Tratamento de fratura de coluna por osteoporose

Tratamento de fratura de coluna por osteoporose

Vertebroplastia e Cifoplastia são tratamentos para fratura de coluna por osteoporose?

Sim, tanto a vertebroplastia, surgida na França, em Amiens, nos anos 80, quanto a mais moderna cifoplastia, são técnicas minimamente invasivas utilizadas no tratamento de fraturas de coluna por osteoporose.

Podem ser usadas também para tratar fraturas de vértebras por metástases (tumores), hemangiomas que causam dor na coluna.

O sintoma principal da fratura de coluna ligada à osteoporose normalmente é a dor na coluna, seja ela a dor na coluna cervical, a dor na coluna torácica ou dorsalgia e a dor na coluna lombar.

O que é a vertebroplastia?

A vertebroplastia é técnica minimamente invasiva de coluna que consiste na injeção de cimento cirúrgico dentro da vértebra doente/fraturada, através de cânulas percutâneas, ou seja, não há necessidade de corte.

O paciente pode ir para casa de alta já no mesmo dia ou no dia seguinte.

O que é a cifoplastia?

cifoplastia é uma evolução da vertebroplastia. também serve para tratar fraturas de vértebras por osteoporose, hemangioma e alguns tumores.

A cifoplastia difere da vertebroplastia porque permitir a criação de uma cavidade dentro da vértebra doente, onde o cimento cirúrgico será inserido e exercerá sua função de sustentação.

Vertebroplastia / Cifoplastia
Vertebroplastia / Cifoplastia: o tratamento eficiente minimamente invasivo da fratura de coluna

A vertebroplastia e cifoplastia são tratamento para hemangioma da vértebra?

Em casos de HEMANGIOMA VERTEBRAL, deve-se estudar cuidadosamente a origem dor na coluna do paciente. Na imensa maioria das vezes, este tumor benigno da coluna não causa sintomas.

O hemangioma da coluna é considerado pelos especialistas em coluna, quase sempre,  como um simples “achado de exame”, não requerendo tratamento cirúrgico, da mesma forma que outros ccomuns achados na coluna como CISTOS PERINEURAIS sacrais DE TARLOVNÓDULO DE SCHMÖRL ou as ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS TIPO MODIC tipo I e II.

Pode-se tratar tumor da coluna com cifoplastia?

Uma aplicação eventual da vertebroplastia e da cifoplastia é para certos tipos de tumor na coluna. A melhora da dor na coluna dorsal ou lombar deve-se, muito provavelmente, à ação térmica do cimento queimando terminações nervosa dentro do tumor maligno da coluna e, à ação mecânica do cimento que, quando solidificado, dá mais sustentação mecânica à vértebra fraturada.

A indicação ou não destas técnicas dependem de diversos fatores. Só em consulta com equipe especialista é possível, de fato, determinar se este é um tratamento para o caso em questão de fratura vertebral por tumor.

Os médicos da Clínica Pinheiro Franco praticam estas técnicas de cifoplastia e vertebroplastia há mais de 15 anos, desde que os instrumentais para sua realização chegaram ao Brasil.

Cirurgião da Clínica Pinheiro Franco deu, inclusive, conferência internacional sobre estas técnicas de cifoplastia e vertebroplastia.

Caso a sua dor seja intensa/ ou esteja na iminência de cirurgia/ ou tenha perda de movimento/ ou esteja curvando-se muito para a frente, avise-nos com urgência que priorizaremos sua consulta.

Marque já sua consulta. Sua saúde é nossa prioridade.

Compartilhe

Outras publicações

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.