Cisto sacral (Cisto de Tarlov) é grave?

A palavra cisto, ao ser lida em um laudo de ressonância magnética de coluna, em geral, não agrada nem um pouco os ouvidos da pessoa que realizou este exame e que está lendo este resultado. A notícia boa, no entanto, é que a enorme maioria dos cistos sacrais são considerados aquilo que nós médicos chamamos de “achado de exame”. Em outras palavras, o cisto existe sim, mas não é ele que está causando os seus sintomas. Mas, para esclarecer de forma séria, se “cisto sacral” ou “cisto de Tarlov” aparecem no seu laudo de ressonância procure-nos pois temos qualificação para examinar se existe qualquer gravidade.

É assustador que, numa simples busca pela palavra cisto de Tarlov encontrei, agora há pouco, sites de internet assustando as pessoas, colocando que “o cisto causa dor lombar tremenda”, etc, etc, etc.

Não se assuste sem razão. Venha aqui e vamos ver com atenção e seriedade. O cisto sacral é também conhecido como cisto de Tarlov, pois foi este o médico que o descreveu. Corresponde, em linhas gerais a uma espécie de “bolha” que envolve nervos da região sacral. Tem conteúdo interno líquido, por isso é chamado de cisto. Na imensa maioria das vezes o cisto sacral não é causa de dor lombar, ciática, radiculopatia. Se você fez uma ressonância de coluna lombossacra e encontrou a palavra cisto sacral de Tarlov, é muito provável que a causa (dor na coluna, dor na perna) que motivou o pedido do seu exame, não seja o cisto. Assim, raramente necessita de tratamento.

Da mesma forma que o cisto sacral de Tarlov , exitem outros achados de ressonância de coluna que raramente precisam de tratamento, a saber: o Nódulo de Schmörl, o hemangioma vertebral. Mas, como expliquei , venha para uma consulta especializada para esclarecermos.

O cisto de Tarlov causa sintomas? Na maioria dos casos, a resposta é NÃO.  Assim, se você tem dor ou outro sintoma, é muito mais provável que a  causa de seu sintoma seja outra.  Marque uma consulta e venha esclarecer sua dúvida.

É muito incomum, mas de vez em quando vemos na nossa prática clínica , o cisto sacral causa impressionante erosão da coluna vertebral, na região do osso sacro. Devemos estudar com atenção a conduta nestes casos incomuns.

Quando morou fazendo pós-graduação em Strasbourg, França, o cisto sacral era um dos temas mais estudados pelo Neurocirurgião francês Dr. Daniel Maitrot. Assim Dr. João Luiz pôde conviver com uma das maiores autoridades internacionais em cisto sacral de Tarlov.

Se seus exames apontam a presença de um cisto de Tarlov, fique tranquilo, traga seus exames, e há grandes chances de que a razão de suas dores seja outra (leia doença degenerativa discalhérnia discal e artrite facetária).

O Diretor da Clínica Pinheiro Franco, o Dr. João Luiz Pinheiro Franco trabalha arduamente no controle de qualidade do que é publicado em ciência internacional da Coluna Vertebral e Neurocirurgia.

MAS, como ele faz isto?

Livros do Dr. Pinheiro Franco. Primeiro publicado no Brasil. O maior foi publicado na Alemanha e foi uma das principais vendas mundiais pela famosa editora médica alemã SPRINGER.