Osteófitos são os ossos que crescem na nossa coluna vertebral com a evolução da doença degenerativa da coluna vertebral. Mas, o osso da coluna cresce? Como assim?
Normalmente, achamos que as estruturas de nosso corpo só devem crescer quando estamos na famosa “fase de crescimento”. Sim! É verdade, mas, com, o passar dos anos, em geral depois dos 30-40 anos, o osso cresce junto às estruturas da coluna. Este crescimento ósseo pode formar bicos, o famoso “bico de papagaio” da coluna vertebral.
E o osso cresce, e pode esmagar, comprimir o nervo que vai para o braço e para a perna. Entenda neste site de neurocirurgia quando isto pode ser perigoso para você e quando você pode necessitar de uma cirurgia neurológica para remover este osso e preservar a função dos nervos de seu braço e de sua perna.

A doença degenerativa da coluna causa “bico de papagaio”, o osteófito?
Sim! A doença degenerativa da coluna causa sim bicos de papagaio, osteófitos. Mas, entenda que isto é um processo natural do passar dos anos.
A doença degenerativa da coluna, do disco intervertebral, como causa da dor na coluna, da lombalgia e de tensões, dores no pescoço foi estudada profundamente pelos médicos cirurgiões autores destas linhas neste site. O maior livro já escrito internacionalmente sobre a doença degenerativa da coluna foi publicado pelo Dr. Pinheiro Franco.
Assim, se você quer entender bem sobre seu problema, sobre osteófito e doença degenerativa da coluna e encontrar a melhor solução, leia estas linhas e marque sua consulta com nossa equipe.

Por que a doença do disco, a discopatia, pode causar osteófitos?
O disco intervertebral envelhece em todos nós, a discopatia evolui, e causa osteófitos. Então, todo ser humano terá a doença degenerativa do disco ao longo de seu envelhecer. No entanto, isto não significa, necessariamente, algo ruim.
“TODAS AS ESPECULAÇÕES SÃO CINZENTAS, MEU AMIGO.
MAS, ETERNAMENTE VERDE É A ÁRVORE DE OURO DA VIDA”
Goethe, em seu livro “Fausto”
Isto, parafraseando o grande escritor alemão Johann von Goethe, muitas pessoas podem ter a doença degenerativa da coluna e ter uma vida de qualidade. O disco degenera, desidrata, e em algumas pessoas, dependendo de múltiplas variáveis, o osso cresce para, de alguma forma, tentar equilibrar melhor a coluna humana.
A discopatia, o disco degenerado, causa um certo “desequilíbrio” no plano lateral (sagital) da coluna. A aborção de cargas pelos discos se faz de forma menos normal, e o osso cresce, e os osteófitos crescem para melhorar este “desequilíbrio” da nossa coluna.
Dr. Pinheiro Franco publicou em New York o primeiro livro jamais publicado sobre o equilíbrio (e o desequilíbrio!) lateral da coluna. Lançado em 2019 pela editora megatop internacional Thieme, o livro do Dr. Pinheiro Franco aborda o assunto que estamos tratando aqui, aborda o seu interesse por estas linhas. Marque sua consulta e vamos realmente entender seu problema e ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
Quais os sintomas do osteófito, do bico de papagaio na coluna cervical?
O crescimento dos osteófitos em nossa coluna mostra que está ocorrendo uma busca de melhor sustentação pela sua coluna vertebral. Na coluna cervical, os osteófitos crescem a partir do uncus e isto é chamado de hipertrofia unciforme. Muitas vezes isto causa uma radiculopatia, a doença da raiz nervosa, do nervo. A pessoa pode ter dor no pescoço, dor no braço, no ombro, formigamentos nos dedos e falta de força do braço. Um tratamento mais simples para esta situação é a infiltração.
Da mesma forma, os osteófitos podem crescer a partir das articulações ósseas posteriores, ditas articulações facetárias. Esta hipertrofia zigoapofisária cervical posterior pode levar à famosa dor facetária. A dor facetária é a dor causada pela artrose destas articulações. A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma boa opção minimamente invasiva de tratamento para esta dor na coluna cervical.
Mas, lembrem-se, hoje existem diversos e diversos tratamentos. Siga pelo caminho da expertise. Já publicamos livros internacionais sobre o assunto. Garanta seu horário conosco por aqui e ajudaremos a melhorar sua vida.
Quais os tratamentos para bico de papagaio, osteófitos na coluna?
Evidentemente, existem muitos e muitos tratamentos para bico de papagaio, osteófitos na coluna. O correto, para se definir o melhor tratamento para um ser humano que sofre de dor na coluna, incômodo e tensões, é realmente agendar sua consulta, e juntos lutaremos para fazer a melhor análise de seu caso e apontar o tratamento correto. Não existe receita de bolo, cada ser humano é único, cada osteófito/ complexo discoosteofitário é único e as variáveis são diversas. A refinada análise de múltiplos parâmetros é que poderá levar-nos a um caminho de solução de seu problema. Agende seu horário e vamos conversar.
Em linhas gerais, existem múltiplos tratamentos para osteófitos na coluna cervical que causam sintomas. Eles podem ser feitos combinados uns aos outros e podemos citar alguns aqui:
- infiltração na coluna
- rizotomia por radiofrequência
- descompressão neurológica
- artrodese cervical anterior
- artroplastia discal/ disco artificial
- microneurocirurgia
- laminectomia/laminotomia
- descompressão da medula espinhal
- descompressão de nervo
- a maioria destes procedimentos é feita de forma minimamente invasiva PARA OS NERVOS.
