O que são osteófitos? Entenda.

O que são osteófitos? Entenda.

Osteófitos são os ossos que crescem na nossa coluna vertebral com a evolução da doença degenerativa da coluna vertebral. Mas, o osso da coluna cresce? Como assim?

Normalmente, achamos que as estruturas de nosso corpo só devem crescer quando estamos na famosa “fase de crescimento”. Sim! É verdade, mas, com, o passar dos anos, em geral depois dos 30-40 anos, o osso cresce junto às estruturas da coluna. Este crescimento ósseo pode formar bicos, o famoso “bico de papagaio” da coluna vertebral.

E o osso cresce, e pode esmagar, comprimir o nervo que vai para o braço e para a perna. Entenda neste site de especialista em neurocirurgia quando isto pode ser perigoso para você e quando você pode necessitar de uma cirurgia neurológica para remover este osso e preservar a função dos nervos de seu braço e de sua perna.

A coluna cervical vista de frente, por trás e de lado. Os discos podem degenerar e o osteófito pode crescer e comprimir o nervo que vai para o braço. Lembrança importante: junto à coluna cervical estão muitos nervos que vão para os braços e está a medula espinhal. Tudo isto é TECIDO NERVOSO, NEURÔNIO PURO, TECIDO NOBRE. Consulte nossa equipe de Neurocirurgiões para obter melhor tratamento por especialistas em nervo/ coluna.

A doença degenerativa da coluna causa “bico de papagaio”, o osteófito?

Sim! A doença degenerativa da coluna causa sim bicos de papagaio, osteófitos. Mas, entenda que isto é um processo natural do passar dos anos.

A doença degenerativa da coluna, do disco intervertebral, como causa da dor na coluna, da lombalgia e de tensões, dores no pescoço foi estudada profundamente pelos médicos cirurgiões autores destas linhas neste site. O maior livro já escrito internacionalmente sobre a doença degenerativa da coluna foi publicado pelo Dr. Pinheiro Franco.

Assim, se você quer entender bem sobre seu problema, sobre osteófito e doença degenerativa da coluna e encontrar a melhor solução, leia estas linhas e marque sua consulta com nossa equipe.

Doença degenerativa da coluna causa osteófitos. O livro do Dr. Pinheiro Franco publicado na Alemanha tem quase 900 páginas sobre o assunto. Venha se informar e definir seu tratamento. O movimento de sua perna e de seu braço não tem preço. Marque já sua consulta.

Por que a doença do disco, a discopatia, pode causar osteófitos?

O disco intervertebral envelhece em todos nós, a discopatia evolui, e causa osteófitos. Então, todo ser humano terá a doença degenerativa do disco ao longo de seu envelhecer. No entanto, isto não significa, necessariamente, algo ruim.

“TODAS AS ESPECULAÇÕES SÃO CINZENTAS, MEU AMIGO.

MAS, ETERNAMENTE VERDE É A ÁRVORE DE OURO DA VIDA”

Goethe, em seu livro “Fausto”

Isto, parafraseando o grande escritor alemão Johann von Goethe, muitas pessoas podem ter a doença degenerativa da coluna e ter uma vida de qualidade. O disco degenera, desidrata, e em algumas pessoas, dependendo de múltiplas variáveis, o osso cresce para, de alguma forma, tentar equilibrar melhor a coluna humana.

A discopatia, o disco degenerado, causa um certo “desequilíbrio” no plano lateral (sagital) da coluna. A aborção de cargas pelos discos se faz de forma menos normal, e o osso cresce, e os osteófitos crescem para melhorar este “desequilíbrio” da nossa coluna.

Dr. Pinheiro Franco publicou em New York o primeiro livro jamais publicado sobre o equilíbrio (e o desequilíbrio!) lateral da coluna. Lançado em 2019 pela editora megatop internacional Thieme, o livro do Dr. Pinheiro Franco aborda o assunto que estamos tratando aqui, aborda o seu interesse por estas linhas. Marque sua consulta e vamos realmente entender seu problema e ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Quais os sintomas do osteófito, do bico de papagaio na coluna cervical?

O crescimento dos osteófitos em nossa coluna mostra que está ocorrendo uma busca de melhor sustentação pela sua coluna vertebral. Na coluna cervical, os osteófitos crescem a partir do uncus e isto é chamado de hipertrofia unciforme. Muitas vezes isto causa uma radiculopatia, a doença da raiz nervosa, do nervo. A pessoa pode ter dor no pescoço, dor no braço, no ombro, formigamentos nos dedos e falta de força do braço. Um tratamento mais simples para esta situação é a infiltração.

Da mesma forma, os osteófitos podem crescer a partir das articulações ósseas posteriores, ditas articulações facetárias. Esta hipertrofia zigoapofisária cervical posterior pode levar à famosa dor facetária. A dor facetária é a dor causada pela artrose destas articulações. A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma boa opção minimamente invasiva de tratamento para esta dor na coluna cervical.

Mas, lembrem-se, hoje existem diversos e diversos tratamentos. Siga pelo caminho da expertise. Já publicamos livros internacionais sobre o assunto. Garanta seu horário conosco por aqui e ajudaremos a melhorar sua vida.

Quais os tratamentos para bico de papagaio, osteófitos na coluna?

Evidentemente, existem muitos e muitos tratamentos para bico de papagaio, osteófitos na coluna. O correto, para se definir o melhor tratamento para um ser humano que sofre de dor na coluna, incômodo e tensões, é realmente agendar sua consulta, e juntos lutaremos para fazer a melhor análise de seu caso e apontar o tratamento correto. Não existe receita de bolo, cada ser humano é único, cada osteófito/ complexo discoosteofitário é único e as variáveis são diversas. A refinada análise de múltiplos parâmetros é que poderá levar-nos a um caminho de solução de seu problema. Agende seu horário e vamos conversar.

Em linhas gerais, existem múltiplos tratamentos para osteófitos na coluna cervical que causam sintomas. Eles podem ser feitos combinados uns aos outros e podemos citar alguns aqui:

Marque sua consulta e analisaremos juntos a melhor solução e tratamento para os osteófitos/ bicos de papagaio/ complexo discoosteofitário de sua coluna. A preservação de seus nervos de braços e pernas é a prioridade dos neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco.

Compartilhe

Outras publicações

Outros Tratamentos

Minimamente Invasivo

Biacuplastia intradiscal

Tratamento que consiste em cauterizar as fibras nervosas causadoras de dor que estão dentro do disco vertebral.

Micro Cirurgia
Microcirurgia Zeiss

Microdiscectomia Zeiss

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard em inglês). O que isto significa? Significa

Agende uma Tele Consulta

Consulta presencial ou on-line para um diagnóstico preliminar.