Agende consulta presencial ou por video chamada.

Dor na perna, o que pode ser? Tem a ver com o ciático?

Dor na perna, o que pode ser? Tem a ver com o ciático?

Normalmente, não devemos ficar percebendo que temos uma perna, ou seja, se a perna tem dor com frequência, isto não é normal! Agora, o que pode ser a dor na perna? É o ciático?

Existem várias causas para a dor na perna, mas aqui, especificamente, neste site de grande especialista em cirurgia de nervos, vamos explicar quando devemos ficar atentos à dor na perna com causa neurológica.

No pior dos cenários, uma dor na perna de origem neurológica pode levar a uma paralisia menor ou maior de movimentos da perna. Então, se você tem dor na perna persistente ou se tem um parente ou amigo que se queixa com frequência de dor na perna, continue lendo aqui.

O nervo ciático é a causa de dor na perna?

A compressão do nervo ciático pode ser, sim, a causa de dor na perna!

Como cultura geral, a primeira referência histórica à chamada dor “ciática” foi feita por IMHOTEP, no Egito antigo, há alguns milhares de anos. Imhotep, astrônomo, médico e arquiteto para o Faraó Djoser (2686-2613 antes de Cristo) é considerado como sendo o autor de famosos papiros que descrevem vários casos de pessoas com dor na perna. Impressionante é o caso 48 em que ele descreve o exame clínico (para ciática) idêntico ao que hoje descrevemos como manobra de Lasègue.

O que muita gente não sabe é que o local em que existe a compressão do nervo é ali atrás na coluna lombar, e não na perna. O nervo sai do canal vertebral por um buraco chamado forame neural. Os limites deste buraco de passagem são o disco pela frente e o osso por trás. Ou seja, o nervo pode tanto ser comprimido por disco quanto por osso.

Quais as causas de compressão do nervo ciático?

As causas de compressão do nervo ciático tem relação com diversos processos relacionados ao que chamamos de doença degenerativa do disco intervertebral.

Em outras palavras: a maior parte das dores no ciático são causadas pela degeneração discal. E você sabia que o Dr. Pinheiro Franco foi quem publicou o maior livro internacional já escrito especificamente sobre este assunto? Sim! Você está no site de grandes experts internacionais sobre o seu problema.

No poster, o livro de Dr. Pinheiro Franco em português sobre a degeneração discal. Nas mãos de Dr. Pinheiro Franco, o livro de 834 páginas, sobre seu problema, publicado na Alemanha. Marque sua consulta agora com nossa equipe.

Como a degeneração do disco causa ciática? Através de quais doenças?

Neste corte, olhando por cima a coluna e o disco, Dr. Pinheiro Franco pede que olhem o nervo ciático do lado esquerdo, livre, e o nervo ciático do lado direito, pressionado, comprimido, tanto por osso quanto por hérnia de disco. Esta situação é muito frequente nos dias de hoje em que ficamos tanto tempo trabalhando sentados, como no home-working em época de pandemia de coronavírus.

Quais os tratamentos para a ciática?

Existem vários tratamentos para a dor ciática persistente, entre eles: medicamentosos, usando por exemplos analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares; fisioterápicos, através de múltiplas técnicas e há tratamentos outros que também podemos proporcionar.

Quando tratamentos conservadores não conseguem trazer o paciente a uma qualidade de vida decente, quando a dor aumenta em intensidade e em frequência, quando surge uma perda de movimento da perna, em geral são nestes momentos que a pessoa procura o médico especialista.

Quais os tratamentos que o especialista neurocirurgião pode propor ao seu paciente com dor ciática?

Existe uma ampla gama de tratamentos que podem ser propostos ao paciente que tem dor ciática por compressão do nervo ciático.

Não existe uma receita de bolo, simples e fácil, que um paciente possa consultar na internet, que uma pessoa possa inserir uma série de informações no Google, e que trará a resposta de sua questão.

Inúmeros fatores devem ser levados em conta na decisão sobre qual tratamento propor. Só a grande expertise de especialista pode, de fato, determinar qual caminho seguir. Entende a importância de agendar consulta com alguém de renome? Só para citar alguns fatores, temos: idade, forma da lordose, tipo da hérnia, localização da hérnia, tempo de evolução do quadro de dor, perfil psicológico da pessoa, etc.

Assim, as possibilidades de tratamento são diversas e análise deve ser minuciosa e por quem entende do assunto:

Qual é o melhor tratamento para hérnia de disco causada por dor no nervo ciático?

O melhor tratamento da dor ciática causada por hérnia de disco lombar é aquele que numerosos estudos científicos consolidados definiram sendo como o tratamento PADRÃO-OURO (GOLD STANDARD) e é a …MICRODISCECTOMIA.

Assim, qualquer outra técnica que seja empregada no tratamento da ciática causada por hérnia de disco lombar é uma técnica alternativa à técnica padrão ouro em ciência.

Então, a técnica microdiscectomia é uma técnica minimamente invasiva para o nervo que nossa equipe de neurocirurgiões prefere utilizar, salvo quando existem critérios específicos que nos convençam a utilizar outra técnica.

A segurança de seus nervos, a preservação da função dos nervos, a saúde de seus nervos da perna são nossas prioridades.

A saúde de seu nervo da perna é nossa prioridade absoluta.

Quando mostramos nosso livro publicado na Alemanha de 834 páginas sobre A DEGENERAÇÃO DO DISCO E OS TRATAMENTOS DA LOMBALGIA, o paciente pode se questionar: tem tanta coisa para se falar sobre o assunto? Sim! Tem muita coisa! As variáveis são múltiplas e a experiência da tomada de decisão é fundamental para que sigamos em um bom caminho. Assim, não espere que seu nervo sofra de uma lesão crônica, marque sua consulta com nossa equipe e vamos analisar seu caso.

Clínica Pinheiro Franco

47 anos cuidando de seus nervos

A Saúde de seus nervos de braço e perna é nossa prioridade absoluta.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outras publicações

biacuplastia
Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Outros Tratamentos

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.

Desculpe, este conteúdo é protegido.

Seu problema TEM TRATAMENTO!

Não se preocupe, nós ligamos para você!

Covid-19

Caros Pacientes da Clínica Pinheiro Franco,

Diante do cenário global frente ao coronavírus, faremos também, TELE ATENDIMENTO MÉDICO visando continuar nossas atividades e manter o atendimento a todos os nossos pacientes.

Quem tiver interesse, a partir de agora, como não sabemos a duração da epidemia, deve enviar WhatsApp para os telefones:

Para agendar sua consulta on-line com horário marcado. 

Orientaremos como será feita a consulta através de um WhatsApp de resposta. 

Atenciosamente, 
EQUIPE DA CLÍNICA PINHEIRO FRANCO