Entre os dias 12 e 17 de outubro de 2015, ocorreu em Chicago o Congresso Norte-Americano de Coluna Vertebral 2015. Durante o congresso, o membro da Academia de Medicina de São Paulo, Acadêmico João Luiz Mendes Carneiro Pinheiro Franco fez o pré-lançamento de seu livro internacional sobre dor lombar: “Advanced Concepts in Lumbar Degenerative Disk Disease“.
O livro, publicado pela respeitada editora alemã “SPRINGER”, tem 835 páginas e reúne os maiores cientistas internacionais especializados em dor lombar e ciática. O tema doença degenerativa do disco intervertebral lombar, que é a primeira causa de dor lombar, ocorre em cerca de 80% dos brasileiros durante suas vidas e é, segundo o IBGE, a 2a. maior causa de busca de um paciente ao médico em consultório.

No livro, são abordados diversos aspectos da doença degenerativa discal, entre eles: a aquisição do bipedalismo, a história do conceito de ciática, epidemiologia, genética, imagem radiológica, tratamento conservador, quando operar e quando não operar, todas as técnicas e abordagens cirúrgicas, desde as mais “conservadoras” até as mais agressivas e suas indicações, rizotomias, dor facetária, disco artificial, transplante celular, cirurgia robótica e muito, muito mais.
A Parte final do livro, intitulada “Lessons from a Life” (Lições de uma Vida), traz vivências de uma vida de alguns dos mais experientes cirurgiões de coluna vertebral de nosso tempo.
O Acadêmico João Luiz Pinheiro-Franco teve 3 co-editores que são considerados verdadeiras lendas no tratamento cirúrgico da coluna vertebral e ciática: Dr. Alexander R. Vaccaro (Philadelphia-EUA), Dr. Edward Benzel (Cleveland Clinics) e Dr. Michael Mayer (Munique). Este último, Dr. Mayer, operou, segundo a mídia especializada, a coluna vertebral do ex-Presidente da URSS Mikhail Gorbachev. O livro teve a virtude de reunir renomados neurocirurgiões e cirurgiões ortopedistas, franceses, alemães , norte-americanos e outros colaboradores de 4 continentes que são referências em seus países.
Dr. João Luiz Mendes Carneiro Pinheiro Franco fez a seguinte dedicatória do livro:
“Este livro é dedicado ao neurocirurgião que inspirou minha carreira, meu pai Luiz Fernando Pinheiro-Franco, que costuma dizer: “Natura non facit saltus” (do latim: A Natureza – a Vida – não se faz de saltos).”
Fonte: Academia de Medicina de São Paulo