cirúrgicos.

Você deve se lembrar , da época da infância, de ter visto ou mesmo usado, em casa ou na escola, um microscópio. Já vimos crianças que fizeram experimentos na escola usando microscópica para ver a beleza de uma folha de árvore, ou a incrível estrutura da asa de uma mosca! Pois, o microscópio é um instrumento utilizado para melhorar a visualização das coisas, aumentando enormemente a capacidade de ver do olho humano.

Atualmente, em tempos em que os cientistas certamente se esmeram e lutam pela descoberta da cura para a doença transmitida pelo coronavírus, certamente há milhares de cientistas trabalhando incansavelmente em microscópios mundo afora.

Assim, da mesma forma, o microscópio cirúrgico é utilizado em medicina nas cirurgias. No nosso caso, nas cirurgias de hérnia de disco, com compressão de nervos, o objetivo do uso das poderosas lentes do microscópio é magnificar as muito pequenas estruturais neurais, a hérnia de disco, ver com enorme clareza os locais de compressão de nervo, com o intuito de permitir a remoção da estrutura que agride o nervo podendo preservá-lo com a máxima segurança.

Micro Cirurgia
O microscópio cirúrgico é um fantástico monstro de tecnologia com braços robotizados que dá visão incomparável ao ser humano. A cirurgia microdiscectomia torna-se muito, muito segura em mãos experientes. A Clínica Pin heiro Franco usa deste método padrão ouro de tratamento da hérnia de disco lombar e cervical.

O nervo é uma estrutura muito delicada do corpo humano, e mesmo uma pequena manipulação dele nervo pode causar dano. Assim, exige-se do cirurgião que se propõe a operar uma hérnia de disco uma enorme habilidade, movimentos delicados e finos, com o intuito de não causar lesão do nervo durante a cirurgia.

A grande vantagem que a microneurocirurgia tem sobre outros técnicas, inclusive a técnica endoscópica, é a segurança que a microscopia oferece no momento do deslocamento muito gentil do nervo para que o cirurgião possa remover o evento agressor (hérnia) sem causar dano. Em outras palavras, o cirurgião posiciona um instrumento chamado “afastador de raiz nervosa” que irá levemente deslocar o nervo para o lado, de modo a permitir a colocação de outros instrumentos que vão remover a hérnia. Desta forma, o afastador de raiz nervosa cria uma barreira entre os instrumentos e o nervo, Ou seja, em primeiro lugar, o nervo fica protegido, longe destes instrumentos. Em segundo lugar, existe um controle visual absoluto “real time” da posição do afastador, da posição do nervo, minimizando-se a chance de lesão do nervo.

Hoje se ouve falar de cirurgia minimamente invasiva. Evidentemente que qualquer pessoa quer a menor incisão possível da pele. No entanto, é importante esclarecer que o procedimento minimamente invasivo para a pele pode não ser o minimamente agressivo para o nervo, como foi explicado com clareza acima. Assim, trata-se de uma escolha, o que é mais importante: pele ou nervo?

Aquilo que mais importa para uma pessoa é que a cirurgia seja minimamente invasiva para o seu nervo. Hoje, existem sistemas de afastamento de músculo, à base de tubos retratores ou mini-afastadores , que permitem pequenas incisões sem comprometer a qualidade do trabalho de garantir a segurança do nervo.

A cirurgia endoscópica de coluna permite também uma visão espetacular do nervo, da hérnia, em ângulos muito interessantes com a câmera que se encontra na ponta do instrumento chamado endoscópio. No entanto, com essa técnica, o instrumento que afasta o nervo é o próprio endoscópio. Em outras palavras, não existe na endoscopia de coluna, um controle visual de quanto está se deslocando o nervo da mesma forma como se tem este controle visual na microneurocirurgia. Conclui-se, portanto, de forma evidente, que existem riscos maiores de lesão do nervo na cirurgia endoscópica do que na microneurocirurgia.

Existem vários microscópios disponíveis hoje em dia. Entre eles, há os microscópios cirúrgicos Carl Zeiss, cujas lentes alemãs dão excelente magnificação de estruturas e aumentam a segurança de seus nervos.

Em nossa opinião, os microscópios Zeiss são monstros sagrados tecnológicos que dão segurança aos seus nervos.

Clínica Pinheiro Franco – 47 anos

A SEGURANÇA DE SEUS NERVOS DE PERNAS E BRAÇOS É NOSSO LEMA HÁ 4 DÉCADAS.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência
Minimamente Invasivo

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência

Rizotomia por radiofrequência é cirurgia minimamente invasiva de coluna? A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna em que

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO