Quem não conhece alguém de acima de 60 anos de idade que já não tenha tido aquela “famosa” dor na coluna. Qual o melhor tratamento para dor na coluna do idoso? Por que acontece a dor na coluna do idoso?
As perguntas, dúvidas são tantas e ninguém quer sofrer. Muito menos, ninguém quer ver seu idoso(a) querido(a) sofrer. Você está, agora, no site de um dos principais neurocirurgiões com renome internacional no assunto dor na coluna do idoso.
Sim! Dr. Pinheiro Franco é o autor do maior livro já dedicado a este assunto publicado internacionalmente: “Advanced Concepts in Lumbar Degenerative Disk Disease” (tradução para “Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar”), 834 página, publicado na célebre editora Springer, da Alemanha.
Leia este site, não perca mais tempo, traga sua pessoa querida até nós e vamos ajudá-los a melhorar sua qualidade de vida.

Causa de dor na coluna no idoso?
A coluna humana sofre um processo natural do envelhecimento. O nome destes processos é a degeneração do disco intertebral. Uma série de alterações (espondilose/ espondilodiscoartrose) ocorre que, de certa forma, podem “desequilibrar” esta coluna do idoso e podem gerar dor.
O primeiro passo para se saber como tratar a dor na coluna do idoso é identificar a causa. As causas são tantas e podem se “confundir”, se misturar.
Daí a importância de procurar um grande neurocirurgião no assunto, para não perdermos tempo e ajudarmos, de forma científica e séria, a resolver sua questão.
Causas comuns de dor na coluna (ou perna) no idoso:
- artrose facetária (em geral, L3-L4, L4-L5 ou L5-S1)
- artrite facetária
- estenose de canal vertebral
- estenose de canal radicular
- espondilolistese degenerativa
- escoliose degenerativa
- protrusão discal
- hérnia de disco lombar
- anterolistese grau1
- retrolistese
- bico de papagaio

Quais são os tratamentos mais comuns de dor na coluna do idoso?
Como já explicamos, sempre é importante ter o diagnóstico correto da causa de dor na coluna do idoso, pois as “possíveis causas” são muitas e, se confundem, se misturam. Daí a importância de procurar um grande neurocirurgião no assunto coluna vertebral e nervos, para não se perder tempo e dar qualidade de vida à sua pessoa idosa querida.
Mas, uma vez a causa definida, outra etapa importantíssima é analisar os riscos e benefícios dos vários tratamentos. Óbvio hululante que ninguém quer ser operado! Mas, temos sempre que avaliar os riscos de benefícios dos caminhos a serem seguidos.
Por exemplo, temos muitos pacientes que esperaram, mas esperaram, aguentaram demais, demais, até aceitarem se submeter a uma cirurgia e…quando não aguentaram mais, tudo, mas tudo ficou mais difícil. Então, é aí que entra a gigante experiência no assunto dos Drs. Pinheiro Franco.
Nós temos a condição de avaliar todos os fatores e definir a melhor estratégia para melhorar sua qualidade de vida, agora e no seu futuro. Marque já sua consulta, para sua pessoa idosa querida.
Ajudemos os idosos. Um dia, num passado, eles nos ajudaram muito. Hoje e no futuro, eles merecem nossa ajuda. Marque já sua consulta pelos canais WhatsApp.
Alguns tratamentos frequentes de dor na coluna do idoso:
- infiltração na coluna
- denervação percutânea
- rizotomia percutânea química
- rizotomia percutânea por radiofrequência
- microdescompressão neurológica
- microdescompressão neurológica aberta/ semiaberta/ pouco invasiva/minimamente invasiva
- estabilização de coluna/ artrodese
- ALIF
Agora, lembre-se: todo tratamento tem riscos e benefícios. Aproveite da experiência e conhecimento de nossos grandes neurocirurgiões. A definição do melhor tratamento, para a pessoa idosa, nem sempre é fácil.

Clínica Pinheiro Franco
O Valor e a Experiência na Segurança de Seus Nervos de sua Coluna Lombar e Cervical
47 anos.