Agende consulta presencial ou por video chamada.

Dor no ciático – qual o melhor tratamento?

Dor no ciático – qual o melhor tratamento?

A dor no ciático é comum?

Quem não conhece alguém que tenha tido dor no nervo ciático? Você conhece? Pois, isto não é raro: é muito comum! E, há várias formas de se tentar evitar essa tal ciática. Ninguém quer sofrer! Mas, quando algum parente querido tem dor no ciático, qual é o melhor tratamento desta famosa dor na perna chamada dor ciática?

A dor ciática, na perna, pode ocorrer desde uma forma mais leve até uma situação absolutamente incapacitante. Sim! A dor ciática pode ocorrer em muitas intensidades diferentes. A pessoa sofre de dor, e muitas vezes é uma dor silenciosa, um sofrimento silencioso. A pessoa sofre “em silêncio”.

A dor no ciático é muito comum, mas tem cura. Venha em consulta conosco na Clínica Pinheiro Franco. Traga seu problema e nós nos esforçaremos para trazer a solução.

A dor no ciático pode ser uma causa de sofrimento silencioso?

A dor ciática pode não transparecer para outras pessoas da família e do trabalho. Assim, a pessoa pode sofrer em silêncio, e pode sofrer também na alma. Assim, nunca desprezemos a dor ciática de alguém. Esta pessoa pode estar sofrendo muito, e em silêncio.

Os familiares, os colegas de trabalho, a esposa, o marido, muitas vezes não percebem a gravidade da situação. Muitas vezes não percebem a gravidade do sofrimento que a pessoa, seu marido, sua esposa, seu funcionário, seu chefe, carrega em sua perna. Mas isto não é culpa deles! Esta incompreensão dos outros para com a sua dor ocorre não por maldade ou algo similar. Muitas vezes, a dor simplesmente pode “não ser percebida” pelos outros, ela pode não ser “sentida” pelos olhos dos outros.

Por fim, para entendermos qual é o melhor tratamento para a dor no ciático, precisamos muito, e muito mesmo, entender qual é a causa da dor no nervo ciático. Precisamos saber o que é que está causando o sofrimento, a inflamação do nervo ciático. E o envelhecimento tem a ver com isso. Mas falamos aqui do envelhecimento depois dos 30!

A dor no ciático tem a ver com o envelhecimento? Mas com 30 anos?

Normalmente, a causa de dor no nervo da perna tem a ver com o envelhecimento. E não com o envelhecimento depois dos 60 anos. Estamos falando do envelhecimento depois dos 30 anos de idade!

Pois é! Mas isto é muito cedo! Sim, muito cedo na vida: muito cedo na vida o disco começa a degenerar. É por volta desta fase da vida, realmente muito cedo na vida, que já pode começar a tal da doença degenerativa do disco intervertebral, que é, na maior parte dos casos, a causa da dor no nervo ciático.

Ah! Então para se entender qual é o melhor tratamento da dor no nervo ciático, eu entendi que preciso entender o que é a doença degenerativa do disco! Sim! E o livro do Dr. Pinheiro Franco é o maior livro internacional já publicado sobre o assunto! Você está no site de uma Família de grandes especialistas, que lutará com você para ajudá-lo/a a livrar-se deste mal, livrar-se da dor ciática. Vamos juntos.

Livro sobre o Tratamento da Dor Lombar
Livro sobre o Tratamento da Dor Lombar, a doença degenerativa da coluna e a dor no ciático. Dr. Michael Mayer, co-autor do livro, junto com Dr. Pinheiro Franco, operou a coluna do ex-Presidente da antiga União Sociética: Mikhail Gorbachev (veja no google).

Dor no nervo ciático tem cura!

Dor ciática tem cura, mas o importante é que o caminho certo seja trilhado. A compreensão de que se trata de uma batalha e de que precisamos ter coragem e, às vezes, paciência, é importante. Vamos juntos fazer a trilha certa para vencer esta batalha contra a dor no ciático.

Lembre-se: dor no ciático tem cura. É possível vencê-la. Então, se você tem dor no nervo ciático, procure o melhor especialista para que possa ajudá-lo(a)! Não espere mais! Às vezes, não procurar ajuda do excelente especialista pode fazer-lhe perder tempo, e este perder tempo pode fazer com que a lesão do ciático comprimido possa trazer lesão persistente, definitiva para o nervo. Marque agora sua consulta conosco.

Dr. Pinheiro Franco é especialista em Neurocirurgia, com enorme experiência no trato cirúrgico das dores no ciático e na medula espinhal. Já participou como convidado da Reunião Anual da importantíssima Academia de Ciências do Vaticano (2014 e 2019). Na foto acima, em congresso em Paris, no início desta década, com mais cabelo do que hoje!

Quando é a hora de uma cirurgia para o tratamento da dor do nervo ciático?

Ninguém quer ser operado(a), e isto é normal. O anormal seria alguém querer ser operado(a). Não é fácil definir a hora de operar, de realizar a descompressão do nervo ciático. O “timing” da cirurgia de descompressão neurológica não é tarefa fácil. Vários fatores têm que ser analisados. Cada caso envolve tantas variáveis que, só mesmo em uma consulta com grande especialista, é que chegaremos a uma decisão. Marque aqui sua consulta.

Mas, é importante ressaltar aqui que, às vezes, a decisão do paciente em não querer ser operado(a), pode levar a lesão irreversível do nervo ciático, e a dor poderá se perpetuar, e a ciática poderá se tornar irreversível.

Há situações, como por exemplo, em que o paciente que tem uma dor na perna descobre ter uma importante quantidade de osso (artrose, bico de papagaio, complexo disco-osteofitário) que comprime seu nervo. Mas este osso não cresceu de repente! O osso, a artrose, o “bico de papagaio” não cresceu de uma hora para outra!

Minha decisão de não operar o problema de compressão do ciático tem risco de lesão de minha perna ?

O osso (artrose, complexo disco-osteofitário) que aperta o ciático ou a medula espinhal está crescendo há anos, às vezes há muitos anos. Mas, muitas vezes, os sintomas só aparecem fortes mesmo quando o nervo não está mais suportando a compressão em cima dele. O nervo parece que, em certo momento, não aguenta mais que algo o aperte, seja a hérnia de disco, seja a artrose, seja a estenose de canal vertebral, seja em caso de escorregamento vertebral (espondilolistese).

Vista por cima: o disco hernia (Posterolateral Herniation) e o nervo é comprimido. A ciática pode ocorrer. A equipe de Neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco tem enorme experiência no cuidado com o nervo. Nosso objetivo é a preservação da integridade do seu nervo. A qualidade do procedimento cirúrgico e a habilidade microcirúrgica no trato com o nervo é fator decisivo na sua recuperação.

É muito importante considerar isto. Ninguém quer ficar com lesão na perna. Ninguém quer ficar com paralisia de seu membro. E, muitas vezes, a pessoa decide postergar, e muito, uma cirurgia de descompressão neurológica. O nervo pode estar muito apertado por osso e pode ter ficado muito e muito tempo comprimido. Assim, ele, nervo, pode estar mais “sensível” e pode não resistir tão bem aos atos normais de uma descompressão dele nervo.

Em outras palavras, às vezes, a decisão do paciente de não se fazer operar, de postergar muito a cirurgia, sua decisão de adiar uma cirurgia necessária (quando existe muito osso comprimindo o nervo), significa simplesmente se (auto-)colocar em uma situação de muito mais risco. O osso (artrose/ bico de papagaio) cresceu muito. Grande habilidade será necessária para removê-lo.

Minha dor no ciático é insuportável. Qual o tratamento da dor no ciático?

Às vezes, quando a compressão do nervo ciático se torna insuportável, vários tratamentos conservadores não funcionam e o paciente (que não quis fazer a cirurgia de jeito nenhum), percebe que a única solução é a descompressão neurológica, a cirurgia fica, de forma evidente, mais arriscada. O nervo está mais machucado, mais inflamado. O osso pode estar maior, assim como a hérnia pode ter aumentado. A espera não pode ser demasiada. Os riscos e benefícios devem ser avaliados.

Assim, não espere chegar neste ponto. Compressões mais graves exigem maior proximidade com o nervo no momento de um procedimento cirúrgico. Os Neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco têm enorme experiência nesse tipo de cirurgia em que existem graves compressões de nervo na coluna lombar, e também tem grande experiência nas cirurgias em que o paciente tem grave compressão da medula espinhal.

Então, marque, agora, sua consulta com a Clínica Pinheiro Franco clicando aqui.

Como fazer se a Clínica Pinheiro Franco não atende meu plano mas eu quero ser tratado(a) por essa equipe respeitada?

Hoje, mesmo que você não tenha o plano de saúde que nós atendemos, existem muitas opções de reembolso, que permitem seu atendimento. A equipe da Clínica orientará os procedimentos. Muitas pessoas com planos como, por exemplo, Planos para idosos, Amil, Notre Dame, e outros, têm se beneficiado com a experiência da Clínica Pinheiro Franco na preservação de seus nervos, na segurança e na preservação de seus movimentos.

Basicamente, hoje, os planos têm em seu aplicativo, em seu site de internet, o item REEMBOLSO. Colocando-se os códigos do procedimentos, chega-se ao valor do reembolso que o seu plano fornecerá a você. Nossa equipe está preparada a ajudá-los a compreender isto. Em outras palavras, hoje você pode colocar os nervos de sua coluna nas mãos experientes dos Neurocirurgiões da Família Pinheiro Franco.

Pessoas vêm, inclusive de outras cidades, em busca de nossa seleção de tratamentos. A distância não deve ser empecilho quando se trata de sua saúde. A geografia não deve ser obstáculo para buscar a qualidade de sua recuperação e a segurança dos seus nervos da coluna que vão para braços e pernas. Neste mês de maio de 2021, tivemos uma paciente que veio de Maputo, capital de Moçambique, para uma consulta com Dr. Luiz Fernando Pinheiro Franco, sobre problema de coluna cervical.

Paciente de Moçambique atravessou o Atlântico e veio de Maputo, Moçambique (lá se fala português!) para ver e ter seu caso resolvido pelo Dr. Luiz Fernando Pinheiro Franco.

Nossa equipe poderá ajudá-lo(a) nesta logística de reembolso e de estadia em São Paulo.

Por que a ciática tem a ver com dor na coluna?

Vale lembrar que o local do nosso corpo em que o nervo ciático é comprimido é na altura da coluna lombar! Isto!

O nervo ciático costuma ser comprimido na altura da coluna lombar. Clínica Pinheiro Franco: preservação da integridade de seu sistema nervoso (em laranja: os NERVOS) é o lema de nossa equipe de Neurocirurgiões.

Nervo, osso e disco: todas estas estruturas trabalhando tão próximas, “vivendo” em harmonia, até que um dia, simplesmente algo acontece: um disco se desloca (protrusão, abaulamento, discal, hérnia de disco), o osso cresce (estenose do canal vertebral), a vértebra desliza (espondilolistese)… e o nervo é comprimido, e o nervo é apertado, e o nervo é esmagado. E a pessoa tem dor, dor na perna, dor no nervo ciático: a tão famosa ciática. E a dor ciática tem cura! Mas precisamos nos esforçar para que isto ocorra.

A doença degenerativa do disco e os livros internacionais (Alemanha e Estados Unidos da América) do Dr. Pinheiro Franco sobre o tema destas linhas

O maior livro já escrito no mundo que fala sobre a doença degenerativa da coluna, a doença degenerativa do disco intervertebral (principal causa de dor no ciático), foi publicado pelo autor destas linhas que você está lendo: DR. PINHEIRO FRANCO. Sim! Publicamos o livro, em língua inglesa na Alemanha, pela célebre editora alemã Springer. Assim, nós médicos da Clínica Pinheiro Franco nos esforçamos para dar a Vocês a melhor seleção de tratamentos entre os múltiplos tratamentos existentes para a dor no ciático.

Em suas mãoes, o Livro em inglês, publicado na Alemanha, sobre a Doença Degenerativa do Disco e a ciática, pelo Dr. Pinheiro Franco é um sucesso científico. Orgulho do Brasil.

Hoje existem tantas opções de tratamentos da lombalgia e da dor no nervo ciático, tantas ofertas que aparentam ser milagreiras que, a pessoa, ao escutar opiniões diversas, ao ler no Google, fica sem saber o que fazer.

Nós, membros da Clínica Pinheiro Franco, procuramos selecionar o melhor tratamento para cada paciente, pois sabemos que cada caso é único, o seu caso é único, com tantas variáveis envolvidas.

A escolha do melhor tratamento da ciática

A seleção do melhor tratamento! Não é fácil decidir pelo melhor tratamento! Em nosso livro publicado na Alemanha, múltiplas técnicas são apresentadas. Mas, realmente, só em uma consulta conosco poderemos fazer uma ampla avaliação do seu caso. Consideramos os prós e os contras de cada técnica. Pesamos os prós e os contras de cada técnica. Marque sua consulta.

Não há técnica milagrosa e não há tratamento milagroso. Não baseamos nossa decisão de tratamento em estratégia de marketing, dizendo, por exemplo, que faremos técnica minimamente invasiva, quando, muitas vezes, o minimamente invasivo para a pele não é o minimamente invasivo para o nervo. O importante é a menor incisão possível para o melhor resultado e tratamento possível para o nervo. Nossa prioridade é o tratamento do nervo, a integridade e a segurança do seu nervo. Nunca sacrificaremos o resultado que agrada o paciente, que é a resolução de seu problema de compressão de nervo, por estratégias de marketing que não permitirão adequado e seguro tratamento do nervo.

A decisão sobre qual o melhor tratamento para sua dor na coluna deve incluir a expertise do especialista em coluna e nervos, de sua seriedade em mostrar os prós e os contras de cada técnica ao seu paciente.

O tratamento cirúrgico da dor no ciático é seguro

Prezamos sempre, e sempre, a segurança do seu nervo, dos seus nervos, de sua medula espinhal, pois estas estruturas, quando preservadas, quando bem tratadas, é que darão a alegria que você busca. Este é o nosso objetivo maior: a segurança de seu nervos, das estruturas do sistema nervoso humano. E temos enorme experiência na decisão sobre o melhor tratamento para o seu nervo.

Toda estratégia de tratamento, técnica de tratamento, tem seus prós e contras. Nossa equipe da Clínica Pinheiro Franco respeita o paciente e, de forma séria e honesta, apresenta nossa seleção de tratamentos para o seu caso em particular. Quanto vale a saúde do seu nervo da perna? Quanto vale a preservação do seu movimento da perna fornecido pelo seu nervo ciático? A saúde de seu nervo é prioridade de nossa equipe de neurocirurgiões. Marque já sua consulta e definiremos, juntos, o seu tratamento e a sua melhor qualidade de vida.

Conheça a causa da compressão do seu nervo ciático

A dor ciática ocorre no trajeto do nervo, mas o local onde ele está apertado, esmagado, comprimido, é na coluna lombar, nas costas. Por isso, muitas pessoas têm, associada à dor no ciático, a dor na coluna lombar, a lombalgia. As principais causas de compressão de nervo ciático têm a ver com o envelhecimento de todos nós, têm a ver com a doença degenerativa do disco intervertebral.

Mas, o que pode esmagar/comprimir/apertar o nervo? Logo aqui, entenda quais são as principais causas de compressão do nervo ciático:

Dor ciática pode ser tumor?

Causas menos comuns de dor no nervo ciático são causas tumorais ou traumáticas. Então, se Você tem dor no nervo ciático, saiba que a chance de que sua dor ciática tenha a ver com o envelhecer é muito maior do que a chance de que a ciática seja causada por um tumor!

A chance de que a dor ciática seja causada por um tumor é baixa, e pode ser excluída fazendo-se um exame de ressonância magnética da coluna lombossacra.

Tumores que podem causar do nervo ciático são:

  • Schwannoma
  • Neurinoma
  • Ependimoma
  • Meningeoma

A escolha do tratamento adequado da ciática não é fácil

Entendeu como o assunto é complexo? Fica muito difícil dizer qual o melhor tratamento de dor no nervo ciático? Simplesmente existem MUITAS causas de dor no nervo ciático! Assim, perguntar qual é o melhor tratamento para dor no nervo ciático seria como se nós perguntássemos qual é o melhor tratamento para dor de cabeça!!! Existem muitas causas de dor de cabeça e , dependendo da causa, existirá um melhor tratamento!

OK! Eu entendi que precisamos definir a causa da minha dor no nervo ciático! E daí? Qual é a causa mais comum de dor no nervo ciático? A hérnia de disco é uma causa muito comum! E qual é o melhor tratamento para hérnia de disco? O melhor tratamento para hérnia de disco, hoje, definido pela ciência, é a microcirurgia discal, ou microdiscectomia.

Clínica Pinheiro Franco: 48 anos na luta pela integridade do seu nervo e de sua medula espinhal. No centro, o criador da Clínica Pinheiro Franco: Dr. Luiz Fernando Pinheiro Franco.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência
Minimamente Invasivo

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência

Rizotomia por radiofrequência é cirurgia minimamente invasiva de coluna? A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna em que

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO