Agende consulta presencial ou por video chamada.

Infiltração da coluna é uma opção de tratamento para hérnia de disco e dor ciática?

Infiltração da coluna é uma opção de tratamento para hérnia de disco e dor ciática?

Procedimentos de infiltração na coluna estão entre os mais comumente utilizados para tratar a dor lombar.

A infiltração de coluna é procedimento utilizado nos principais centros mundiais de tratamento da dor relacionada a hérnia de disco, compressão de nervo, artrose facetária. Todas estas situações costumam ser manifestações daquele processo natural de envelhecimento da coluna conhecido como degeneração discal.

Durante os 6 anos (no total) que passou no exterior, Dr. João Luiz Pinheiro Franco pôde observar que se pratica este método atualmente em praticamente todos os centros que tratam de doença degenerativa da coluna. É método aceito cientificamente, muito estudado há muitos anos, não é tecnologia experimental e apresenta riscos absolutamente mínimos, se comparados a outras técnicas utilizadas na medicina contemporânea. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, as técnicas em nada têm a ver com uma punção lombar, e o procedimento nunca invade dentro do canal vertebral,  o espaço dos nervos.

Dois pesos pesados em reputação científica mundial demonstraram e demonstram vasto conhecimento da eficácia das técnicas de infiltração da coluna. Dr. Michael Mayer, Presidente recente da Sociedade Europeia de Coluna e Presidente recente da Sociedade Alemã de Coluna, e que, segundo a mídia especializada, operou recentemente o Presidente da antiga União Soviética, Mikhail Gorbachev, utiliza a infiltração de coluna como um de seus métodos iniciais de tratamento dos problemas degenerativos da coluna (hérnia de discoartrose facetária, radiculopatia, etc). Nos EUA, alguns dos “TOP 5” Centros Hospitalares norte-americanos, como a Cleveland Clinic e o Johns Hopkins Hospital de Baltimore, utilizam bastante o tratamento por infiltração. Um dos maiores expoentes mundiais no tratamento desses problemas comuns da coluna, o Dr. Donlin Martin Long, que foi, durante mais de 20 anos, Chefe do Departamento de Neurocirurgia deste ultra-famoso centro de tratamento de coluna (Johns Hopkins) é, uma das referências mundiais em infiltração de coluna.

Clínica Pinheiro Franco: referência e precursores em infiltração da coluna há 32 anos.

Muito frequentemente, a INFILTRAÇÃO DE COLUNA, conhecida como RADICULOTOMIA, e às vezes chamada de RIZOTOMIA, faz parte do arsenal das primeiras linhas de ataque  contra a dor na coluna, no pescoço, tensões musculares no pescoço e coluna devido a artrose, ou a dor no braço ou na perna causados por uma compressão do nervo.

São procedimentos relativamente simples para a pessoa que está com dor.

O procedimento é realizado em hospital e a pessoa vai para sua casa no mesmo dia.

Os cirurgiões da Clínica Pinheiro Franco fazem uso das infiltrações de coluna há mais de 30 anos tendo, muito provavelmente, uma das maiores experiências internacionais.

Dr. Luiz Fernando aprendeu as técnicas na Alemanha. Dr. João Luiz aprendeu na França e as refinou na Alemanha.

A Tese de doutorado apresentada à Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina), pelo Dr. Luiz Fernando Pinheiro franco, neurocirurgião da Clínica Pinheiro Franco, tratou exatamente das infiltrações de coluna. Recebeu nota máxima: 10.

Quero fazer infiltração de coluna com experts da Clínica da família Pinheiro Franco, mas vocês não atendem meu plano de saúde. Como fazer?

Mesmo que você não tenha um plano de saúde que nós não atendamos, existem várias formas de podermos realizar seu tratamento com infiltração.

Você poderá, sim, se beneficiar da nossa enorme expertise neste tratamento, de forma a minimizar os riscos do procedimento e aumentar as chances de bons resultados.

O tratamento pode ser feito com REEMBOLSO, por via particular ou através da Associação Médica do Hospital Samaritano.

Nossa equipe está bem preparada para ajudá-la(o) para explicar todos os detalhes e mostrar que este atendimento é possível. Vamos agir para que sua qualidade de vida melhore o quanto antes. Informe-se com a nossa equipe e aproveite esta oportunidade.

Entre em contato pelos canais WhatsApp ou pela página Contato deste site.

Lembre-se, a escolha do médico que cuida da gente é algo muito sério. Não é como a escolha do sabor do sorvete no fim de semana.

As infiltrações de coluna baseiam-se, entre outros fatores, no tratamento de processos inflamatórios que acometem as estruturas da coluna. (Ler capítulo 4 do Livro do dr. João Luiz sobre coluna; este capítulo 4 é de autoria do Professor alemão, de Munique, Andreas Nerlich, patologista, que ganhou 2 vezes o prêmio sueco Volvo Award em ciências. O capítulo 4 fala das causas das dores lombares, da fisiopatologia da chamada “doença degenerativa discal” e ressalta a importância dos fatores inflamatórios.)

As infiltrações de coluna podem, em diversos casos, evitar a necessidade de uma cirurgia na coluna.

As infiltrações dividem-se em:

1 – Infiltrações na Articulação Facetária (Zigoapofisária)

São com freqüência utilizadas para identificar a faceta articular como fonte potencial de dor. São os bloqueios facetários. Podem ser realizadas na forma de injeções intra-articulares ou por anestesia dos feixes mediais do ramo dorsal. Quando não há alívio da dor após a infiltração, é alta a chance de que aquela articulação não possa ser considerada a fonte da dor. Para propósitos terapêuticos, esteroides podem ser acrescentados ao agente anestésico local.

As principais indicações de bloqueio facetário são situações em que o paciente apresente dor lombar persistente em que suspeite que a articulação interapofisária seja a causa da dor lombar. Entre estas indicações do bloqueio facetário, podemos ter:

  • artrose facetária ou hipertrofia facetária (hipertrofia de articulações interapofisárias)
  • artrite facetária (observando-se edema/líquido na articulação interapofisária)
  • espondilolistese (quando há artrose facetária, artrite facetária, incongruência de facetas pelo escorregamento vertebral)
  • estenose de canal (muitas vezes, a dor lombar alivia-se com a infiltração, pois a dor é facetária)
  • escoliose degenerativa (quando há artrose facetária, artrite facetária, incongruência de facetas articulares interapofisárias pelo componente rotacional da deformidade)
  • protrusão discal (o disco abaulado, pode executar de forma insuficiente suas funções de carregamento de carga, acarretando uma sobrecarga nas articulações facetárias da unidade segmentar funcional da coluna (functional segment unit)
  • degeneração discal (como na protrusão discal, o disco abaulado, pode vir a executar de forma ineficaz suas funções de carregamento de carga, determinando uma sobrecarga nas articulações interapofisárias do complexo triarticular vertebral .

Quando existe uma resposta positiva ao bloqueio, com melhora do quadro de dor, conclui-se que a articulação facetária é responsável pela dor. Nesta situação, a rizotomia percutânea por radiofrequência é outra técnica minimamente invasiva que permite o tratamento da dor lombar.Leia no laudo de sua ressonância se alguma das palavras acima encontram-se no seu laudo. A seguir, busque neste site as informações sobre rizotomia percutânea por radiofrequência.

Vale ressaltar que a Clínica Pinheiro Franco produziu o maior livro internacional já publicado sobre o motivo de sua leitura agora, aqui, neste momento. Veja a foto da capa do livro, logo abaixo.

Dr. Pinheiro Franco com 2 de seus “filhos” livros!
Colocamos a palavra “filho” aqui pois foi assim que ele se sentiu ao ter esses livros em suas mãos depois de tanta espera e tanto trabalho de estudo e pesqusa.
No poster com vidro, vemos a capa de seu livro publicado no Brasil sobre dor lombar e sua causa mais comum que é a degeneração discal.
Nas mãos do Dr. Pinheiro Franco, seu livro publicado na Alemanha, em inglês, com quase 1000 páginas sobre o motivo de sua visita a este site, é a fonte de conhecimento sobre dor na coluna que se tornou uma referência de ensinamento internacional sobre dor na coluna, hérnia de disco, degeneração discal e a escolha correta do tratamento entre tantas informações visando a segurança dos seus nervos e a sua capacidade de andar.
Venha desfrutar da segurança desta expertise! Marque sua consulta agora com os especialista em coluna vertebral e nervos da Família Pinheiro Franco

2 – Infiltrações Epidurais

Classificadas em infiltrações epidurais interlaminares com esteroides, infiltração seletiva de raiz nervosa/ infiltrações transforaminais de esteroides e infiltrações epidurais caudais de esteroides.

Suas indicações são situações em que o paciente sente dor irradiada no trajeto de um nervo que podem ocorrer nas seguintes doenças:

  • hérnia de disco lombar
  • artrose facetária ou hipertrofia facetária (hipertrofia de articulações interapofisárias) que determine estenose de forame
  • espondilolistese degenerativa (quando há artrose facetária que cause estenose de forame neural, quando há estiramento do nervo pelo escorregamento vertebral)
  • espondilolistese ístmica (quando há artrose facetária que cause estenose de forame neural, quando há estiramento do nervo pelo escorregamento vertebral)
  • estenose de canal (quando há artrose facetária que cause estenose de forame neural)
  • protrusão discal (o disco protruso pode abaular-se na direção do buraco de saída do nervo e causar compressão da raiz nervosa, chamada compressão radicular)
  • degeneração discal (o disco degenerado pode protruir-se determinando a compressão do nervo descrita acima. Nesta situação, pode haver indicação da infiltração.)
  • escoliose degenerativa (quando existe compressão ou estiramento de um nervo, causadas pela artrose facetária ou pelo componente rotacional da deformidade)

3 – Infiltração da Articulação Sacroilíaca

Indicada em situações clínicas sugestivas de sacroileíte. A artrodese de coluna, método de estabilização rígida da coluna, pode induzir uma sobrecarga das articulações sacroilíacas e pode requerer uma infiltração nestas articulações entre o sacro e o ilíaco.

Fonte e maiores informações:

Livros:

1 – Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal LombarPinheiro-Franco JL, Vaccaro AR, Benzel EC, Mayer H-M. Editora Dilivros. 2010. Págs: 301-316 (Capítulo “Técnicas Minimamente Invasivas para a Doença Degenerativa Discal Lombar”, Mayer H-M)

2 – Advanced Concepts in Lumbar Degenerative Disk Disease. Pinheiro-Franco JL, Vaccaro AR, Benzel EC, Mayer H-M. Editora Springer, Alemanha, 2016, 835 páginas.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência
Minimamente Invasivo

Rizotomia Percutânea por Radiofrequência

Rizotomia por radiofrequência é cirurgia minimamente invasiva de coluna? A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna em que

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO