Deformidades da Coluna

As deformidades da coluna incluem as deformidades no plano frontal (as escolioses – ver foto), as no plano lateral (espondilolistese, principalmente for lise – fratura – do istmo, mas também a espondilolistese degenerativa) e as deformidades combinadas (planos combinados).As escolioses constituem um grupo complexo de patologias da coluna vertebral, com etiologias diversas e com diferentes combinaçoes de deformidades nos 3 planos.O tipo de escoliose mais frequente no periodo da adolescencia nao tem, até hoje, causa definida, e é, portanto, chamada de escoliose idiopatica do adolescente.Apesar disto, atualmente, existem métodos que permitem adequada correçao da deformidade.A escoliose degenerativa em geral decorre, como o proprio nome diz, de alteraçoes relacionadas à doença degenerativa do disco intervertebral lombar e, assim, sao mais frequentes no paciente adulto e em idades mais avançadas.Pessoas com curvas suaves podem necessitar apenas de visitas periodicas de controle com seu medico para controle.Casos com escoliose mais severa podem vir a precisar de outros tratamentos, entre eles a correçao cirúrgica.