Descompressão da medula espinhal com uso de microscópio cirúrgico

O melhor tratamento minimamente invasivo para a compressão da medula espinhal é a descompressão cirúrgica da medula espinhal comprimida por meio do uso do microscópio cirúrgico.

Por que a medula espinhal é importante?

A medula espinhal é uma estrutura nobre do nosso corpo, ela é praticamente uma “extensão” do nosso cérebro para baixo, passando dentro do canal vertebral, por trás do corpo das vértebras.

Da medula espinhal saem, nos diversos níveis da coluna, os nervos que vão para os membros do nosso corpo. O nervo espinhal (raiz nervosa) é responsável por mobilizar nossos braços e pernas. Daí compreendemos que uma lesão da medula espinhal pode acarretar consequências gravíssimas para a capacidade de se mexer os braços e pernas. Assim, no pior dos cenários, uma lesão da medula espinhal pode levar a tetraplegia.

A compressão da medula espinhal pela artrose, pelo lento crescimento ósseo ao longo dos anos, costuma ser doença silenciosa, que se “esconde” atrás de sintomas simples como:

• tensão no pescoço
  • sensação de pescoço duro, rígido
  • dificuldade para mexer o pescoço para os lados
  • dor no “trapézio” como várias pessoas contam
  • dor na parte de trás da cabeça relacionada com o pescoço
  • formigamento da ponta dos dedos
  • dor irradiada no braço
  • formigamento no braço e nas mãos

Pois é, pessoas podem ter estes sintomas por anos e passar anos com diagnósticos outros como fibromialgia, dor por cansaço, relacionada ao trabalho, ao stress. Leia abaixo, com atenção, os sintomas.

Pessoas com COMPRESSÃO da medula espinhal na região cervical (pescoço)  podem ter, como sintomas, entre outros:

• perda de força nas pernas e nos braços
  • dor e rigidez no pescoço
  • sensação de formigamento nos braços e mãos
  • dor na região dos ombros
  • dificuldade para movimentar o pescoço
  • sensação de formigamento nos braços, mãos e dedos, que pode se agravar quando se faz a extensão da cabeça, ou seja, quando se coloca o pescoço para trás.
  • torcicolos, sensação de “estalos” no pescoço (paciente diz às vezes “estou crocante”)
  • sensação de pescoço mais duro, com menos mobilização
  • dor do pescoço irradiada para cabeça e/ou para o braço
  • algum tipo de perda de movimento ou atrofia de músculos de braço e mão.

A medula espinhal pode estar comprimida por:

As doenças que mais freqüentemente causam compressão medular são a hérnia discal cervical, a estenose do canal vertebral cervical (causada pelos complexos disco-osteofitários e/ou hérnia).

Menos frequentemente, a compressão da face ventral do saco dural e da medula espinhal pode ser causada por tumor da coluna ou traumatismo, como uma fratura de coluna.

A utilização de microscópio cirúrgico como por exemplo o microscópio alemão Carl Zeiss permite uma perfeita visualização da medula espinhal que está sob compressão. A cirurgia é mais segura.

O uso dos microscópios cirúrgicos melhora de forma grandiosa esta visualização do saco dural (que envolve e protege a medula) e da medula espinhal, estrutura  esta última bastante delicada, aumentando sua visualização,  permitindo a realização da cirurgia de coluna com máxima segurança.

Os Neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco utilizam os microscópios alemães em todas suas cirurgias de coluna, nervos e medula espinhal, há mais de 20 anos. Dr. Luiz Fernando aprendeu o uso do microscópio de grande aumento cirúrgico na Inglaterra, na Alemanha e nos EUA.  Dr. João Luiz aprendeu o uso do microscópio de grande aumento cirúrgico na Alemanha, na França e nos EUA. Esta técnica é usada em casos de hérnia de disco cervical , complexo disco-osteofitário compressivo da coluna cervical, estenose do canal cervical, tumores ou fratura da coluna cervical.

Quando devo operar a coluna por causa de uma compressão da medula espinhal?

compressão da medula espinhal pode exigir a necessidade de uma cirurgia. Os riscos de se permanecer com a compressão da medula espinhal devem ser discutidos conosco de forma série e honesta.

A decisão sobre a necessidade de uma cirurgia não costuma ser fácil. Muitas vezes, o paciente já vinha sentindo os sintomas há muito tempo e não fazia ideia do que era a causa.

A medula espinhal é uma estrutura delicada, composta de células neuronais (veja acima), “guardada” dentro de um canal, um espaço,  que vai de cima a baixo da coluna, chamado canal vertebral. Qualquer situação que leve a uma redução do espaço para a medula espinhal pode levar a aquilo que chamamos de canal vertebral estreito, ou estenose de canal.

Múltiplas variáveis devem ser levadas em conta para decidir sobre a
indicação e o tipo de cirurgia, assim somente em uma consulta com grande expertise, poderemos, de fato, analisar todas as variáveis envolvidas e determinar o tratamento. Os fatores pró e os fatores contra (os riscos) do tratamento devem ser discutidos em detalhe.

Nossa equipe de neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco tem formação especializada internacional que permite, em primeiro lugar, avaliar se há necessidade de cirurgia ou não e, em segundo lugar, selecionar o tipo de cirurgia adequado para seu caso.

Se a cirurgia for indicada (devido aos sintomas ligados à compressão da medula espinhal),  podemos realizar esta cirurgia, utilizando a melhor tecnologia disponível, para preservar e proteger a medula espinhal e os nervos.

Como a quantidade de complexo disco-osteofitário tem relação com a idade, atendemos muitas pessoas com idade madura, como muitas pessoas que tem o plano de saúde para idosos, e que podem ser atendidas por nós através de várias formas que as secretárias podem explicar.
Nós, médicos da Clínica Pinheiro Franco, fazemos absoluta questão de usar os famosos microscópios alemães Carl Zeiss, que aumentam enormemente a visualização da medula espinhal, dos nervos e da hérnia discal. Além disso, vale ressaltar que utilizamos em todas as nossas cirurgias o sistema de monitorização neurofisiológica “real time” para aumentar a segurança dos seus nervos e medula espinhal durante a cirurgia.

O mais importante para nossa equipe de Neurocirurgiões é a segurança dos seus nervos e de sua medula espinhal.