Cirurgia minimamente invasiva da coluna

Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna

Como funciona?

O termo “Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna” costuma designar formas de se abordar a coluna vertebral com a menor incisão de pele possível.

O que significa?

Este termo é bastante genérico e não significa uma técnica em especial. A definicão do termo “minimamente invasiva” não é pelo número de centímetros da incisão da pele. Trata-se de termo vago. O melhor termo talvez fosse “Cirurgia menos invasiva de coluna e nervos” que significa a cirurgia com o menor corte possível que permita o melhor resultado interno. Mas, o que significa ter o melhor resultado interno? Significa o melhor resultado para o paciente em 3 aspectos:

  • A mais eficiente remoção da estrutura (hérnia de disco, artrose, “bico de papagaio”) que está comprimindo um nervo ou medula espinhal sem causar lesão do nervo.
  • A adequada estabilização (dinâmica ou rígida) da coluna vertebral quando esta se faz necessária
  • O melhor alinhamento sagital da coluna, quando existe algum tipo de sistema de estabilização necessário

E na Prática?

Em uma cirurgia de hérnia de disco, temos um pedaço do disco intevertebral, parte integrante da coluna, que se deslocou e comprime, esmaga um nervo espinhal. Portanto, deve-se na cirurgia remover a hérnia com o máximo cuidado para preservar o nervo. O nervo é estrutura tremendamente delicada que “não aceita desaforo”. Ele deve ser manuseado com enormes gentileza e delicadeza, com movimentos finos e precisos de forma a não lhe causar lesão. Uma lesão neural pode representar dor temporária ou permanente na perna, alterações sensitivas e mesmo, nas piores situações, perda de movimento em parte do membro inferior.

Especialista-da-Coluna-vertebral-00024

Como podemos ajudar?

Nossa equipe de Neurocirurgia tem vasta experiência com esse tipo de operação. Nunca negamos atendimento a qualquer pessoa que já tenha sido submetida a procedimento por outro colega.

Os neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco fazem o que chamamos de cirurgia pouco invasiva com o objetivo de ser o máximo efetiva. Temos como princípio fundamental nunca sacrificar o resultado global do tratamento por meio centímetro de incisão de pele. Nós sabemos também que não se pode combater o envelhecimento, mas se pode combater a dor.

Entre as cirurgias minimamente invasivas que realizamos estão as cirurgias através de túbulos retratores, como se faz muito nos Estados Unidos. Neste tipo de cirurgia, faz-se pequena incisão de pele e, partindo de um tubo inserido bem fino, tubos com um diâmetro um pouco maior vão sendo colocados por sobre o tubo mais fino, tendo um efeito progressivo de dilatação de abertura do espaço de trabalho, não lesivo ao músculo. Dois mestres internacionais com quem Dr. Pinheiro Franco aprendeu a técnica foram os cirurgiões Richard Assaker de Lille, na França, onde Dr. João estagiou em 2006, e Dr. Rick Fessler de Chicago. Ambos se tornaram grande amigos do Dr. Pinheiro Franco, e o convidaram para visitas em suas casas, e tais visitas trouxeram grande alegria ao Dr. Pinheiro Franco.

Outros tipos de cirurgia minimamente invasivas são as endoscópicas e as mini-open, com uso de retratores como o Picollino. Enfim, nosso objetivo é a segurança máxima de seus nervos e a preservação dos seus movimentos de pernas.

Agende uma consulta on-line com o especialista

Especialistas em cirurgia minimamente invasiva da coluna, agende já uma consulta presencial ou on-line

Tratamentos com cirurgia minimamente invasiva da coluna

  • All
  • FAQ
  • Microcirurgia Zeiss
  • Minimamente Invasivo
  • All
  • FAQ
  • Microcirurgia Zeiss
  • Minimamente Invasivo