Quais os riscos de não fazer cirurgia de coluna e nervos em idosos?

Normalmente, as pessoas se perguntam quais os riscos de se fazer cirurgia de coluna em idosos. Mas, poucos se perguntam quais os riscos de não se fazer a cirurgia de coluna em idosos. Para ajudá-los a compreender este tema, vamos entender algumas definições.

A coluna do idoso em 2021 🙂

A definição de idoso é aquela pessoa com mais de 60 anos de idade. Há 40 anos, e muitas pessoas vão se lembrar, que as pessoas de 60 anos àquela época vestiam-se de forma diferente, comportavam-se de forma diferente. Talvez fossem mais caseiras. Talvez!

Hoje, as pessoas de 60 anos de idade têm uma vida social intensa, querem viajar, querem passear, querem fazer algum tipo de atividade física, querem sair. O que mudou, principalmente, foi a expectativa de vida, ou seja, o número de anos que, teoricamente, em média, a pessoa viverá.

Nos anos 1980, a expectativa de vida média era de cerca de 60 anos. Hoje, a expectativa de média é em torno de 76 anos, e isto tende a aumentar. E, com mais anos de vida pela frente, a coluna também terá mais tempo para envelhecer, também terá mais tempo de sofrer as alterações naturais do envelhecimento. Assim, hoje temos quase duas décadas a mais de vida para que as alterações naturais do envelhecimento se desenvolvam. Os riscos de ter que fazer uma cirurgia de coluna no idoso, evidentemente, aumentam. O que fazer?

DR. PINHEIRO FRANCO E O SEU LIVRO INTERNACIONAL (ALEMANHA) , REFERÊNCIA MUNDIAL, NO TRATAMENTO DA DOR NA COLUNA DO IDOSO. O BRASIL TEM, EM NOSSO PAÍS , A POSSIBILIDADE QUE O SR./ A SRA. SEJA ATENDIDO/A POR REFERÊNCIA MUNDIAL NO TRATAMENTO DA DOR NA COLUNA DO IDOSO. ATENDIMENTO PRESENCIAL OU POR VÍDEO CONFERÊNCIA.

O que acontece com a coluna do idoso?

A coluna do idoso sofrerá, naturalmente, uma série de alterações do passar dos anos. Estas alterações devem se intensificar. Isto é natural, mas pode ser prevenido, ou retardado. Saiba como, vindo em consulta com o autor de 2 livros internacionais (Alemanha e Estados Unidos da América) sobre este assunto. Você sabia que este médico, autor de livros de referecência internacionais, está muito mais perto de você do que você pensa, está em São Paulo, e atende por video-conferência caso você esteja em outra cidade: DR. PINHEIRO FRANCO. Sim, em português, você pode ter acesso a esta referência internacional que atende em nossa lígua portuguesa! Marque sua consulta, previna problemas e envelheça melhor.

Quais as alterações da coluna do idoso que podem levar a necessidade de tratamento?

Uma série de alterações pode ocorrer na coluna do idoso que pode levar à necessidade de cirurgia de coluna no idoso:

Como é a cirurgia de coluna e nervos no idoso?

Basicamente, 3 situações fundamentais acontecem na coluna do idoso que fazem com que sua qualidade de vida piore e ele(a) precise de cirurgia:

• COMPRESSÃO DE NERVO DA PERNA OU DO BRAÇO
  • DOR NA COLUNA
  • INCAPACIDADE DE CAMINHAR (ESTENOSE DA COLUNA É CAUSA COMUM)

Então, basicamente, precisamos:

Os tratamentos costumam ser procedimentos menos invasivos, haja vista a idade dos pacientes, e envolvem geralmente a descompressão do nervo / medula espinhal comprimidos. Às vezes, há necessidade de técnicas de estabilização.

Mas, haja vista os riscos de se operar a coluna e nervos de idosos, existem tratamentos menos invasivos os quais tem o Dr. LUIZ FERNANDO PINHEIRO FRANCO como um de seus precursores:

DR. LUIZ FERNANDO PINHEIRO FRANCO: PRECURSOR E BATALHADOR INCANSÁVEL PELAS TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS DE COLUNA E NERVOS NO BRASIL. AUTOR DE TESE DE DOUTORADO NA EPM SOBRE ESTE ASSUNTO. MILHARES DE PESSOAS NO BRASIL E AMÉRICA LATINA BENEFICIADAS PELO SEU TRATAMENTO E SUA CARIDADE.

Quais os riscos de não fazer cirurgia de coluna em idosos?

A persistência de dor lombar, da dor na perna, da dor no braço, da incapacidade de ter sua vida, de fazer suas atividades, tudo isto vai minando o idoso e levando a uma degradação geral de seu estado físico, mental, imunológico.

Vamos entender abaixo os possíveis riscos de não se fazer uma cirurgia de coluna em idosos:

• dor lombar constante que vai minando o bom humor do idoso
  • incapacidade de fazer sua atividades do dia a dia pela dor
  • dor na coluna constante que traz sintomas que, certamente, perturbarão sua alegria, seu humor e sua defesa imunológica
  • irritabilidade pelas dores
  • depressão por não conseguir fazer suas tarefas do lar
  • tristeza por se sentir “velho/a” por precisar de ajudar para tarefas as mais simples
  • incapacidade de caminhar como antes
  • não consegue mais ir à igreja, às compras, ao parque
  • dificuldade para o simples ato de ficar em pé para lavar uma louça, por exemplo
  • dor na perna o tempo todo
  • uso crônico de remédios que afetam outros órgãos como intestino, rim, fígado
  • necessidade de órteses como bengala, muleta, andador
  • necessidade, em casos mais sérios, de auxílio para o banho, para o asseio próprio após o toilete
  • necessidade de ajuda para se levantar da cama, para caminhar
  • sensação de pescoço duro
  • perda de força nos braços
  • passar o dia acamado/a
  • formigamentos constantes em braços e pernas
  • perda de autonomia para atividades mais simples da vida

O risco de não fazer a cirurgia de coluna e nervos e a perda da autonomia do idoso

Como lemos acima, todos temos receio de que o idoso faça uma cirurgia de descompressão de nervos, de estabilização de coluna. Evidentemente, sempre tentamos os meios implementados pelo Dr. Pinheiro Franco citado acima para se tentar evitar a cirurgia. No entanto, caso estes meios não funcionem e a situação progredir, podendo levar às diversas situações acima, uma importante conversa em família deve ser feita para se evitar os riscos terríveis da perda da autonomia do idoso. Então, para concluir, existem riscos, sim, de não se fazer a cirurgia de coluna e nervos no idoso que devem ser conhecidas do público em geral.

A Clínica Pinheiro Franco tem 47 anos cuidando da SEGURANÇA DOS NERVOS DE SUAS PERNAS E BRAÇOS.

Procure-nos. Marque já sua consulta presencial ou por videoconferência. Vamos juntos ajudar o(a) idoso(a) querido(a) de sua Família a melhorar sua QUALIDADE DE VIDA.